quarta-feira, 1 de julho de 2009

Sexo diário melhora qualidade do esperma, diz estudo

0

Espermatozóide

Pesquisadores constataram redução em danos a DNA de esperma

Um estudo australiano sugere que fazer sexo todos os dias melhora a qualidade do esperma e poderia aumentar as chances de gravidez.

A pesquisa do Sydney IVF, um centro de tratamento de infertilidade, foi apresentada em Amsterdã, na Holanda, durante um seminário da Sociedade Europeia para Reprodução e Embriologia.

Os pesquisadores analisaram 118 homens com problemas de infertilidade e os resultados apontam que oito em cada dez participantes apresentaram uma melhora média de 12% nos danos do DNA do esperma depois de sete dias de ejaculação diária.

Além disso, o esperma também se tornou mais ativo durante a semana de análise, com um pequeno aumento na mobilidade.

O estudo observou ainda uma queda no número de espermatozóides no sêmen de 180 milhões para 70 milhões durante o período. Segundo os pesquisadores, apesar da queda, os homens permaneceram no nível normal de fertilidade.

Danos

O pesquisador David Greening, que liderou o estudo, disse que o conselho geral para os casais tem sido o de fazer sexo a cada dois ou três dias.

Ele explica, no entanto, que a melhora na qualidade do esperma observada a partir da ejaculação diária poderia ser explicada pois os espermas acumulados durante dias podem apresentar mais deformações pois ficam expostos a radicais livres durante o tempo em que ficam armazenados nos epidídumos - pequenos canais localizados nos testículos.

Segundo Greening, apesar dos resultados promissores, mais testes são necessários para identificar se os benefícios da ejaculação diária podem ser observados também em homens sem problemas de infertilidade.

Ele alerta que fazer sexo todos os dias por muito tempo – um período de 15 dias, por exemplo – poderia reduzir demais o número de espermatozóides.

Greening explica que “muito sexo diário” é recomendado no período de ovulação da mulher para aumentar as chances de gravidez.

De acordo com o pesquisador, os resultados do estudo podem ter implicações para casais que estão fazendo tratamento de fertilização in vitro. Isso porque os homens que passam por esse tipo de tratamento são aconselhados a não manter relações sexuais por pelo menos dois dias para aumentar o número de espermatozóides na hora da ejaculação.

Casos individuais

Segundo o especialista em fertilidade Alan Pacey, da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, a descoberta de que ejaculações diárias melhoram as chances de gravidez é interessante, mas seria errado pensar que esse é o caso para todos os homens.

“Por exemplo, para homens que já possuem pouca quantidade de esperma, as ejaculações diárias podem reduzir ainda mais esse total e apesar de o esperma ser mais saudável, o número reduzido pode impedir as chances de uma concepção normal”, disse Pacey.

Ele afirma ainda que o melhor conselho geral para casais que estão tentando engravidar naturalmente seria “manter relações a cada dois dias para garantir a saúde do esperma em cada ocasião”.

Greening explica ainda que esse conselho pode ser diferente para homens que estão se preparando para tratamentos como a fertilização in vitro. Segundo ele, exames que medem os danos no DNA do esperma podem alterar a recomendação médica sobre a frequência das relações sexuais.

Sexo violento das aranhas

0

Cientistas na República Tcheca observaram e registraram em vídeo uma estratégia de cópula violenta, mas eficiente, entre aranhas de uma espécie proveniente de Israel.

Os machos da espécie, batizada de Harpactea sadistica, perfuram o abdômen das fêmeas, fertilizando os óvulos diretamente nos ovários.

A chamada "fertilização traumática" dá ao primeiro macho que realiza a inseminação uma vantagem reprodutiva, ao romper as estruturas do aparelho genital feminino.

A descoberta foi publicada na revista científica Proceedings of the Royal Society B.

Domínio

Cientistas já haviam detectado a mesma técnica de cópula em insetos como percevejos e ácaros, mas esta é a primeira vez que ela é observada em aranhas.

Normalmente, a aranha-macho deposita seu esperma em uma pequena teia e em seguida o insere na fêmea utilizando um par de "apêndices" laterais chamados de pedipalpos.

O esperma é mantido em um receptáculo conhecido como espermateca, até que um óvulo seja liberado.

Esta estrutura, no entanto, favorece o macho que inseminar a fêmea por último, ao utilizar seu esperma para a fecundação.

O entomologista Milan Rezac, do Instituto de Pesquisas de Populações, em Praga, percebeu que, para superar essa desvantagem, os machos da H. sadistica possuem órgãos sexuais especializados nas pontas dos pedipalpos - uma para agarrar a fêmea e outra semelhante a uma agulha de injeção, para inocular o esperma.

Assim como ocorre em várias espécies de aranhas, o ritual de acasalamento da H. sadistica segue um padrão elaborado, no qual o macho agarra a fêmea, dominando-a e envolvendo-a para posicionar melhor seus órgãos sexuais.

Ele então se alterna entre perfurar a fêmea e injetar o esperma em um lado do abdômen, e, em seguida, o outro.

Uma análise das fêmeas desta espécie mostrou que nelas a espermateca é atrofiada, em comparação com as demais aranhas.

Segundo Rezac, algumas espécies de aranhas e borboletas fêmeas evoluíram para desenvolver um aparelho sexual secundário perto dos ovários, para protegê-los de danos causados pela perfuração do macho.

Alerta! Temperatura passa dos 30ºC!

0

A atual onda de calor na Grã-Bretanha só confirma que tudo é relativo na vida. Basta os termômetros londrinos chegarem perto dos 30 graus e as manchetes dos jornais já falam de "milhares de vidas em risco por causa das altas temperaturas".

O nível de alarmismo pode parecer exagerado para quem, como nós brasileiros, já passou por verdadeiras ondas de calor, debaixo de sol escaldante.

calor226.jpg

Mas Londres não está preparada para o calor e muitos escritórios, ônibus, trens e metrôs não têm ar-condicionado e viram um inferno em dias como esses. Além disso, os ingleses, acostumados com chuva e tempo nublado, correm para torrar no sol assim que ele aparece.

Em 2003, numa onda de calor que durou nove dias e alcançou a temperatura de 38 graus, o recorde na Grã-Bretanha, houve cerca de 3 mil mortes além do número de óbitos normalmente registrado.

Segundo autoridades médicas, um fator que contribui para o alto número de mortes devidas ao calor é que os britânicos se preparam para o sol quando viajam, mas quando estão aqui acham que podem seguir com a rotina e abrir mão do protetor solar, das roupas leves e de beber muita água.

Na verdade, é tudo questão de costume. Nós brasileiros, aproveitamos qualquer temperatura abaixo dos 20 graus para tirar do armário as botas e jaquetas de couro.

Meu pai, que visitava Londres pela primeira vez na semana passada, já prometeu que nunca virá para cá no inverno. "Se no verão já faz esse frio!"

À noite, dava mesmo para colocar um casaquinho, mas frio, para quem está habituado ao clima londrino, aquilo não era...

Contra subornos, Nepal proíbe bolsos em funcionários de aeroporto

0

Funcionário do aeroporto de Tribhuvan, em Katmandu

Autoridades alegam que estão ocorrendo mais subornos no aeroporto

As autoridades do Nepal vão obrigar os funcionários do Aeroporto Internacional de Katmandu, o principal do país, a usarem calças de uniforme sem bolsos para tentar acabar com a prática de subornos no local.

A medida foi anunciada pela Comissão para Investigação de Abuso de Autoridade do país depois que o primeiro-ministro afirmou que a corrupção está prejudicando a imagem do aeroporto.

A Comissão baseou sua decisão em um número cada vez maior de reclamações contra os funcionários. Além de acusados de aceitar subornos, eles são suspeitos de roubos de objetos da bagagem de alguns passageiros.

A Sessão Nepalesa do Serviço Mundial da BBC informou que estes incidentes atingem mais os viajantes nepaleses do que os turistas estrangeiros.

Objetos pessoais

A Comissão disse ter enviado uma equipe ao aeroporto para "observar (o motivo) das crescentes reclamações a respeito do comportamento das autoridades do aeroporto e dos funcionários em relação aos viajantes".

Ishwori Prasad Paudyal, um porta-voz do órgão, disse ao repórter Keith Adams, da BBC, que câmeras e telefones celulares estavam desaparecendo na área de checagem de bagagens.

Paudyal afirmou que a nova diretriz já foi enviada ao Ministério dos Transportes e ele espera que as novas calças sem bolsos sejam usadas em breve no aeroporto.

De acordo com Keith Adams, talvez a proibição dos bolsos de calças vá dificultar a corrupção, já que fica difícil esconder o produto de suborno nas meias ou debaixo do chapéu sem parecer suspeito.

No entanto, Adams lembra que o porta-voz da Comissão para Investigação de Abuso de Autoridade não deu nenhuma sugestão sobre como os funcionários do aeroporto levariam seus objetos pessoais, como carteiras, chaves e cigarros, em uma calça sem bolsos.

Testamento de Michael Jackson 'não incluiria o pai', diz jornal

0

O pai de Michael Jackson, Robert

Testamento de cantor dividiria os bens entre mãe, filhos e caridade

Uma reportagem publicada nesta terça-feira pelo diário financeiro The Wall Street Journal afirma que o pai de Michael Jackson, Joseph, não estaria contemplado no que se acredita ser o mais recente testamento do cantor, escrito em 2002.

De acordo com o jornal, o testamento divide os ativos do cantor entre “sua mãe, os três filhos e uma ou duas instituições de caridade”.

“Um ou dois testamentos anteriores surgiram desde a morte de Jackson na quinta-feira passada, de acordo com pessoas familiares com a situação. A (agência de notícias) Associated Press informou que os pais de Jackson, Joseph e Katherine Jackson, disseram em um documento enviado à Justiça crer que o cantor morrera sem um testamento válido”, afirmou o jornal.

“Acredita-se que Joseph Jackson não está incluído no testamento mais recente.”

Em um e-mail citado na reportagem, o advogado dos pais do astro do pop teria dito que nem ele nem seus clientes haviam visto o testamento de 2002. “Vamos examinar qualquer testamento quando o tivermos”, afirmou.

Para o WSJ, “desfazer o nó da herança de Jackson deve ser um desafio complicado dado o tamanho e a complexidade tanto dos ativos quanto das dívidas envolvidas”.

“No total, Jackson morreu com cerca de US$ 500 milhões em dívidas”, diz a reportagem, “mas o valor de seus ativos provavelmente supera esta quantia, possivelmente em US$ 200 milhões ou mais, de acordo com pessoas envolvidas com o assunto”.

Na segunda-feira, a Justiça da cidade concedeu à mãe de Michael Jackson, Katherine, a tutela temporária das três crianças – Michael Joseph Jackson Jr., conhecido como Prince Michael, de 12 anos, Paris Michael Katherine Jackson, de 11 anos, e Prince Michael 2º, de sete anos. Ela pede agora a guarda permanente das crianças.

Além de solicitar a guarda dos netos, a mãe do cantor também teria entrado com pedido para assumir o patrimônio das crianças, de valor ainda desconhecido.

Michael Jackson deixa bens para fundo familiar em testamento

0

Michael Jackson

Cantor nomeou a mãe como responsável pelo fundo

O testamento de Michael Jackson, assinado pelo cantor em 2002, foi revelado nesta quarta-feira em um tribunal em Los Angeles, na Califórnia.

O artista deixou todos os bens para um fundo familiar que deverá ser administrado pela mãe de Michael, Katherine Jackson. Ela também é nomeada no testamento como a guardiã dos três filhos do artista.

Segundo a vontade do cantor, a sucessora de sua mãe na guarda dos filhos será a também cantora Diana Ross.

A mãe biológica dos dois primeiros filhos de Michael Jackson, Debbie Rowe, ficou de fora do testamento.

De acordo com o documento, assinado em 7 de julho de 2002, os bens do cantor estavam avaliados, naquele ano, em US$ 500 milhões.

Ainda segundo o testamento, os bens do artista incluem "lucros em um catálogo de direitos autorais musicais que atualmente é administrado pela Sony ATV, assim como os lucros de diversas entidades".

O conteúdo do testamento do cantor foi alvo de muitos rumores desde a morte de Michael Jackson, na última quinta-feira.

A família chegou a afirmar que não sabia se ele havia, de fato, deixado um testamento.

Bebê nasce na Austrália com 6,3 kg

0

Chelsea (à esq.) e prematura Melinda

Chelsea (à esq.) e bebê prematura Melinda (Foto: Townsville Bulletin)

Um bebê pesando 6,3 quilos e medindo 55 centímetros nasceu no hospital de Townsville, na Austrália.

A menina Chelsea Rose Mackay tem menos de uma semana de vida, mas já usa roupas para bebês com até seis meses de idade. Ela é cinco vezes maior do que uma companheira de berçário, Melinda Burns, que nasceu prematura aos sete meses de gestação, com menos de um quilo.

O médico neonatologista Yoga Kandasamy, do hospital de Townsville, disse à BBC Brasil que geralmente a causa de bebês nascerem bem maiores é genética, devido a algum tipo de síndrome ou, mais frequentemente, se a mãe é diabética.

"Ou pode ser apenas um bebê normal, sendo maior do que os outros sem causas mais graves", disse o médico. Segundo Kandasamy, este é o caso de Chelsea, que é saudável, assim como a mãe, Danielle Mackay.

Dieta

Danielle teve de passar por uma cesária devido ao tamanho anormal do bebê, que foi uma surpresa para a mãe de primeira viagem.

"Os médicos já haviam me dito que ela seria grande, pois minha barriga era enorme, mas eles esperavam que pesasse cerca de quatro quilos, e não mais de seis", disse ela, que trabalhava em uma estação rural e tinha uma dieta alimentar, mesmo durante a gestação, rica em carne e vegetais.

"Isso pode ter contribuído para o tamanho do bebê", brincou Danielle.

Chelsea deve ir para casa ainda nesta semana.

Segundo o Guinness World Records, até 2005, o maior recém-nascido da história pesava 10,8 quilos e nasceu no Canadá, em 1879. Ele, no entanto, morreu 11 horas depois de nascer.

Casal é indenizado por acidente em quarto de motel

0

Os desembargadores da Sexta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio condenaram o Hotel Barão da Taquara a pagar indenização por acidente no interior do estabelecimento.

Romildo Pereira dos Santos e Silvanilda Oliveira da Costa alegam que se hospedaram no motel, em abril de 2006, para comemorar bodas de convivência. Ocorre que o espelho localizado acima da cama no quarto alugado veio a despencar sobre o casal, causando-lhes lesões corporais, especialmente no primeiro autor, conforme laudo de corpo de delito.

O laudo do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, apesar de não conclusivo no sentido especificar a causa do evento, constatou que a forração de apoio ao vidro espelhado, era constituída de madeira compensada e apresentava-se carcomida em função da ação de `cupins`.

De acordo com a decisão, Romildo receberá R$ 20 mil e Silvanilda R$ 15 mil a título de danos morais.

Processo nº: 2009.001.29455.

OPORTUNIDADES: Empresa oferece 300 vagas para trabalho em cruzeiros

0



Rio - A Open Seas-Crew Training Brazil oferece, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (Sine), 300 vagas para trabalhar em navios turísticos. A empresa é especializada em seleção e treinamento de pessoal para trabalhar em navios de cruzeiro pelo mundo e recruta candidatos entre 18 e 50 anos para vagas de garçom de restaurante, garçom de bar, assistente de garçom, bartender, cozinheiro, camareiro, ajudante de limpeza, fotógrafo e recepcionista.

A seleção será feita para embarques internacionais em navios e cruzeiros das empresas Costa Crociere, MSC Cruceiros e Monarch Cruises. Os interessados devem falar o inglês intermediário para as funções de limpeza e cozinha. Já o inglês avançado será exigido para as funções de bar, restaurante, recepção, camareiro e spa. O salário varia de 600 euros a 3 mil euros para uma jornada de trabalho de dez horas.

Os candidatos devem ter no mínimo o 2º grau completo ou cursos profissionalizantes ligados à área de turismo, hotelaria, gastronomia, educação física e letras. Também é requisito levado em conta experiência fora do Brasil, em intercâmbios ou estágios.

Os interessados devem procurar o posto do Sine Porto Alegre até o dia 10 de julho, das 13h às 17h, na avenida Mauá, 1013, no Centro Histórico. O candidato deverá portar documentos de identidade, CPF e currículo em inglês, com foto e certificado dos cursos. Informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3289-4795 ou 3289-4796.

As informações são do Terra