segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Chove em SP e na maior parte do Sudeste nesta segunda

0

Muitas nuvens estão previstas para esta segunda-feira no Sudeste, devido a instabilidades formadas no centro-oeste neste domingo, segundo a Climatempo. Depois de uma tarde chuvosa, São Paulo amanhece com céu totalmente encoberto com nuvens baixas e névoa úmida, o que diminui a visibilidade para 4km. São Paulo tem mínima de 15°C e máxima de 20°C, e deve chover durante o dia na capital.

Confira a previsão do tempo nas regiões do Brasil de acordo com a Climatempo.

Sudeste
Nesta segunda-feira, o sol não aparece no norte de São Paulo, no Sul de Minas e no Rio de Janeiro. Deve chover ao longo do dia. Nas demais regiões paulistas, no Triângulo Mineiro, na Região de Belo Horizonte e no Espírito Santo há momentos de sol, entre muitas nuvens. Pode chover de forma passageira a qualquer hora. No norte de Minas Gerais, tempo firme, com sol e sem previsão de chuva.

Em Belo Horizonte, previsão de mínima de 13°C e máxima de 26°C. No Rio de Janeiro, a mínima é de 16°C e a máxima de 24°C.

Sul
O ar seco de origem polar deixa o tempo firme em todas as áreas gaúchas, no centro-oeste de Santa Catarina, no sul e no oeste do Paraná. Nessas áreas, o sol aparece forte entre poucas nuvens e não chove. Uma frente fria aumenta instabilidade naas demais áreas, provocando o aumento das nuvens e a possibilidade de pancadas de chuva a qualquer hora. A temperatura sobe, mas ainda faz frio.

Em Porto Alegre, mínima de 12°C e máxima de 24°C. Em Florianópolis, mínima de 16°C e máxima de 23°C. Em Curitiba, a máxima chega a 18°C, com mínima de 10°C

Nordeste
A instabilidade diminui nesta segunda-feira. O sol aparece fraco e ocorrem pancadas de chuva no sul e no leste da Bahia, a qualquer hora. Nas demais áreas, o sol brilah frote. Ocorrem chuvas rápidas e passageiras no litoral, entre o norte do Rio Grande do Norte e Sergipe, assim como no norte da região. Não chove no interior.

Centro-Oeste
O tempo fica firme e ensolarado no sul do Mato Grosso do Sul e no norte de Goiás. No centro-norte do Mato Grosso do Sul, no sul e no oeste do Mato Grosso e no sul de Goiás, o sol aparece pouco entre muitas nuvens. Nesses locais, chove de forma passageira a qualquer hora do dia.

Norte
Nesta segunda-feira, o sol predomina em todas as áreas do Norte, mas o tempo abafado provoca pancadas de chuva no Amazonas, em Roraima, no Acre, no Amapá e no Pará e em Rondônia. Uma grande massa de ar seco garante um dia de sol forte com poucas nuvens e calor, no sudeste do Pará e no Tocantins.

Bolsa Família é arma de Lula para 2010, diz 'El País'

0

O programa Bolsa Família permitiu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser "aclamado como o líder mais bem avaliado da mais recente democracia brasileira" e deverá ser sua arma para afastar as más notícias com vistas às eleições presidenciais de 2010, segundo afirma reportagem publicada nesta segunda-feira pelo diário espanhol El País.

A reportagem do jornal espanhol é acompanhada de uma entrevista com o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, que afirma que a meta do governo brasileiro é erradicar a fome e reduzir a pobreza em 75% no país até 2015.

O repórter do jornal visitou a cidade cearense de Maracanaú, município de 200 mil habitantes próximo a Fortaleza, no qual 18.400 famílias recebem a ajuda média de R$ 95 mensais paga pelo governo. Segundo o jornal, a notícia do aumento de 9,67% nos recursos do programa para o próximo ano foi recebida na cidade "como um maná".

'Luta dura'
A reportagem observa que "ainda falta mais de um ano para as eleições no Brasil", que deverão ser "uma luta dura entre o Partido dos Trabalhadores (PT) do presidente Lula e a social-democracia que encabeça o governador do poderoso Estado de São Paulo, José Serra".

"A campanha já começou com Lula tentando se safar de um escândalo de corrupção que envolve um aliado político chave, o presidente do Senado, José Sarney, e apontando a candidata para lhe suceder, a ministra Dilma Rousseff, que luta neste momento contra o câncer", relata o jornal. "Uma das melhores armas que Lula tem para contrabalancear todos os seus males é o reconhecido programa Bolsa Família", afirma a reportagem, acrescentando que ele é semelhante a um plano adotado pelo governo mexicano e reconhecido internacionalmente.

Segundo o jornal, "Lula planeja chegar a 2010 tendo contribuído para que os pobres brasileiros sejam menos pobres e que a classe média deste país de dimensões continentais supere os 50% da população".

Pobreza aliviada
A reportagem observa que o Bolsa Família é o "eixo de uma complexa arquitetura de mecanismos de assistência aos estratos mais desfavorecidos" e que ajudou a aliviar a pobreza de 11,4 milhões de famílias. O jornal relata que os críticos do programa o acusam de ser "um remendo temporário para um problema de difícil solução" e que "dar dinheiro a fundo perdido a pessoas analfabetas dificilmente ajuda no desenvolvimento social de um país".

"Alguns afirmam inclusive que é uma forma descarada de comprar favores e votos com vistas às eleições", diz a reportagem. O governo responde, segundo o jornal, afirmando que a ajuda está sujeita a condições, como a obrigatoriedade de que os filhos menores de 18 anos frequentem a escola, que os pais cumpram a agenda de vacinações dos filhos e que as futuras mães se consultem com médicos durante a gravidez.

A reportagem termina afirmando que em localidades como Maracanaú "os funcionários do Ministério de Desenvolvimento Social repetem como um mantra que a pobreza segue sem ser bonita, mas, de certa forma, é agora mais digna".

Comitiva de mulheres chega a Brasília para defender Lei Maria da Penha

0

Representantes da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) chega hoje (24) a Brasília para uma série de ações em defesa da Lei Maria da Penha. Nesta segunda-feira, elas terão audiência com o ministro Haroldo Rodrigues, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Amanhã (25) e quarta-feira (26), a comitiva vai avaliar a situação da lei e os riscos que ela vem correndo, além de participar de audiências no STJ - com o ministro Celso Limongi - e no Supremo Tribunal Federal (STF). Estão previstos também encontros com a bancada feminina no Congresso Nacional, com representantes da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Durante as audiências será entregue petição online, com mais de 5 mil assinaturas.

Carro capota e arremessa ocupantes no RS; 5 morrem

0

Um acidente entre um carro e uma moto deixou cinco mortos em Campo Novo, no Rio Grande do Sul. O primeiro veículo, um Escort, capotou e as vítimas, que não estariam com o cinto de segurança, foram arremessadas para fora do automóvel. As informações são da Rádio Gaúcha.

Segundo a rádio, todos os mortos eram ocupantes do carro. O motociclista sofreu ferimentos leves, afirmou a Gaúcha.