terça-feira, 25 de maio de 2010

Hubble identifica estrela que está 'engolindo' planeta

0

imagem divulgada pelos astrônomos

A imagem foi concebida com base em informações do Hubble

O Telescópio Espacial Hubble descobriu sinais de que uma estrela semelhante ao nosso Sol está lentamente "devorando" um planeta próximo, longe do Sistema Solar.

Astrônomos já haviam concluído que estrelas são capazes de engolir planetas que as orbitam, mas esta é a primeira vez que o fenômeno é constatado tão claramente.

Embora o planeta esteja longe demais para ser fotografado pelo telescópio, os cientistas criaram uma imagem dele baseada em análises das informações coletadas pelo Hubble.

A descoberta foi divulgada na publicação científica The Astrophysical Journal Letters.

Os pesquisadores dizem que o planeta, chamado Wasp-12b, pode ainda existir por mais dez milhões de anos antes de ser completamente engolido por seu sol, o Wasp-12.

O planeta está tão próximo da estrela que completa uma órbita em apenas 1,1 dia terrestre e tem temperaturas em torno dos 1.500º C.

Atmosfera ‘vazando’

A grande proximidade entre o Wasp-12b e a estrela levou a atmosfera do planeta a se expandir a um raio três vezes maior que a de Júpiter. Material proveniente dela está "vazando" para a estrela.

"Nós vimos uma nuvem imensa de material em torno do planeta que está escapando e será capturada pela estrela", disse a astrônoma Carole Haswell, da Open University, na Grã-Bretanha. Ela lidera a equipe de especialistas que identificaram o fenômeno.

A detecção da nuvem pelo Hubble permitiu que os cientistas tirassem conclusões sobre como ela foi gerada.

"Identificamos elementos químicos nunca vistos antes em planetas fora no nosso Sistema Solar."

A Wasp-12 é uma estrela-anã localizada na constelação de Auriga (também conhecida como Cocheiro), a 600 ano-luz da Terra. O Wasp-12b havia sido descoberto em 2008.

Casal sobrevive após carro cair 80 metros em piscina natural

0

Carro destruído após cair do barranco

O carro caiu sobre as quatro rodas em uma piscina natural

Um homem e uma mulher escaparam quase ilesos após o carro em que estavam ter caído de um barranco com mais de 80 metros de altura no domingo em Powys, no País de Gales.

O carro, um esportivo da BMW, bateu em uma árvore e capotou pelo menos duas vezes antes de cair sobre as quatro rodas em um corpo d’água no fundo do barranco.

O casal, ambos com cerca de 50 anos, conseguiram sair do carro sozinhos e receberam os primeiros-socorros de bombeiros antes de serem levados de helicóptero para um hospital próximo.

O homem teve ferimentos leves na cabeça e no ombro, enquanto a mulher sofreu apenas escoriações.

‘Nunca vi nada parecido’

Um dos membros da equipe de resgate afirmou depois que “se a situação fosse retratada em um filme, as pessoas diriam que era exagerada”.

“Nunca vi nada parecido. Se você visse a distância que eles caíram, ia pensar que não havia nenhuma chance de alguém sair vivo de lá”, afirmou Mark Jones, da equipe de resgate de Brecon Mountain.

Segundo ele, os ocupantes do carro tiveram a sorte de cair exatamente sobre o lugar certo, sobre uma pequena piscina natural formada por um riacho no fundo do penhasco.

“Dois metros para lá ou para cá e eles não teriam sobrevivido”, disse Jones. “Foi de cair o queixo como eles conseguiram escapar”, afirmou.

Segundo ele, a expectativa da equipe de resgate era chegar até o carro e encontrar “apenas corpos”.

“Em 25 anos de resgates na montanha, nunca vi nada parecido”, disse ele.

Viúvo de Brittany Murphy aguardava cirurgia cardíaca, diz agente

0

Simon Monjack e Brittany Murphy em 2008

Viúvo foi encontrado morto meses após morte de Brittany Murphy

O viúvo da atriz americana Brittany Murphy, encontrado morto no domingo à noite, tinha problemas no coração e esperava a realização de uma cirurgia, segundo afirmou seu agente.

O roteirista britânico Simon Monjack, de 39 anos, morreu em sua casa, em Los Angeles, apenas cinco meses após a morte da mulher, que tinha 32 anos.

“Ele tinha um problema no coração. Ele estava tomando medicamentos, então isso é uma das coisas importantes para nós falarmos hoje”, afirmou o agente Roger Neal.

Segundo relatos publicados por meios da mídia americana, Monjack estaria aguardando para realizar uma cirurgia para a colocação de uma ponte cardíaca.

Neal afirmou que Monjack teria decidido esperar até setembro para poder realizar a cirurgia depois de um evento de arrecadação de fundos para a fundação que ele e a sogra criaram em nome de Brittany Murphy.

Inconsciente

O roteirista foi encontrado inconsciente em seu quarto no domingo pela mãe de Brittany, Sharon. Ele foi socorrido por paramédicos, mas foi declarado morto pouco depois.

Segundo a polícia de Los Angeles, não havia sinais de violência ou de atividade criminosa no local.

A autópsia do corpo do roteirista deve ser realizada nesta terça-feira.

Brittany Murphy morreu na mesma casa, no dia 20 de dezembro. Uma investigação policial concluiu em fevereiro que ela morreu por pneumonia agravada por anemia e intoxicação por vários medicamentos.

A atriz estrelou filmes como As Patricinhas de Beverly Hills, Recém-Casados e Sin City - A Cidade do Pecado.

Economia brasileira pode estar 'voando alto demais', diz 'Economist'

0

Prédios em São Paulo (arquivo)

Muitos novos prédios estão sendo construídos em São Paulo

A revista britânica The Economist alertou em um artigo na edição desta semana que o nível de crescimento da economia brasileira pode se tornar insustentável.

Para a publicação, o fato de a economia brasileira pode estar crescendo em uma velocidade comparada ao crescimento chinês é um problema, pois "o Brasil não é a China".

"Pelo fato de (o Brasil) economizar e investir pouco, a maioria dos economistas acredita que a velocidade de crescimento deve ser limitada a 5% no máximo, para não entrar em colapso", diz a revista.

A Economist afirma que o problema, segundo os críticos, é que grande parte dos gastos adicionais do governo está se transformando em gasto permanente, e a economia está começando a "ficar parecida com um carro com o acelerador preso ao chão".

Segundo o artigo, as autoridades estão começando a se preocupar. No mês de abril o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,75 ponto percentual, o primeiro aumento em quase dois anos, que fez com que os juros no país cheguem a 9,5% por ano.

Críticos do governo afirmam que a política fiscal frouxa faz com que a tarefa do Banco Central seja ainda mais difícil, aumentando o risco de que este crescimento acabe no próximo ano, com uma desaceleração acentuada.

Segundo a The Economist, as autoridades também tem esta preocupação.

O artigo diz que governo acabou com quase todas as isenções de impostos que tinha introduzido durante a recessão.

"No dia 13 de maio os ministros declararam que iriam cortar R$ 10 bilhões dos custos do governo federal em 2010. (...) Mas isto não significa pisar no freio. Os cortes são em um generoso orçamento aprovado pelo Congresso", afirma o artigo.

A The Economist cita o secretário de Política Econômica da Fazenda, Nelson Barbosa, ao afirmar que mesmo se o corte for implementado em sua totalidade, ele vai apenas diminuir a taxa de crescimento nos gastos do governo, mantendo-o constante ou um pouco menor como uma fatia do PIB (Produto Interno Bruto).