segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Japão cresce 1,1% e se mantém como 2ª economia do mundo

0

Consumidores nas ruas de Tóquio

No ano todo, o PIB japonês retraiu 5% apesar da alta no último trimestre

A economia do Japão superou as expectativas do mercado ao registrar um crescimento de 1,1% no último trimestre de 2009 em relação ao trimestre anterior.

As informações divulgadas pelo governo japonês nesta segunda-feira mostram, porém, que a recuperação entre outubro e dezembro de 2009 não foi suficiente para reverter o quadro de retração no desempenho anual da economia - no ano passado, o PIB japonês encolheu 5%.

A expansão no último trimestre do ano passado, entretanto, serviu para manter o Japão como a segunda maior economia do mundo, posição ameaçada pelo crescimento da China. Os Estados Unidos ainda são a maior economia do mundo.

Os principais estímulos para a recuperação do final do ano foram as exportações, principalmente para a China, agora o principal mercado consumidor de produtos japoneses.

Enquanto isso no mercado doméstico, salários e preços continuam caindo, apesar das medidas de estímulo adotadas pelo governo local. O gasto dos consumidores cresceu 0,7% e o investimento privado aumentou 1% no período.

A recuperação japonesa contrastou com os dados dos 16 países europeus que utilizam o euro. Impactado principalmente pela estagnação da economia alemã, que registrou 0% de alteração no último trimestre do ano, o PIB da zona do euro cresceu apenas 0,1%.

No ano todo, a economia da zona do euro sofreu retração de 4%.

Trens de passageiros colidem na Bélgica

0

Dois trens de passageiros chocaram-se em plena hora do rush matutino em Halle, a sudoeste da capital da Bélgica, Bruxelas, nesta segunda-feira, de acordo com funcionários da ferrovia.

Uma notícia não confirmada, divulgada pela TV belga, diz que 20 pessoas morreram.

Segundo a mídia do país a neve pode ter desempenhado um papel na colisão.

Os serviços ferroviários na área, inclusive a linha de alta velocidade entre Paris e Bruxelas, foram bloqueados.

Alemanha para de crescer e confirma maior recessão do pós-guerra em 2009

0

Indústria alemã

Economia alemã tinha crescido em dois trimestres consecutivos, mas estagnou no último de 2009.

Estatísticas divulgadas nesta sexta-feira mostram que a economia alemã não cresceu no último trimestre de 2009 interrompendo sua trajetória de recuperação. A estagnação do Produto Interno Bruto (PIB) preocupa o governo e confirma a maior queda na economia no pós-guerra, de 5% no ano passado.

O departamento federal de estatísticas alemão registrou crescimento zero nos últimos três meses de 2009 em relação ao trimestre anterior.

"O consumo interno e o nível de investimentos caíram e frearam o crescimento econômico", informou o departamento em uma nota divulgada nesta sexta-feira.

A notícia é um banho de água fria para o otimismo da grande maioria dos analistas, que previam um leve crescimento da economia. A Alemanha já tinha tecnicamente saído da recessão com crescimento em dois trimestres consecutivos, de 0,4% no segundo trimestre de 2009 e de 0,7% no terceiro.

Dados divulgados também nesta sexta-feira na França indicam que a economia do país continuou nos trilhos da recuperação com crescimento de 0,6% no último trimestre de 2009 e queda de 2,2% no ano.

Recuperação

Com o resultado ruim, aumenta a apreensão na Alemanha com o desempenho da economia do país em 2010.

Até agora, um esquema de subsídios governamentais para empresas, que reduzem a carga horária sem demitir empregados, evitou que o desemprego aumente consideravelmente no país.

No entanto, analistas esperam uma elevação na taxa de desemprego neste ano já que em muitas empresas o período coberto por esse programa estatal está perto do fim.

O setor industrial alemão já registrava em dezembro de 2009 uma redução de 4,5% no número de vagas comparado ao mesmo mês do ano anterior.

Apesar dos perigos para a economia o governo alemão ainda espera que a economia cresça em 1,4% neste ano. No entanto o presidente do banco central alemão, Axel Weber, disse que o PIB poderá se retrair no primeiro trimestre de 2010.

Turista perdido em mar congelado é salvo por internauta a 500 km de distância

0

Site da agência de turismo de St. Peter-Ording

Agência de turismo de St. Peter Ording tem site com webcams

Um turista perdido sobre o gelo do mar congelado em uma praia no norte da Alemanha foi salvo após ter disparado o flash de sua câmera fotográfica, que foi visto por uma mulher que observava as imagens da praia transmitidas pela internet a mais de 500 quilômetros de distância do local.

O alemão, que não teve o nome divulgado, mas, segundo a polícia, teria cerca de 40 anos, se perdeu após caminhar sobre o gelo na praia de St. Peter-Ording para fotografar o pôr-do-sol.

Segundo a polícia alemã da região do Mar do Norte, o homem poderia ter morrido congelado, em um frio de 20 graus Celsius negativos, ou poderia ter caído na água fria se o gelo se quebrasse.

Após ficar desorientado sobre o gelo, após o pôr-do-sol, o turista resolveu disparar o flash de sua câmera para tentar alertar outras pessoas.

Resgate

Uma mulher que observava as imagens do pôr-do-sol na praia transmitidas por meio de uma webcam, em sua casa no sul da Alemanha, percebeu o flash de luz e avisou a polícia, que conseguiu resgatar o turista.

“Ele ficou perdido no gelo e não conseguia encontrar a praia de volta porque estava tudo coberto de neve”, afirmou a porta-voz da polícia local Kirstin Stielow.

Segundo a porta-voz, os moradores da região conhecem os riscos de desorientação na praia no escuro, mas muitas vezes turistas desavisados acabam sendo atraídos para dentro do mar pelo bonito entardecer sobre as águas congeladas.

A agência local de turismo de St. Peter-Ording, conhecida por suas praias e como local para esportes náuticos no verão, mantém um site com webcams.