domingo, 13 de setembro de 2009

Jornalista que atirou sapatos em Bush terá recepção de herói

0

Muntazer al-Zaidi, o jornalista iraquiano que se tornou famoso no mundo inteiro quando atirou seus sapatos contra o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush, deverá ter uma recepção de herói quando for libertado, como esperado, na segunda-feira.

Em dezembro de 2008, o protesto de Zaidi contra Bush, feito durante uma visita do ex-presidente à Bagdá, capturou os sentimentos de revolta de muitos iraquianos após anos de banho de sangue disparado pela invasão do Iraque liderada pelos Estados Unidos em 2003.

Condenado pelo governo iraquiano pelo "ato bárbaro" durante uma entrevista coletiva concedida por Bush junto ao premiê iraquiano, Nuri al-Maliki, Zaidi foi condenado a três anos de prisão por atacar um chefe de Estado. A pena foi reduzida depois e a família do jornalista espera que ele seja libertado na segunda-feira.

O advogado de Zaidi, Dhiaa al-Saadi, afirmou que ele ainda não tem confirmação sobre quando seu cliente será liberado.

Milhões de pessoas ao redor do mundo assistiram ao protesto de Zaidi contra o homem responsável pelo início da guerra, que foi chamado pelo jornalista de "cachorro", um grande insulto no Oriente Médio.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chamou o jornalista de corajoso, um grupo líbio chefiado pela filha de Muammar Gaddafi concedeu a ele um prêmio por bravura, pais em outros países árabes ofereceram suas filhas como noivas para Zaidi.

O irmão do jornalista, Maitham al-Zaidi, afirmou que simpatizantes já fixaram faixas para sua libertação e ele espera que uma multidão comemore sua libertação diante da base aérea de Bagdá.

Maitham afirmou que Muntazer tem recebido ofertas de emprego em outros veículos de mídia árabe, mas ele ainda está contemplando seu futuro profissional enquanto tem sido encorajado por alguns políticos iraquianos a concorrer nas eleições parlamentares marcadas para janeiro.

No início do julgamento em fevereiro, Zaidi afirmou que o sorriso de Bush enquanto ele falava sobre as vitórias no Iraque o fizeram pensar sobre "o assassinato de mais de um milhão de iraquianos, desrespeito à santidade de mesquitas e casas e estupros de mulheres".

A família de Muntazer afirma que o repórter está sofrendo problemas médicos relacionados a espancamentos que recebeu sob custódia de autoridades iraquianas.

Filme israelense "Lebanon" vence Festival de Veneza

0

O filme do diretor Maoz (centro) é uma história autobiográfica

O filme israelense Lebanon venceu o festival de cinema de Veneza neste sábado, recebendo o Leão de Ouro.

O filme do diretor Samuel Maoz é ambientado quase todo dentro de um tanque israelense durante a invasão do Líbano em 1982.

O prêmio de melhor diretor foi para o iraniano Shirin Neshat pelo filme Women Without Men.

O britânico Colin Firth ficou com o prêmio de melhor ator por suia atuação como um professor no filme A Single Men.

Ousado

O correspondente da BBC em Vezena, David Willey, disse que este ano os vencedores principais traziam fortes mensagens políticas ou sociais.

Lebanon foi descrito pela revista americana Variety como o “melhor e mais ousado” dos recentes filmes sobre as guerras israelenses no Líbano.

A produção italiana Baaria, favorita para lever vários prêmios, não venceu em nenhuma categoria.

O júri da edição de número 66 do Festival de Veneza foi presidido pelo cineasta de Taiwan Ang lee, que venceu em 2005 O Segredo de Brokeback Mountain .

Elton John diz querer adotar bebê ucraniano portador de HIV

0

Elton John disse que sempre rejeitou a ideia de adotar um filho

O cantor britânico Elton John declarou querer adotar o garoto Lev, de 14 meses, que conheceu neste sábado em um orfanato durante uma visita à Ucrânia.

Ele está no leste do país representando a organização de caridade da qual é proprietário, com o objetivo de divulgar as necessidades de crianças portadoras do HIV positivo.

O anúncio foi feito pelo cantor de 62 anos e seu parceiro, David Furnish, de 46 anos.

“David e eu sempre conversamos sobre adoção, ele querendo adotar mas eu rejeitando porque tenho 62 anos e acredito que, por causa de todas as viagens que faço e o estilo de vida que levo, não seria justo com a criança”, disse ele.

“Mas tendo conhecido hoje Lev, adoraria adotá-lo. Não sei como poderíamos fazer isso mas ele conquistou meu coração. E conquistou o coração de David também e seria maravilhoso se pudéssemos ter um lar”, afirmou.

“Eu mudei de ideia no dia de hoje”, completou.

Elton John disse que sua decisão foi influenciada pela morte, na semana passada, do tecladista Guy Babylon, há tempos integrante de sua banda.

"Existe oportunidade melhor de substituir alguém que perdi por alguém a quem posso dar um futuro?", perguntou ele.

A Ucrânia tem a maior taxa de crescimento de casos de HIV na Europa. Há dois anos o cantor fez um show na capital, Kiev, para divulgar o problema.