quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Susan Boyle é vídeo mais assistido em ranking anual do YouTube

0

Susan Boyle

O álbum de Susan Boyle foi a estreia mais vendida na história da parada musical britânica

O vídeo de Susan Boyle, finalista do programa "Britain’s Got Talent", foi o mais assistido em 2009 no site YouTube.

A surpreendente interpretação da cantora escocesa de I Dreamed a Dream foi vista por mais de 120 milhões de usuários em todo o mundo.

Ela não venceu o programa, mas, desde sua participação, estabeleceu uma carreira de cantora e chegou a gravar um álbum, cujo título é o mesmo da música que a lançou para o sucesso no YouTube.

O vídeo teve audiência maior do que a dos outros três vídeos mais assistidos somada.

Em segundo lugar, com mais de 37 milhões de espectadores, ficou o vídeo que mostra um menino de sete anos, confuso após sair do dentista onde sofreu uma extração de dente, em 2008.

David After the Dentist (David Depois do Dentista, em tradução livre) foi colocado no site por seu pai e em uma semana o vídeo tinha sido visto por mais de cinco milhões de pessoas e se tornado um sucesso viral.

O vídeo mostra o menino no banco traseiro do carro, dizendo ao pai que "se sente esquisito".

"Isto é vida real?", pergunta ele.

O vídeo conta com uma legião de fãs que chegaram a criar camisetas e adesivos com a cara do menino. O pai de David, David Davore, também foi convidado para falar em eventos.

Em terceiro lugar, ficou JK Wedding Entrance Dance (Dança de Entrada do Casamento de JK, em tradução livre), que mostra uma elaborada coreografia dos padrinhos, damas e noivos ao entrar na capela para um casamento.

O vídeo atraiu 33 milhões de espectadores e também a atenção da Sony, que detém os direitos sobre a música de Chris Brow usada na trilha sonora do filme.

A empresa colocou um link ao lado do vídeo permitindo que os usuários comprassem a música pela internet e ainda dividiu os lucros com as vendas de publicidade no site.

O quarto vídeo mais assistido foi um trailer do filme Lua Nova, que atraiu 31 milhões de usuários e em quinto lugar, com 27 milhões de usuários, ficou um anúncio da água mineral Evian, que mostra bebês de fralda patinando e fazendo manobras radicais ao som de hip hop.

O YouTube, que em 2006 foi comprado pelo Google, existe desde 2005. Atualmente, os usuários colocam na rede, em média, 20 horas de vídeo por minuto.

Esta é a primeira vez que o site divulga uma lista com seus vídeos mais assistidos.

Eleição no Irã foi notícia mais popular do Twitter em 2009

0

Protestos em Tehrã

Internet foi usada como ferramenta nas eleições do Irã

As eleições no Irã, realizadas em junho, foram a notícia mais discutida de 2009 no site de relacionamentos e mensagens instantâneas Twitter.

Segundo o site, termos ligados ao tema foram os que mais apareceram entre todas as palavras-chaves, tags e frases que proliferaram durante o ano.

"Os termos #iranelection, Iran e Tehran ('eleições iranianas', 'Irã' e 'Teerã, em inglês) estiveram entre os 21 topicos mais buscados, enquanto #iranelection terminou o ano em segundo lugar, atrás do favorito #musicmonday", diz um representante da equipe de pesquisa do Twitter no blog do site, referindo-se à tradição de se recomendar músicas às segundas-feiras.

As eleições iranianas, vencidas pelo então já presidente Mahmoud Ahmadinejad, foram marcadas por protestos que contestavam seu resultado e pela maneira como os recursos da internet foram usados para disseminar pelo mundo o que ocorria no país.

Outro tema do noticiário que povoou o Twitter este ano foi a gripe suína, cujo surto começou em abril, no México. A ofensiva israelense na Faixa de Gaza, em janeiro, também foi bastante debatida, assim como a posse do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no mesmo mês.

Michael Jackson

Obama, no entanto, não conseguiu ter seu nome entre as personalidades mais populares do site neste ano.

O cantor Michael Jackson, que morreu em junho, foi o tópico mais discutido nesta categoria, seguido da cantora-revelação britânica Susan Boyle.

O jogador de golfe Tiger Woods, que há algumas semanas se viu envolvido em um escândalo amoroso, também é uma das personalidades mais comentadas do Twitter no ano.

O site enumerou ainda os tópicos mais populares nas áreas de cinema, esportes, televisão e tecnologia.

O termo Harry Potter foi o mais debatido do ano na categoria cinema, seguido de Lua Nova e Distrito 9. O ganhador do Oscar de melhor filme deste ano, Quem Quer Ser um Milionário?, ficou em 9º lugar do ranking.

Em esportes e televisão, os temas mais abordados estão ligados aos Estados Unidos ou à Grã-Bretanha, como Super Bowl (evento do futebol americano), Lakers (time de basquete dos EUA), o torneio de tênis britânico de Wimbledon, o clube inglês Chelsea, e os programas American Idol, Saturday Night Live e Lost.

Por fim, na área de tecnologia, a ferramenta Google Wave foi o tópico mais popular do ano, seguido de Snow Leopard e Tewwtdeck.

Zoo na Tailândia oferece massagem feita por elefantes

0

Elefante aplica massagem em visitante (Foto: Maesa Elephant Camp/Divulgação)

Elefante aplica massagem em visitante (Foto: Maesa Elephant Camp/Divulgação)

Um zoológico de elefantes na Tailândia está oferecendo aos visitantes o serviço de massagem realizada por um de seus animais.

A novidade no Maesa Elephant Camp, em Chiang Mai, surpreendeu os turistas mas parece estar fazendo sucesso.

Animais com até 3 toneladas fazem a massagem acompanhados por seus treinadores.

O parque é conhecido por realizar várias atividades com suas dezenas de elefantes, como pintura, futebol e jogo de dardos.

Em seu site, os donos do local explicam que "o povo tailandês tem um relacionamento especial com elefantes há anos", e que os treinadores do parque se aplicam em ajudar os elefantes a se acostumar com seres humanos.

Alerta

Entretanto a organização People for the Ethical Treatment of Animals (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais ou PETA, na sigla em inglês) alerta que muitos parques de elefantes na Tailândia visam apenas agradar os visitantes e submetem os elefantes a treinamentos à base de tortura.

"Como o governo tailandês não tem uma regulamentação sobre o funcionamento desses parques, cabe ao turista ficar de olho na maneira como os elefantes são tratados", disse à BBC Brasil Jason Baker, da PETA Asia-Pacific, com sede em Hong Kong.

"O que queremos é que haja mais lugares que deixem os elefantes serem elefantes e não máquinas de fazer dinheiro."

Investigadores do AF447 pedirão mudanças em caixas-pretas, diz 'NYT'

0

Pedaço do avião

Já foram encontrados alguns pedaços do avião, boiando no mar

Os especialistas que investigam o acidente do voo AF447 da Air France devem recomendar nesta quinta-feira a introdução de novos padrões técnicos na configuração de caixas-pretas para ajudar na busca de destroços de aviões que venham a cair no mar, segundo o jornal New York Times.

Os investigadores do BEA, o Bureau de Investigações e Análises francês, apresentarão, em Paris, nesta quinta-feira à tarde, seu segundo relatório sobre a queda do avião que, no dia 1º de junho, causou a morte de todas as 228 pessoas a bordo, na rota entre Rio de Janeiro e Paris.

O jornal teria recebido detalhes do documento passados por "uma autoridade que leu o relatório", mas o artigo publicado na edição desta quinta-feira não faz nenhuma menção a novas revelações sobre as causas do acidente.

“No relatório, os investigadores do bureau pedem aos reguladores de segurança de aviação que exijam que os dispositivos que emitem sons para localizar o avião, acoplados à nave, e as gravações da voz da cabine dos pilotos de qualquer avião de passageiros que sobrevoe águas profundas sejam aprimorados para emitir sinais por até 90 dias, em vez do atual requerimento de apenas 30 dias”, diz o jornal.

“O relatório também recomenda que sejam acoplados outros emissores de luz com vida útil de pelo menos 30 dias a partes da fuselagem do avião.”

Os investigadores ainda pedem que os reguladores estudem a possibilidade de requerer equipamento e software que permitam transmissão automática e em tempo real da posição do avião, altitude, velocidade e direção para uma estação de controle de tráfego aéreo no solo, afirma o NYT.

O avião da Air France caiu em junho passado a cerca de 1.000 km de distância da costa brasileira. Até agora foram encontrados pedaços do avião e 51 corpos. Mas as caixas-pretas e a maior parte da fuselagem não foram encontradas.

Os investigadores já disseram que, sem as caixas-pretas, pode ser que as causas definitivas do acidente nunca sejam descobertas.

“Até agora, a maior fonte de informações sobre o que ocorreu é uma série de mensagens enviadas automaticamente pelo avião para a base de manutenção, que indicavam o mau funcionamento dos sensores de velocidade aérea do avião”, afirma a reportagem.

“Investigadores disseram que a má leitura da velocidade – possivelmente causada pelo frio – poderia ter contribuído para a queda, mas provavelmente não seria a causa principal.”

De acordo com o jornal, o relatório também deve recomendar novos estudos sobre a composição da atmosfera terrestre em altitudes de 35 mil a 40 mil pés, em que a maioria dos aviões de passageiro voa a maior parte do tempo.

A ideia é determinar se os efeitos das mudanças climáticas devem ser levados em consideração na hora de certificar componentes como sensores de velocidade, vulneráveis ao gelo.

As buscas pelas caixas-pretas deverão ser retomadas no início de fevereiro.