quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Governo Lula repassou R$ 115 milhões a ONGs ligadas ao MST

0

Informações foram repassadas pelo ministro Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) à Câmara dos Deputados


O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, entregou nesta quarta-feira um ofício na Câmara dos Deputados confirmando que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva repassou cerca de R$ 115 milhões a entidades do campo que, diz a oposição, têm ligação com o MST (Movimento dos Sem-Terra).

o ofício, Cassel não diz que essas ONGs pertencem ao MST, mas descreve os valores repassados entre 2004 e 2008. O texto foi encaminhado a pedido do líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO).

O pedido foi feito por Caiado em abril, mas o ministro só respondeu agora, apesar de a legislação recomendar um mês para responder a perguntas da Câmara.

Caiado ficou irritado com o fato de Cassel não ter mencionado o suposto vínculo das entidades com o MST. Segundo o líder, a legislação brasileira impede o repasse de recursos públicos para entidades que, direta ou indiretamente, colaboram, incentivam ou incitam a invasão de imóveis rurais ou de bens públicos.

- O ministro Cassel tem a maior plantação de laranja dentro do seu ministério.Todo dinheiro público sai por essas entidades laranjas para financiar o MST. Já pedimos ao Ministério Público o afastamento do ministro por crime de responsabilidade. Vamos buscar outras instâncias para ajuizar novas ações, também por conivência da prática ilícita.

Astrônomos descobrem anel gigante na órbita de Saturno

0

Imagem artística do anel gigante de Saturno (Foto: Nasa/Divulgação)

Saturno é apenas um ponto no centro do anel gigante (Foto: Nasa/Divulgação)

Cientistas da Nasa (Agência Espacial americana) descobriram um anel gigante em torno de Saturno, em cujo espaço caberiam 1 bilhão de planetas do tamanho da Terra.

Sua parte mais densa fica a cerca de 6 milhões de quilômetros de Saturno e se estende por outros 12 milhões de quilômetros, o que o torna o maior anel de Saturno. A altura do halo é 20 vezes maior que o diâmetro do planeta.

"Trata-se de um anel superdimensionado", definiu a astrônoma Anne Verbiscer, da Universidade da Virgínia em Charlottesville e uma das autoras de um artigo sobre a descoberta publicado na revista científica Nature.

"Se ele fosse visível a partir da Terra, veríamos o anel com a largura de duas luas cheias, com Saturno no meio", comparou a cientista.

Quase invisível

Verbiscer e seus colegas utilizaram uma câmera de infravermelho a bordo do telescópio espacial Spitzer para fazer uma "leitura" de uma parte do espaço dentro da órbita de Phoebe, uma das luas de Saturno.

Segundo a astrônoma, o anel é praticamente invisível por telescópios que utilizam luz, já que é formado por uma fina camada de gelo e por partículas de poeira bastante difusas.

"As partículas estão tão distantes umas das outras que mesmo se você ficasse em pé em cima do anel, não o veria", disse Verbiscer.

Os cientistas acreditam que a lua Phoebe é que contribuiu com o material para a formação do anel gigante, ao ser atingida por cometas.

A órbita do anel está a 27 graus de inclinação do eixo do principal e mais visível anel de Saturno.

Mistério

Os cientistas acreditam que a descoberta do anel poderá ajudar a desvendar um dos maiores mistérios da astronomia - a lua Iapetus, também de Saturno.

A lua foi descoberta pelo astrônomo Giovanni Cassini em 1671, que percebeu que ela tinha um lado claro e outro bastante escuro, como o conhecido símbolo yin-yang.

Segundo a equipe de Verbiscer, o anel gira na mesma direção de Phoebe e na direção oposta a Iapetus e às outras luas e anéis de Saturno.

Com isso, o material do anel colide constantemente com a misteriosa lua, "como uma mosca contra uma janela".

Dançarina mora com 45 cobras em Londres

0

Sue Coleman e cobras (Foto: Mark Soanes/Waltham Forest Guardian)

Sue Coleman quer criar um santuário para cobras não-venenosas (Foto: Mark Soanes/Waltham Forest Guardian)

Uma dançarina britânica que mora com 45 cobras está procurando um espaço maior para adotar mais animais em sua casa em Londres.

Sue Coleman - cujo nome artístico é "Snakey Sue" ("Sue das Cobras", em tradução livre) - mora no bairro de Leytonstone, no leste da capital britânica, e é apaixonada por cobras.

Além de cuidar dos animais, ela também os usa como parte do seu trabalho. Coleman é dançarina de dança do ventre e as cobras fazem parte da sua performance de música e dança.

As cobras também fazem parte de outro negócio de Snakey Sue. Ela participa de diferentes eventos - desde reuniões de empresas a festas de crianças - apresentando as cobras e promovendo a interação dos animais com as pessoas. Coleman trabalha com cobras há 17 anos e diz que trabalha com total segurança. Ela emprega ajudantes para cuidar das cobras.

Um dos seus projetos é criar um santuário para cobras não-venenosas. Ela está procurando ajuda financeira para ampliar sua casa e adotar mais cobras.

Vândalos atacam 'travestis' e descobrem que eram lutadores de vale-tudo

0

Uma noite de bebedeira e violência terminou mal para dois jovens na cidade costeira de Swansea, no País de Gales.

Dean Jonathan Gardener, 19, e Jason Andrew Fender, 22, atacaram um grupo de homens que passavam na rua vestidos de mulher – para descobrir, pouco depois, que os "supostos travestis" eram lutadores de vale-tudo festejando uma despedida de solteiro.

O episódio, flagrado do início ao fim por uma câmera de circuito interno, foi para no site de vídeos YouTube. Minutos antes, os dois haviam se envolvido em outra briga de rua.

As imagens mostram o que parece ser Gardener e Fendner gabando-se de suas habilidades e relembrando momentos do enfrentamento anterior enquanto caminham pela calçada.

Imagens de CCTV mostra troca de socos no centro de Swansea em agosto

Noite de bebedeira e violência terminou mal para os dois jovens

Eles cruzam na rua com os dois homens vestidos de mulher e Gardener resolve abordá-los. Ele peita um deles e depois desfere um soco.

A resposta vem em questão de segundos: um dos lutadores de vale-tudo, em vestido preto e peruca, tenta retribuir a pancada – mas Fendner se coloca entre seu amigo e o rival.

Mas um segundo lutador, que se acerca aos dois pelo outro lado, golpeia com dois diretos certeiros os jovens, que caem na calçada.

Depois que os lutadores partem, as imagens da câmera de circuito interno mostram os dois jovens se levantando e Gardener cambaleando e caindo logo depois. Minutos depois, a polícia prendeu os jovens.

No processo, concluído no início desta semana na corte de Justiça de Swansea, ambos admitiram ter adotado comportamento intimidatório na noite de 30 de agosto.

Imagens de CCTV mostra troca de socos no centro de Swansea em agosto

Defesa reconheceu que jovens haviam bebido muito além da conta

A defesa argumentou que os réus não tinham intenção de se meter em confusão naquela noite, mas haviam bebido muito além dos limites toleráveis.

Gardener e Fendner foram condenados a quatro meses de trabalho comunitário e receberam uma tarja eletrônica para garantir que durante esse período permanecerão em casa entre as 19h00 e as 07h00.