sábado, 10 de outubro de 2009

Saiba o que abre e o que fecha no feriadão de 12 de outubro em SP

0

Confira a seguir o que abre e o que fecha na capital paulista no feriado prolongado de 12 de outubro, comemorado na próxima segunda-feira (12).

Saúde
Prontos-socorros e hospitais funcionarão normalmente e as AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) ficarão abertas das 7h às 19h.

Shoppings
Os shoppings funcionam normalmente no sábado (10) e domingo (11), das 10h às 22h. Na segunda-feira, as lojas abrem das 14h às 20h e a praça da alimentação, das 10h às 23h.

Bancos
Os bancos fecham durante todo o feriado prolongado. Se a greve acabar, as agências abrirão normalmente das 10h às 16h.

Educação
Os CEUs (Centros Educacionais Unificados) permanecerão abertos, mas apenas com atividades de recreação.

Mercados e Sacolões
Só estarão abertos os mercados municipais Kinjo Yamato, das 2h às 15h; Paulistano (Central), das 6h às 18h; Pirituba, das 7h às 14h; Teotônio Vilela, das 7h às 13h, e Tucuruvi, das 8h às 13h. Já os mercadões da Lapa, Pinheiros, Santo Amaro e São Miguel abrirão das 8h às 14h. Também funcionam os sacolões Cohab Adventista, das 7h às 13h; Freguesia do Ó, das 7h às 15h. Os de Cidade Tiradentes. Lapa e São Miguel Paulista,abrem das 8h às 14h.

Centros de Assistência
Funcionarão os serviços de emergência e acolhida como abrigos, Cape (Central de Atendimento Permanente e de Emergência) e centros de referência da criança e do adolescente.

Centros Culturais e Educacionais
Apenas a biblioteca Monteiro Lobato ficará aberta das 10h às 14h. Lá, serão realizadas atividades de recreação, teatro e leitura.

Parques
Os parques municipais funcionarão normalmente, com exceção do Parque da Luz, na região central da cidade.

MST nega vandalismo em fazenda no interior de São Paulo

0

Movimento diz que é contrário a qualquer tipo de violência

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) divulgou uma nota nesta sexta-feira negando que tenha tido responsabilidade sobre os atos de vandalismo ocorridos na fazenda Santo Henrique, interior de São Paulo. A confusão foi tanta, que até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o movimento.

O movimento chamou os críticos de inimigos da reforma agrária. “Querem transformar os episódios que aconteceram na fazenda grilada pela Cutrale para criminalizar o MST, os movimentos sociais, impedir a reforma agrária e proteger os interesses do agronegócio e dos que controlam a terra”, afirmou o texto.

O texto do MST diz ainda que ocupa as fazendas com “origem na grilagem de terras públicas, como acontece, por exemplo, no Pontal do Paranapanema e em Iaras (empresa Cutrale), no Pará (Banco Opportunity) e no sul da Bahia (Veracel/Stora Enso)”.

A nota também diz que os sem-terra são contra qualquer tipo de confronto. “ Somos contra a violência. Sabemos que a violência é a arma utilizada sempre pelos opressores para manter seus privilégios. E, principalmente, temos o maior respeito às famílias dos trabalhadores das grandes fazendas quando fazemos as ocupações”.


A nota é assinada pela “direção nacional do MST”.




Será?

Exposição reúne manequins com cabeças de animais

0

Foto: Christian Hofmann

Exposição 'Manimal' reúne cerca de 80 manequins. (Foto: Christian Hofmann)

Uma exposição de manequins humanos com cabeças de animais empalhados está em cartaz até domingo na Foire du Valais, uma feira anual que ocorre na cidade de Martigny, na Suíça.

A exposição Manimal, criada pelo taxidermista suíço Christian Schneiter, reúne manequins com cabeças de mais de 80 espécies de animais vindos dos cinco continentes.

Foto: Christian Hofmann

Taxidermista começou a produzir coleção em 2005.

“A principal dificuldade está em respeitar as proporções entre a cabeça do animal e o corpo de um homem, mulher ou criança”, disse Schneiter.

Ele começou a produzir os trabalhos da coleção em 2005.

As cabeças vieram de animais de verdade. Mas, segundo Schneiter, os direitos de animais foram respeitados e nenhum animal foi morto para os seus trabalhos.

Entre os animais expostos estão um leão jogador de futebol em frente a uma vaca goleira, a cabeça de um tigre sobre o corpo de um homem e um crocodilo de terno e gravata.

A Manimal ocupa uma área de mil metros quadrados imitando um jardim parisiense na feira, que é realizada anualmente desde 1960.

COI inclui golfe e rugby entre esportes para jogos do Rio

0

Tiger Woods

Tiger Woods participou da campanha para transformar o golfe em esporte olímpico

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu incluir o golfe e uma modalidade do rugby, o rugby sevens, entre os esportes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

O rugby sevens é uma versão mais rápida do esporte, com sete jogadores em cada time. Já o golfe não era disputado em uma olimpíada há mais de cem anos.

Os dois esportes conseguiram a maioria dos votos em votações separadas na reunião do COI em Copenhague, na Dinamarca. Golfe foi aprovado por 63 votos a 27 e o rugby passou com 81 votos a oito.

"O tempo vai mostrar que nossa decisão foi sábia", afirmou o presidente do COI Jacques Rogge.

O comitê também aprovou nesta sexta-feira, por unanimidade, o novo mandato de Jacques Rogge, que será o presidente do COI pelos próximos quatro anos.

Uma das principais questões no que diz respeito ao golfe é se os jogadores de maior sucesso vão competir na Olimpíada de 2016. O jogador mais famoso, Tiger Woods, já havia dado a entender na terça-feira que gostaria de participar.

Woods, que gravou uma mensagem em vídeo como parte da apresentação do esporte no COI, afirmou que "existem milhões de jovens jogadores de golfe no mundo inteiro, eles ficarão orgulhosos de representar seu país. Será uma verdadeira honra para qualquer um que pratique este jogo, se transformar em um participante dos jogos olímpicos".