quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Quando e como surgiu a camisinha?

0

Durante séculos, homens e mulheres têm procurado métodos contraceptivos, vários foram testados, mas a maioria se mostrou apenas dolorosa e ineficaz. Na tentativa de evitar uma gravidez indesejada ou doenças sexualmente transmissíveis a humanidade inventou fórmulas tão estranhas quanto gengibre e suco do fumo ou excrementos de crocodilo, que possui pH alcalino, assim como os espermicidas modernos.

O nascimento da camisinha não foi muito mais nobre do que isto. Na Ásia usava-se um envoltório de papel de seda untado com óleo. No Antigo Egito os egípcios já usavam ancestrais de camisinhas não como anticoncepcionais, mas como proteção contra picadas de insetos (durante as caçadas, não no sexo). Elas eram feitas de tecido ou outros materiais porosos pouco eficazes como métodos anticoncepcionais.

Mas, durante a Idade Média, com a disseminação de doenças venéreas na Europa se fazia necessário a invenção de um método mais eficaz. Em 1564, o anatomista e cirurgião Gabrielle Fallopio confeccionou um forro de linho do tamanho do pênis e embebido em ervas. Mais adiante, estes preservativos passaram a ser embebidos em soluções químicas (pretensamente espermicidas) e depois secados.

Foi só no século XVII, que a camisinha ganhou um "toque de classe". O Dr. Quondam, alarmado com o número de filhos ilegítimos do rei Carlos II da Inglaterra (1630-1685), criou um protetor feito com tripa de animais. O ajuste da extremidade aberta era feito com um laço, o que, obviamente, não era muito cômodo, mas o dispositivo fez tanto sucesso que há quem diga que o nome em inglês (condom) seria uma homenagem ao médico. Outros registros indicam que o nome parece vir mesmo do latim "condus" (receptáculo).

A "camisinha-tripa" seguiu sendo usada, até 1839, quando Charles Goodyear descobriu o processo de vulcanização da borracha, fazendo-a flexível a temperatura ambiente. Mas não se anime que a higiene absoluta ainda não nasceu. Nesta época, os preservativos de borracha eram grossos e caros e por isto lavados e reutilizados diversas vezes.

As camisinhas de látex só surgiram em 1880 e daí evoluíram à medida que novos materiais foram desenvolvidos, adicionando novas formas, melhorando a confiabilidade e durabilidade.

Temporais destelham casas em 5 cidades do RS, diz Defesa

0

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul manteve para esta quinta-feira o aviso meteorológico de chuvas moderadas a fortes, associadas com trovoadas e rajadas de vento em áreas isoladas do Estado. Desde a noite de terça-feira, o órgão monitora os danos causados pelos temporais ocorridos no Estado. Cinco cidades comunicaram destelhamentos de casas devido ao vento e ao granizo.

Segundo o governo estadual, cerca de 60 residências tiveram seus telhados parcialmente danificados em Ernestina, Nova Pádua e Flores da Cunha. Na cidade de Santa Maria, as rajadas de vento chegaram a 50 km/h.

A Defesa Civil orienta a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, recomenda evitar o tráfego em ruas sujeitas a alagamentos localizados e também em lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Mulher se joga de prédio e mata pedestre na Espanha

0

Uma mulher de 50 anos se jogou de um prédio em Viladecans, na região espanhola da Catalunha, na segunda-feira e matou um pedestre de 45 anos que passeava na rua com uma mulher cerca de 25 metros abaixo.

A suposta suicida morreu na hora, já o homem chegou a ser levado ao hospital de Bellvitge, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu horas depois. A acompanhante da vítima não sofreu qualquer ferimento.

O caso aconteceu pouco depois das 17h na cidade, próxima a Barcelona, depois que a mulher decidiu saltar do 8º andar de um prédio.

As primeiras informações davam conta de que a vítima seria um ucraniano, mas a polícia local afirmou que ele teria nacionalidade espanhola. A sua acompanhante teria escapado da morte, porque andava debaixo de uma sacada.

A mulher foi enterrada na quarta-feira em Viladecans, no mesmo cemitério que receberá o corpo da vítima nesta quinta-feira. De acordo com o jornal Diário Vasco, a mulher vivia no prédio com o marido e uma filha de 17 anos e sofria de problemas psicológicos.

A família do homem, no entanto, está revoltada com a sua morte, segundo o jornal espanhol. "Meu irmão saía do trabalho, e essa senhora o levou de nós. Faltavam duas semanas para as férias, veja que férias", afirmou a irmã da vítima ao Diário Vasco.

Há cerca de um ano e meio, uma mulher teria se suicidado explodindo o apartamento em que morava com gás. A explosão, no entanto, foi tão violenta que matou dois irmãos da mulher, que moravam no apartamento vizinho.

Após cinco anos, China autoriza namoro de estrela do ping-pong

0

Wang Hao (foto: cortesia da Federação Internacional de Tênis de Mesa)

Wang Hao é o número 1 do mundo (foto: cortesia da Federação Internacional de Tênis de Mesa)

Cinco anos após ter sido proibido pelas autoridades esportivas chinesas de namorar, o jogador de tênis de mesa Wang Hao, número 1 do mundo, foi finalmente autorizado a manter um relacionamento amoroso.

O anúncio da autorização para que Wang, de 26 anos, namore foi feito pelo capitão da equipe nacional de tênis de mesa após a mídia local ter divulgado a notícia de seu envolvimento com Peng Luyang, também jogadora da seleção nacional de ping-pong.

Em 2004, a então namorada de Wang, a também mesatenista Fan Ying, de 17 anos, foi expulsa da seleção nacional que disputaria a Olimpíada de Atenas por causa do namoro.

Outras duas atletas e um atleta homem também foram afastados da seleção nacional pelo mesmo motivo. Apesar de não ter sido expulso na ocasião, Wang foi proibido de namorar.

“A equipe nacional tem algumas regras em relação aos relacionamentos entre atletas jovens, e sugerimos que eles não se envolvam em assuntos amorosos com menos de 24 anos, ou isso pode afetar seu treinamento”, afirmou o capitão da equipe nacional de tênis de mesa, Huang Biao, à mídia chinesa.

“Mas eles (Peng e Wang) devem ser capazes de lidar com isso e o namoro pode ajudá-los no treinamento”, disse Huang.

Para a mesatenista Qiao Yunping, medalha de prata na Olimpíada de 1996 e também integrante da equipe nacional, “ambos já têm idade suficiente, e o relacionamento é normal”.

Francês encontra 100 mil euros em caçamba de lixo

0

O gerente de uma loja nos arredores de Lille, no norte da França, encontrou uma caixa de metal com 100 mil euros (quase R$ 270 mil) em uma caçamba de lixo da empresa.

Yvon Wonterghem, gerente da loja Bricorama, conseguiu localizar os donos do dinheiro, um casal de idosos, e acabou devolvendo as cédulas.

Wonterghem afirmou que encontrou a lata com o dinheiro enquanto inspecionava a caçamba situada na rua localizada nos fundos da loja e utilizada irregularmente por moradores que jogam ali lixo e objetos grandes.

Ele afirmou ter o hábito de abrir alguns sacos de lixo para tentar encontrar endereços e identificar os moradores que jogam coisas na caçamba pertencente à loja. O gerente costuma passar os dados às autoridades municipais, que multam os infratores.

No último sábado, ao realizar uma nova inspeção da caçamba, Wonterghem encontrou, dentro de um saco plástico, a caixa de metal contendo vários maços de notas de 20, 50 e 100 euros, afirmou, nesta quarta-feira, o jornal La Voix du Nord.

“Os maços estavam minuciosamente organizados. Pequenos bilhetes indicavam os totais. Foi fácil contar, havia 100 mil euros” disse o gerente em entrevista ao jornal.

Wonterghem disse que chegou a pensar em usar o dinheiro para comprar um trailler.

Devolução

Mas na lata de metal havia também um envelope com um nome e um endereço na periferia de Lille.

Por essa razão, ele disse que pensou em “guardar o sonho de volta na lata”.

O gerente guardou o dinheiro em um local seguro e decidiu procurar a pessoa mencionada no envelope.

Segundo ele, o endereço indicava a residência de um casal de idosos. O marido estava no hospital e a esposa estava de mudança para um asilo.

Wonterghem encontrou no local a filha do casal, que preparava a mudança. Após checar se as informações correspondiam, o gerente contou sobre a descoberta da lata com 100 mil euros no lixo.

O dinheiro representava as economias que o casal acumulou ao longo da vida. “Eu sabia que a lata de metal existia, mas não sabia o que tinha dentro. Estou surpresa que meus pais tenham guardado tanto dinheiro. Sei que isso parece inconcebível”, disse a filha do casal, Isabelle, ao jornal La Voix du Nord.

‘Lixo’

Isabelle afirmou que a casa onde vivem seus pais será vendida e o casal se desfez de muitos pertences na preparação para a venda.

Na manhã do último sábado, ela disse aos vizinhos que eles poderiam pegar objetos do casal que lhes interessassem.

“Algum deles deve ter jogado a lata, sem abrir para ver o conteúdo, na caçamba de lixo atrás da loja”, constatou o gerente.

“Sei que 90% das pessoas vão pensar que sou um louco por ter devolvido o dinheiro. Mas penso que se pegassem todas as minhas economias para viver em um asilo de idosos, eu também ficaria contente que alguém as devolvesse”, afirmou Wonterghem.

A filha do casal disse ao gerente que lhe “será grata eternamente”.

“Não sabia que ainda existiam pessoas assim”, disse ela.