domingo, 27 de setembro de 2009

Palau cria primeiro santuário para tubarões

0

Arquipélago de Palau (Foto: Missão de Palau nas Nações Unidas)

Palau conta com mais de 200 ilhas e uma grande área de águas territoriais

A pequena república de Palau, no Oceano Pacífico, vai criar o primeiro "santuário para tubarões", proibindo toda a pesca comercial de tubarões em suas águas.

O presidente de Palau, Johnson Toribiong, deve anunciar a proibição durante a sessão desta sexta-feira da Assembleia Geral da ONU. O presidente também vai pedir pela proibição global da extração das barbatana de tubarões.

A barbatana de tubarão é uma commodity cobiçada principalmente no sudeste asiático, onde é usada para fazer sopa.

Cerca de 100 milhões de tubarões são mortos todos os anos no mundo inteiro.

As águas territoriais do arquipélago de Palau, com mais 200 ilhas no noroeste da Oceania, ocupam uma área de cerca de 600 mil quilômetros quadrados, do tamanho da França.

"Estas criaturas estão sendo massacradas e talvez estejam prestes a serem extintas a não ser que sejam implantadas medidas positivas para protegê-las", afirmou Toribiong.

"Sua beleza física e força, na minha opinião, refletem a saúde dos oceanos, eles se destacam", disse o presidente à BBC na sede da ONU em Nova York.

Restrições

Vários países já implantaram limites para a captura de tubarões e restrições à retirada de barbatanas.

Mas, de acordo com ambientalistas que estão mais próximos da elaboração do projeto, a iniciativa de Palau leva a proteção aos tubarões a um novo nível.

"Palau reconheceu como os tubarões são importantes para ambientes marinhos saudáveis e eles decidiram fazer o que nenhum outro país fez e determinar que toda sua Zona Exclusiva Econômica é um santuário para os tubarões", afirmou Matt Rand, diretor do setor de conservação global de tubarões no Grupo Ambientalista Pew, dos Estados Unidos.

"Eles lideram o mundo na conservação de tubarões", acrescentou.

Rand afirmou que cerca de 130 espécies ameaçadas de tubarões frequentam as águas próximas de Palau e devem ser beneficiadas pela iniciativa.

O país, por seu lado, acredita que também obterá beneficiar da inciativa. Palau recolhe a maior parte de sua renda do turismo e os tubarões são uma grande atração para mergulhadores

Foto: Micronesian Shark Foundation (Fundação da Micronésia para Tubarões)

Tubarões são capturados e suas barbatanas são retiradas para uso culinário

Os animais também poderão ter um papel na conservação dos ecossistemas nos corais da região.

No mundo todo, 21% das espécies de tubarão estão na categoria de "ameaçadas". Outros 18% estão na categoria de "ameaça próxima".

Mais de metade das espécies que passam a maior parte do tempo nas camadas superiores do oceano, expostas à pesca, estão na lista das ameaçadas.

A retirada ilegal das barbatanas é a causa principal da ameaça - mas a caça legal e a captura acidental de tubarões em redes de pesca de atum e marlim também pesam.

Palau poderá ter problemas para aplicar a proibição, pois tem um único barco equipado para o monitoramento de suas águas.

Uma inspeção aérea recente encontrou 70 barcos de pesca na área, a maioria deles ilegal.

Moradores de Santo André contabilizam prejuízo após explosão Moradores de Santo André contabilizam prejuízo após explosão

0

Móveis são retirados de residência após explosão de casa de fogos Foto: Vagner Magalhães/Terra
Móveis são retirados de residência após explosão de casa de fogos

Dois dias depois da explosão de uma casa de fogos de artifício, que deixou duas pessoas mortas e 12 feridas em Santo André, na Grande São Paulo, os moradores passaram a manhã deste sábado contabilizando os prejuízos. Após a Defesa Civil do município liberar 21 imóveis que estavam isolados, os moradores começaram a fazer os primeiros reparos. Quatro foram demolidos e outros seis seguem interditados - cinco casas e um galpão.

Entre as casas liberadas, os principais danos ocorreram nos telhados e janelas. Foram verificados ainda danos em caixas d'água, à rede elétrica e a utensílios domésticos. Alguns moradores, mesmo com as casas liberadas, preferiram continuar abrigados junto a parentes.

De acordo com Juliana Ferrari Felice, 20 anos, a casa do seu avô teve a caixa d'água estourada pelo impacto da explosão. "A casa não está habitável. Estamos arrumando o que é possível, mas será necessária uma reforma", disse.

Segundo ela, a família passou a manhã limpando o que era possível. "Há muita sujeira na casa, muita fuligem, cartuchos de bombas. Perdemos muita louça, lustre, lâmpadas. Pelo menos sobrou o aquário", afirmou.

Elias Sampaio de Andrade, 59 anos, funcionário dos Correios, retornou do trabalho por volta do meio dia para providenciar o conserto de sua casa. "Já chamamos um vidraceiro para trocar as janelas e também estamos fazendo alguns reparos no telhado. Nós já estávamos preocupados há algum tempo com essa loja de fogos aqui, mas nunca imaginei ver uma coisa dessas um dia", disse.

Por conta do corte de fornecimento de energia elétrica no bairro após a explosão, muitos moradores aproveitaram uma feira próxima para comprar alimentos. "Agora é retomar a vida normal. Abastecer a casa e começar tudo de novo", disse Juliana.

Em reunião realizada na noite de sexta-feira foi decidido que o Fundo Social de Solidariedade de Santo André entrará em contato com apoiadores (entidades, sindicatos, empresários e voluntários) para ajudar as famílias atingidas com a explosão a reconstruir os imóveis destruídos e danificados.


Foto: Vagner Magalhães/Terra
Vagner Magalhães
Direto de São Paulo

Fóssil de dinossauro alado comprova parentesco com pássaros

0

Fóssil

Alguns dos fósseis está excepcionalmente bem conservados

Fósseis extremamente bem preservados de dinossauros achados no nordeste da China mostram os exemplos mais antigos de penas já encontrados e representam a prova final de que os dinossauros eram ancestrais dos pássaros, segundo cientistas.

Os fósseis têm mais de 150 milhões de anos.

As espécies são indubitavelmente mais antigas do que o Archaeopteryx, encontrado na Alemanha, que vinha sendo tido como o fóssil de pássaro mais antigo já encontrado.

A descoberta foi descrita por Xu Xing, da Academia de Ciências Chinesa, em Pequim, e sua equipe na revista especializada Nature.

A teoria de que os pássaros evoluíram dos dinossauros sempre foi posta em dúvida por causa da ausência de penas em espécies mais antigas do que o Archaeopteryx.

Mas os novos fósseis, encontrados em duas localidades diferentes, são, em sua maioria, pelo menos 10 milhões de anos mais velhos do que o do pássaro encontrado na Alemanha, no fim do século 19.

Um dos dinossauros, batizado de Anchiornis huxleyi, está extremamente bem conservado, dizem os cientistas.

O dinossauro tinha extensa plumagem cobrindo seus braços e cauda e os pés – formando quatro asas.

‘Extremamente excitante’

“A primeira espécie descoberta no início do ano estava incompleta”, disse Xu à BBC News.

“Com base neste espécime, nomeamos o dinossauro Anchiornis; pensamos que era um parente próximo dos pássaros. Mas então encontramos o segundo espécime, que estava bastante completo – e bem preservado.”

Archaeopteryx

Archaeopteryx era o exemplo mais antigo de dinossauros com penas

“Por todo o esqueleto, você vê penas.”

“Com base neste segundo espécime, nos demos conta de que esta era uma espécie muito mais importante, e definitivamente uma das espécies mais importantes para entendermos a origem dos pássaros e de seu voo.”

O professor Xu acredita que a forma de quatro asas pode ter sido um estágio muito importante na transição evolucionária dos dinossauros para pássaros.

Os detalhes das últimas descobertas foram apresentados nesta semana no encontro anual da Sociedade de Paleontólogos de Vertebrados, na Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha.

O renomado paleontólogo britânico Michael Benton disse que o anúncio é de grande importância.

“Ao desenhar a árvore da vida, é bastante óbvio que há registros de fósseis com penas anteriores ao Archaeopteryx”, disse ele à BBC News.

“Agora essas novas descobertas fantásticas do professor Xu Xing provam isso de uma vez por todas.”