sábado, 13 de junho de 2009

Artista faz auto-retratos clonados e vira 'sucesso' no Flickr

0

Na tentativa de tornar seu trabalho famoso, a fotógrafa britânica Miss Aniela fez o que vários artistas de sua geração têm feito: recorreu ao álbum virtual Flickr.

Suas fotos fizeram tanto sucesso que, em maio, a artista foi capa da revista especializada American Photo, que trouxe uma reportagem sobre quem são as maiores estrelas do site e como se tornar uma delas.

Miss Aniela, nome artístico de Natalie Dybisz, utiliza a manipulação digital e outras técnicas para realizar auto-retratos.

Na série Multiplicity ("Multiplicidade", em tradução livre), ela se fotografa em diversas posições no mesmo cenário, criando um efeito de clonagem.

"Prefiro me colocar nas fotos, em vez de usar modelos, porque quero ter o controle total sobre o processo da fotografia, ser dona de cada parte", disse ela à BBC Brasil.

Londres faz exposição sobre a história da lingerie

0

Os sutiãs foram criados em 1915, mas ficaram mais em evidência nos anos 50, com o estilista Christian Dior e a popularidade da atriz Lana Turner (Foto: Criação Myla)

Durante décadas, o corpo das mulheres vem sendo moldado, valorizado e até controlado por peças usadas embaixo da roupa - os primeiros sutiãs foram criados em 1915 e hoje são vendidas calcinhas que prometem combater a celulite.

Algumas dessas peças estão incluídas na mostra Undercover: the Evolution of Underwear, que traça a evolução da lingerie, no Museu de Moda e Tecidos de Londres, aberta ao público neste sábado.

A mostra indica as tendências de achatar as formas, destacar o tamanho dos seios e até de dar mais liberdade de movimentos.

A modelo Elle Macpherson, que se transformou em estilista, foi convidada para abrir a exposição. "Desenhar lingerie vem sendo minha paixão nos últimos 20 anos", disse.

Além das peças da coleção Elle Macpherson Intimates, podem ser vistas amostras das marcas Triumph, La Perla, Stella McCartney, Christian Dior, Myla e Wonderbra.

A exposição fica em cartaz até 27 de setembro.

Para 'Economist', Brasil deveria remunerar preservação na Amazônia

0

Amazônia

Preservar as florestas é melhor maneira de diminuir emissões

A melhor maneira de evitar o desmatamento de florestas tropicais envolve uma mistura de duas ideias: o estabelecimento claro dos direitos de propriedade sobre a terra e um incentivo econômico para que esses proprietários não cortem as árvores, diz artigo publicado na revista britânica The Economist que chega às bancas nesta sexta-feira.

Segundo a revista, "Se essas políticas podem funcionar em algum lugar, é no Brasil, que possui 60% da maior floresta tropical do mundo. O Brasil tem motivos poderosos para preservar a Amazônia".

"O desmatamento causa danos terríveis à reputação de um país que é pioneiro em energia renovável. Ele põe em risco a fábrica de chuvas da Amazônia, que permite ao Brasil ser um dos maiores exportadores de produtos agrícolas", afirma a reportagem.

Segundo a revista, o Brasil, pelo menos, tem leis que restringem o desmatamento, além de um sofisticado sistema de monitoramento, mas "o problema é implementar a lei numa vasta área, onde muitos dos moradores não gostam das regras".

"O primeiro passo é um registro próprio de terras confirmando quem possui o quê. Cerca de 15% a 20% da Amazônia pertence a proprietários privados, que deveriam manter 80% da floresta intactos (apesar de isso não ocorrer com frequência)".

"A maior parte restante é de terras federais, mas na prática, está lá para quem quiser: títulos de propriedade são forjados, pessoas são mortas e o desmatamento se acelera por causa de disputas."

Segundo o artigo, a lei aprovada este mês no Congresso, que legitima a propriedade de terrenos de até 1.500 hectares ocupados antes de 2005 e proíbe registros posteriores, tenta por fim "à bagunça".

A lei arrisca beneficiar proprietários que usaram de violência para tomar posse da terra, diz a Economist, e o governo deveria complementar a lei com a decisão de tornar o resto da Amazônia em propriedade pública, como parques ou reservas.

"No momento faz sentido econômico cortar árvores: aqueles que o fazem podem vender madeira e transformar a terra em fazendas e ranchos para a criação de gado. Então a segunda ideia para salvar as florestas se baseia em mudar incentivos econômicos, pagando as pessoas para que não cortem árvores - uma ideia conhecida no jargão da diplomacia de mudanças climáticas como 'redução de emissões por desmatamento e degradação' (REDD, na sigla em inglês)."

"Como os países ricos já desmataram suas florestas enquanto se desenvolviam, parece justo que eles agora paguem parte deste custo", afirma a Economist.

Apesar das dificuldades, vale tentar, diz a revista, simplesmente porque evitar o desmatamento é extremamente eficiente para desacelerar as emissões dos gases que provocam o efeito estufa.

"O REDD merece um lugar no acordo mundial sobre clima a ser negociado em Copenhague em dezembro, para substituir o Protocolo de Kyoto que expira em 2012(...) Mas eles (esquemas de créditos de carbono) só têm alguma chance de funcionar se os países onde operarem definirem claramente os direitos sobre terras florestais. Mesmo com falhas, a tentativa do Brasil em fazê-lo é um passo adiante", conclui o artigo.

Metrô reforça número de trens para a Parada Gay

0

Companhia recomenda que participantes utilizem preferencialmente as estações Consolação e Brigadeiro

AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - O Metrô vai reforçar o número de trens em circulação na Linha 2-Verde neste domingo, 14, durante a 13ª edição da Parada do Orgulho GLBT. Para atender à demanda que se deslocará para as regiões da avenida Paulista e Praça da República, a Linha 2 terá oito trens em circulação pela manhã, 12 no período da tarde e oito à noite, realizando 615 viagens.

Metrô vai reforçar também o esquema de segurança, com o aumento do número de funcionários nas estações de maior movimento, como Paraíso, Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação, República e Sé.

A companhia recomenda que os participantes de Parada utilizem preferencialmente as estações Consolação e Brigadeiro que, por suas dimensões, proporcionam mais conforto aos usuários nos momentos do embarque e desembarque.

Para agilizar as viagens, o Metrô recomenda aos usuários a compra antecipada de bilhetes ou recarregamento prévio do Bilhete Único. Além disso, há a opção da utilização do Bilhete Lazer - 10 viagens (cartão que dá um benefício exclusivo para os finais de semana, a partir das 18h de sábado até o final da operação de domingo), no valor de R$ 21,50. Cada viagem sai por R$ 2,15, preço inferior ao custo do bilhete unitário.

Segunda-feira

Na próxima segunda-feira, 15, o Metrô também vai antecipar o início da operação comercial para facilitar o retorno das pessoas que viajaram durante o feriado de Corpus Christi. Isso acontecerá nas linhas 1 e 3, que funcionarão a partir das 4 horas e na Linha 2, com previsão de início para as 4h30.

No minuto final, Lorenzo tira pole de Rossi em Barcelona

0

Jorge Lorenzo foi o melhor na Catalunha

David Ramos/AP

Jorge Lorenzo foi o melhor na Catalunha

BARCELONA - Jorge Lorenzo fez a festa da fanática torcida espanhola, neste sábado, no Circuito da Catalunha, em Barcelona. Correndo em casa, o piloto da Yamaha conquistou a pole para a sexta etapa da temporada da MotoGP.

Lorenzo fez sua melhor volta em 1min41s974, a um minuto do fim do treino, superando por apenas 0s013 o companheiro de equipe Valentino Rossi, dono de oito títulos mundiais e atual campeão da categoria.

A terceira colocação no grid ficou com o australiano Casey Stoner, que lidera o Mundial deste ano e venceu a quinta etapa, em Mugello. Ele fez sua melhor volta em 1min42s426, e mostrou que Ducati está um passo atrás da Yamaha na pista catalã.

O melhor piloto da Honda na sessão foi o italiano Andrea Dovizioso, que terminou em quarto, com 1min42s594. Logo em seguida ficou o espanhol Toni Elias, também com uma moto da fabricante japonesa.

O espanhol Dani Pedrosa, que corre com uma lesão no quadril e está sob forte medicação, largará na oitava posição. Já o catalão Sete Gibernau, grande ídolo local, parte apenas em 15º - ele retorna às pistas após duas etapas afastado por acidente.

GRID DE LARGADA NA ESPANHA
1.º - Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha), 1min41s974
2.º - Valentino Rossi (ITA/Yamaha), 1min41s987
3.º - Casey Stoner (AUS/Ducati), 1min42s426
4.º - Andrea Dovizioso (ITA/Honda), 1min42s594
5.º - Toni Elias (ESP/Honda), 1min43s139
6.º - Colin Edwards (EUA/Yamaha), 1min43s168
7.º - Randy de Puniet (FRA/Honda), 1min43s175
8.º - Dani Pedrosa (ESP/Honda), 1min43s207
9.º - James Toseland (GBR/Yamaha), 1min43s233
10.º - Mika Kallio (FIN/Ducati), 1min43s336
11.º - Loris Capirossi (ITA/Suzuki), 1min43s365
12.º - Chris Vermeulen (AUS/Suzuki), 1min43s411
13.º - Nicky Hayden (EUA/Ducati), 1min43s414
14.º - Alex de Angelis (RSM/Honda), 1min43s422
15.º - Sete Gibernau (ESP/Ducati), 1min43s714
16.º - Yuki Takahashi (JAP/Scot Honda), 1min43s777
17.º - Marco Melandri (ITA/Kawasaki), 1min43s792
18.º - Niccolo Canepa (ITA/Ducati), 1min43s991
19.º - Gabor Talmacsi (HUN/Honda), 1min45s833

Submarino-robô atinge ponto mais profundo da Terra

0

Submarino-robô Nereus (Foto: Christopher Griner/WHOI)

Nereus pode 'nadar' sozinho ou por controle externo (Foto: Christopher Griner/WHOI)

Um submarino-robô desenvolvido nos Estados Unidos alcançou a área considerada a mais profunda dos oceanos - o chamado Challenger Deep, na Fossa das Marianas, no Pacífico.

O local, perto da ilha de Guam, é o maior abismo da Terra, com 11 mil metros de profundidade - mais de 2 quilômetros do que o Monte Everest tem de altura.

O mergulho da embarcação não-tripulada Neureus ocorreu no último domingo e atingiu 10.902 metros de profundidade.

Nesta localização, a pressão chega a ser mais que mil vezes maior que a nível do mar.

Livre

O Nereus é operado à distância por pilotos a bordo de um navio, com a ajuda de cabos de fibra óptica que permitem que ele desça a grandes profundidades e seja fácil de manobrar.

Ele também pode ser colocado em modo automático e "nadar" livremente.

"Com um robô como este, nós agora podemos virtualmente explorar qualquer parte do oceano", disse Andy Bowen, diretor do projeto e principal pesquisador por trás do desenvolvimento do submarino no Instituto Oceanográfico Woods Hole (WHOI, na sigla em inglês).

"Essas fossas são praticamente inexploradas e tenho certeza absoluta que o Nereus vai permitir novas descobertas", afirmou. "Este mergulho marca o início de uma nova era na exploração dos oceanos."

Passado

O Challenge Deep só foi atingido antes por duas outras embarcações.

Em janeiro de 1960, Jacques Piccard e Don Walsh fizeram a primeira e única viagem tripulada ao local, a bordo do batiscafo suíço Trieste.

A embarcação era composta por uma esfera de aço de 2 metros de diâmetro, ocupada pelos dois tripulantes e pendurada em um tanque de petróleo gigante, projetado para permitir uma boa flutuação.

Durante a expedição, que durou nove horas, os dois homens passaram apenas 20 minutos no fundo do oceano - tempo suficiente para registrar a profundidade local em 10.916 metros.

Em 1995, o submarino-robô japonês Kaiko foi o primeiro veículo não tripulado a visitar o local.

Atualmente, os aparelhos mais aptos a descer a grandes profundidades chegam a uma média de 6,5 mil metros, o que permite os cientistas explorar 95% do fundo do mar.

Frio faz gripe suína se espalhar por países vizinhos ao Brasil

0

Chilenos usam máscaras para tentar evitar o contágio pela gripe suína (AP/arquivo)

Número de casos de gripe suína no Chile passam de mil

As baixas temperaturas desta época do ano, principalmente no Chile, Argentina e Uruguai, têm sido decisivas para que a gripe suína se alastre entre os países vizinhos do Brasil, de acordo com infectologistas ouvidos pela BBC Brasil.

Segundo dados oficiais, o Chile, país de 15 milhões de habitantes, tem 1.694 casos registrados da doença, o maior número da América do Sul.

Na Argentina, que tem cerca de 40 milhões de habitantes, há 470 casos registrados da doença, dos quais 127 foram confirmados apenas nesta sexta-feira, segundo as autoridades da área de saúde do país.

O Uruguai, com pouco mais de 3 milhões de habitantes, conta com 24 pessoas doentes. Até agora, na América do Sul, foram registradas três mortes relacionadas à doença, duas no Chile e uma na Colômbia.

Frio

O médico infectologista chileno Miguel O'Ryan, professor da Universidade do Chile, afirma que o vírus H1N1 chegou ao país há cerca de um mês e, desde então, a doença se espalhou rapidamente.

"O vírus está circulando amplamente no país. Os primeiros casos ocorreram no sul (onde as temperaturas são ainda mais baixas) e logo depois foram se espalhando. Todos os países com o mesmo clima frio, como a Argentina, também deverão ter um incremento no número de casos desta gripe", afirmou O'Ryan, por telefone, de Santiago.

Segundo o médico, os pesquisadores ainda não têm conhecimentos precisos a respeito do vírus da influenza A (H1N1).

"Ninguém tem toda a verdade sobre o vírus, mas sabemos que, no inverno, as pessoas tendem a ficar em lugares mais fechados, facilitando o contágio. Este vírus sobrevive mais tempo em lugares mais frios", afirmou.

O'Ryan integra uma equipe especial montada pelo Ministério da Saúde do Chile para ajudar no combate à doença.

Segundo ele, situações semelhantes à do Chile podem ocorrer em outros países da região, devido ao clima favorável à transmissão do vírus.

O'Ryan também afirma que o vírus da gripe suína tem a capacidade de se espalhar mais rapidamente do que os de outras doenças respiratórias.

De acordo com o Ministério da Saúde do Chile, a maioria dos casos registrados no país é leve.

Argentina

O médico infectologista Hugo Paganini, do hospital Garrahan, de Buenos Aires, também afirma que o frio tem sido "decisivo" para que o vírus da gripe suína ganhe terreno na Argentina.

"A população aqui está preocupadíssima com esta gripe. No entanto, outras doenças respiratórias provocam mais mortes. O problema desta época do ano é que surge um coquetel de vírus de doenças respiratórias, mas, agora, somou-se a ele o vírus da gripe suína", disse.

Segundo dados do governo da Argentina, 32 escolas da grande Buenos Aires ficaram fechadas nesta sexta-feira após serem confirmados casos de alunos doentes.

Paganini afirma que cerca de 70% dos casos de gripe suína no país foram registrados entre crianças com mais de 5 anos de idade, com uma incidência muito menor entre adultos.

A situação está provocando ausência recorde na rede escolar argentina. O governo também recomendou que trabalhadores que apresentem febre acima de 38 graus fiquem em casa, para evitar o contágio.

Já o governo chileno optou por manter as escolas abertas, por entender que a medida não evitaria a propagação da doença.

Casa Branca abre perfis em sites de relacionamento social

0

As fotos da Casa Branca mostram momentos oficiais e familiares.

Na Páscoa, a Casa Branca abriu os jardins para uma "caça aos ovinhos". O presidente Barack Obama leu histórias para as crianças, acompanhado da mulher, da sogra e das filhas.


A equipe de comunicações do presidente americano, Barack Obama, criou perfis da Casa Branca nos sites de relacionamento Facebook, MySpace e Twitter, como forma de permitir um contato mais próximo com os eleitores.

A iniciativa segue a estratégia de aproveitar ao máximo a internet como fator de promoção e divulgação, testada pela equipe de Obama durante a última campanha eleitoral no país.

Em seu comunicado semanal, o presidente Obama disse que a Casa Branca não pode enfrentar os desafios atuais com "ideias antiquadas e velhos hábitos", e defendeu reformas para que seu governo "seja mais eficiente, transparente e criativo".

Obama ainda prometeu "ir além das salas do governo" para engajar o público.

Os primeiros comunicados nos sites de relacionamento foram sobre informações e orientações sobre o vírus H1N1, da gripe suína.

Na sexta-feira, a Casa Branca entrou no ar nos sites de relacionamentos, depois de ter lançado, no início da semana, uma página no Flickr, com fotos oficiais de Obama, da família e momentos "de intimidade" do presidente.

A Casa Branca também mantém um blog, e Obama foi o primeiro presidente americano autorizado a usar uma conta pessoal de e-mail.

"A tecnologia teve um profundo impacto sobre como - e onde - consumimos informação e nos comunicamos uns com os outros", diz o site da Casa Branca, afirmando que a página é apenas um dos modos usados pelo governo para se comunicar com o público de forma rápida e eficiente.

O perfil da Casa Branca já tem mais de 48 mil fãs no Facebooks e mais de 61 mil membros em sua página no Twitter.

Cientista usa Twitter para questionar paranormalidade

0

Página de Richard Wiseman

Professor enviava fotos pelo Twitter e pedia para participantes escolherem locação

Um psicólogo britânico conduziu uma experiência usando o site de relacionamentos Twitter com objetivo de questionar a existência da paranormalidade.

Durante quatro dias, o professor Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, pediu que um vasto número de voluntários e pessoas que acreditavam ter poderes paranormais o "seguissem" no Twitter para participar do teste.

Wiseman se dirigia a um local secreto e enviava uma mensagem de Twitter pedindo aos participantes que escrevessem de volta, descrevendo suas sensações e impressões do local em que ele se encontrava.

Em seguida, Wiseman enviava outra mensagem com fotos de cinco locações diferentes - a que ele se encontrava, além de quatro locações "falsas" - e pedia aos participantes que votassem na que eles consideravam ser a "verdadeira". A que recebesse maior número de votos era considerada a escolha do grupo.

O professor acreditava que, se o grupo tivesse habilidades psíquicas, a maioria votaria na locação correta. Em todas as quatro tentativas, no entanto, o grupo escolheu uma das locações falsas.

"Na primeira tentativa eu estava olhando para um edifício extremamente moderno, mas a maior parte do grupo (35%) acreditou que eu estava em uma floresta. Em outra tentativa, eu estava sentado embaixo de uma cobertura bastante incomum, mas apenas 15% dos participantes escolheram a locação correta, enquanto 24% (a maior parte) acreditava que eu estava em um cemitério. Isso ocorreu em todas as tentativas", afirmou Wiseman.

Convencimento

O objetivo do teste, segundo Wiseman, era testar se o grupo realmente tinha habilidades paranormais, e se os que acreditavam ter essas habilidades se sairiam melhor dos que os outros.

A experiência atraiu mais de mil participantes, com 38% deles indicando acreditar em fenômenos paranormais e 16% afirmando ter alguma habilidade psíquica.

Não houve diferença de resultado entre os participantes que se diziam "paranormais" e os céticos.

Quando os participantes ficavam sabendo qual era a locação verdadeira, no entanto, aqueles que acreditavam ser paranormais tinham maior tendência a tentar se convencer de que havia alto nível de correspondência entre o que eles tinham "visto" e a locação real.

A diferença entre os grupos foi bastante notável, afirma a New Scientist, com 31% dos que acreditavam ter "habilidades" indicando uma correspondência "considerável" entre o que eles "viram" e a locação verdadeira, em comparação com apenas 12% dos céticos.

"Este tipo de pensamento criativo pode fazer com que as pessoas vejam relações ilusórias com o mundo real e poderia, por exemplo, ajudá-las a se convencer de que há semelhanças escondidas entre seus sonhos e eventos reais", afirmou o professor.

"Mas talvez, o mais interessante seja mostrar que milhares de pessoas toparam participar de um estudo instantaneamente no Twitter", disse Wiseman.