terça-feira, 22 de setembro de 2009

No Dia Mundial Sem Carro, DF e 8 Estados promovem eventos

0

Para comemorar o Dia Mundial Sem Carro, o Ministério das Cidades realiza nesta terça-feira passeio ciclístico na Esplanada dos Ministérios e seminário. O ministro Márcio Fortes vai pedalar, juntamente com os participantes do passeio, até o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde é realizado o 10º Congresso Brasileiro de Municípios.

No estacionamento do ministério, às 10h30, Márcio Fortes participa do projeto Vaga Viva, que terá exposição de fotos, exibição de vídeos e lançamento do Concurso de Ideias para Mobilidade com Bicicletas, promovido pela Universidade de Brasília. Às 13h, o ministro vai ao seminário Dia Sem Carro, que discutirá alternativas de mobilidade urbana.

Outras cidades
Para marcar a data, a ONG Greenpeace promove vagas vivas em oito capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Manaus (AM) e Recife (PE). As vagas vivas são manifestações pacíficas que ocorrem nessa data, quando o espaço na rua que seria ocupado por um carro estacionado é usado para promover uma atividade com a população.

Em São Paulo, o Serviço Social do Comércio (Sesc) promove, das 10h às 14h, o evento "Pegue Carona Nessa Ideia". A trupe de palhaços Os Sustentáveis - Agentes de Transição fará intervenções artísticas e ações interativas durante cortejo que percorrerá ruas do Centro de São Paulo, com a distribuição de material informativo.

O percurso será feito pela rua Carmo, Poupatempo-Sé, Praça da Sé, rua XV de Novembro, Praça Antonio Prado, rua São Bento, pelo Largo São Bento, a rua Líbero Badaró, o Viaduto do Chá, a rua 24 de Maio, avenida Ipiranga, barão de Itapetininga, Praça Patriarca e rua Direita.

No Rio de Janeiro, diversas atividades marcarão a data. A programação começa às 10h, na Praça Mário Lago, no Centro, com apresentação da banda da Guarda Municipal, seguindo-se dança rítmica. Haverá ainda apresentação de Tai Chi Chuan no Clube Escolar da Mangueira, de teatro de rua, além de curso de educação cicloviária, às 9h em Copacabana, com noções sobre o uso adequado da bicicleta como meio de transporte.

Em Curitiba (PR), 40 quadras de 15 ruas do Centro foram fechadas às 6h e só voltam a ser liberadas às 20h. A prefeitura autorizou o acesso nesses trechos apenas de ônibus, bicicletas, pedestres e veículos de emergência.

Uma extensa programação está prevista para ocorrer em toda a cidade durante o dia. Nas ruas haverá exames de saúde e atividades de educação de trânsito, lazer e serviços, com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de reduzir a emissão de poluentes. Quem se interessar poderá utilizar um dos quatro ciclotáxis puxados por bicicletas que ficarão à disposição para passeios nas principais ruas bloqueadas.

Com informações da Agência Brasil.

Redação Terra

Concerto pela paz reúne mais de meio milhão de pessoas em Havana

0

Concerto Paz Sem Fronteiras, em Havana

Concerto 'Paz Sem Fronteiras' reuniu centenas de milhares em Havana

Centenas de milhares de cubanos lotaram a Praça da Revolução, em Havana, para um concerto de música que busca promover a reconciliação entre comunistas e opositores ao governo. Este é o maior show do tipo da história de Cuba.

O concerto "Paz Sem Fronteiras" foi organizado pelo roqueiro colombiano Juanes, que disse ter recebido ameaças de morte de cubanos anticomunistas exilados nos Estados Unidos. Muitas das pessoas da plateia estão vestidas de branco.

Além de Juanes, estão se apresentando em Havana outros 14 cantores e conjuntos musicais, entre eles o cantor espanhol Miguel Bose, o italiano Joavanotti, o cubano Silvio Rodríguez, a dupla porto-riquenha Olga Tañon e Danny Rivera, a banda de salsa Los Van Van e os rappers do Orishas.

Os shows, que ocorrem em meio ao forte calor em Havana, estão sendo transmitidos pela televisão ao vivo para a Europa, América Latina e Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, mesmo algumas emissoras de televisão em espanhol que haviam criticado o evento – o chamando de "Concerto da Discórdia" – estão transmitindo os shows ao vivo.

Segundo o correspondente da BBC em Havana, Fernando Ravsberg, o concerto superou facilmente a marca prevista de meio milhão de pessoas.

Ele conta que algumas pessoas desmaiaram devido ao forte calor e tiveram de ser atendidas por médicos de plantão.

Juanes bancou os shows com seu próprio dinheiro e com a ajuda de amigos. Ele investiu cerca de US$ 300 mil nos espetáculos, que estão sendo realizados de dia para evitar gastos com iluminação artificial.

Livro de ex-presidente francês sugere que ele teve caso com Diana

0

O livro O Presidente e a Princesa, escrito pelo ex-presidente francês Valéry Giscard d’Estaing, sugere uma possível relação amorosa entre o ex-chefe de Estado da França e a princesa Diana.

A obra, um romance em que os protagonistas têm nomes diferentes dos reais, será publicado em 1° de outubro, mas a imprensa francesa já questiona se a história seria uma ficção ou realidade.

O jornal Le Figaro obteve uma cópia do livro com exclusividade e escreve que "apenas o ex-presidente sabe" se realmente ele e Diana tiveram um envolvimento amoroso.

Segundo o jornal, a descrição minuciosa da relação é tão precisa "que o relato parece ser verdadeiro".

Promessa

A imprensa francesa também afirma que o ex-presidente, que ocupou o cargo entre maio de 1974 e maio de 1981, cria voluntariamente a dúvida sobre a possível veracidade das informações ao afirmar, logo no início do livro, no epígrafo, que a obra é "uma promessa cumprida".

No final do livro, a personagem da princesa concorda em dar ao seu amante a autorização para escrever sobre a relação amorosa, mas pede que ele faça uma promessa, sem mencionar qual ela seria.

O Príncipe e a Princesa conta a história de uma paixão entre uma bela princesa britânica, constantemente presente na mídia internacional e com problemas conjugais, chamada Patrícia, e um presidente francês viúvo, Jacques-Henri Lambertye, que também nunca existiu na vida real.

"Patrícia é princesa de Cardiff, cidade situada no País de Gales", detalha no livro o ex-presidente, com 83 anos. Na vida real, Diana era princesa de Gales, título conferido à esposa do herdeiro do trono do Reino Unido.

14 anos

No livro, o primeiro encontro entre os dois ocorreu em 1975 em um jantar de encerramento de uma reunião do G7, o grupo de países mais ricos do mundo, no Palácio de Buckingham. A história de amor entre os personagens acontece em meados dos anos 80.

O G7 foi criado em 1975 justamente por iniciativa do ex-presidente Giscard d’Estaing em um encontro com os líderes das principais economias ricas no castelo de Rambouillet, na França. Na vida real, Diana tinha apenas 14 anos nessa data.

O castelo ocupa um lugar central na obra literária e era um dos locais em que o casal costumava se encontrar. Na época em que era presidente, D’Estaing organizava caçadas no parque da propriedade.

"Cerca de dez dias antes do meu casamento, meu futuro marido me disse que tinha uma amante e que ele estava decidido a continuar essa relação após nosso casamento", escreve o autor sobre a princesa, que também pede ao presidente francês, no livro, "para amá-la".

"Até onde um romance literário pode misturar imaginação e realidade? Qual é a parte da memória e do sonho em sua elaboração? Total ficção, sonho de escritor ou uma história verdadeira? Apenas o autor tem a resposta do enigma", escreve o Le Figaro.