sábado, 13 de fevereiro de 2010

Gerente da Casa da Moeda chilena é demitido por erro em moeda

0

Moedas chilenas

Erro na moeda foi terceiro equívoco recente da Casa da Moeda chilena

O gerente geral da Casa da Moeda do Chile, Gregorio Iñiguez, foi demitido do cargo depois de milhares de moedas chilenas terem sido produzidas com o nome do país escrito de maneira errada.

Em vez de C-H-I-L-E, as moedas traziam C-H-I-I-E estampado em sua face.

As moedas de 50 pesos chilenos entraram em circulação em 2008, mas ninguém havia notado o erro até o ano passado. Mesmo assim, as autoridades chilenas dizem não ter planos de recolhê-las.

O correspondente da BBC em Santiago Gideon Long contou que a população está caçando as peças para guardá-las, porque as moedas viraram alvo de colecionadores e há quem pague um bom dinheiro por elas.

Além de Gregorio Iñiguez, outros empregados da instituição também foram demitidos.

A recente trapalhada com as moedas não foi o primeiro erro embaraçoso do órgão chileno.

Em outubro de 2009, um funcionário vendeu a um colecionador uma medalha rara, que deveria ter sido mantida no museu da Casa da Moeda.

Um mês depois, outra medalha, desta vez estampando o rosto da presidente chilena Michelle Bachelet, foi inadvertidamente vendida

Fazendeiro russo usa minas para afugentar ladrões de batata

0

Mapa de Primorye

A fazenda de Alexander Skjopintsev fica perto da fronteira chinesa

Um fazendeiro russo foi condenado em um tribunal por colocar minas terrestres antipessoais em suas terras para impedir a entrada de ladrões.

Alexander Skopintsev, de Primorye, no leste do país, perto da fronteira com a China, colocou três minas no local após montá-las na garagem.

O fazendeiro, 73 anos, aparentemente estava preocupado com frequentes furtos de batatas de sua fazenda.

Skopintsev foi preso depois que um invasor pisou em um fio armado para detonar uma das minas em agosto passado e ficou ferido na explosão.

Esse tipo de mina pode matar ou incapacitar suas vítimas, e são detonadas por pressão, por um arame esticado ou remotamente.

O fazendeiro foi condenado por manufaturar e armazenar ilegalmente armas e recebeu uma pena suspensa de dois anos e meio.

"Skopintsev disse em seu depoimento que tinha fabricado os artefatos explosivos para proteger seu jardim contra ladrões", disseram os promotores locais em nota divulgada pela agência de notícias RIA-Novosti.

Clinton deixa hospital após procedimento cardíaco

0

Clinton no Haiti

Clinton esteve recentemente no Haiti para ajudar no trabalho humanitário

O ex-presidente americano Bill Clinton, de 63 anos, deixou nesta sexta-feira um hospital em Nova York no qual foi submetido a um procedimento cardíaco após ser internado na véspera com dores no peito.

Clinton sorriu e acenou para as câmeras ao deixar o Hospital Presbiteriano da Universidade de Columbia e entrar no carro que o aguardava para levá-lo para casa.

O cardiologista Allan Schwartz havia afirmado antes que o ex-presidente estava “de bom humor” após a colocação de dois stents, pequenos tubos que mantêm as artérias do coração abertas.

Segundo o cardiologista, Clinton não sofreu um ataque cardíaco e poderá voltar ao trabalho já na segunda-feira.

Há mais de cinco anos, o ex-presidente havia sido submetido a uma operação para a implantação de quatro pontes de safena no mesmo hospital de Nova York.

Hillary

Segundo uma fonte do Departamento de Estado, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, mulher de Bill Clinton, saiu de um encontro com o presidente Barack Obama no Salão Oval da Casa Branca e foi para Nova York para ficar ao lado do marido.

A secretária adiou para sábado uma viagem de três dias ao Catar e à Arábia Saudita, que estava inicialmente agendada para esta sexta-feira.

Um comunicado oficial distribuído por um conselheiro do ex-presidente após sua internação dizia que “Clinton está bem e vai continuar com o foco em seu trabalho na Fundação Clinton e nos esforços de reconstrução do Haiti".

O ex-presidente americano é enviado especial da ONU ao Haiti, onde esteve recentemente para ajudar nos trabalhos humanitários após o terremoto do dia 12 de janeiro.

30% dos usuários acham internet bom local para romance, diz pesquisa

0

Sul-coreanos e americanos são menos se empolgam com romances virtuais

Uma pesquisa encomendada pelo Serviço Mundial da BBC e divulgada neste sábado indica que 30% dos usuários de internet consideram a rede mundial de computadores um bom lugar para encontrar namorados ou namoradas.

O estudo realizado pela GlobeScan com quase 11 mil internautas de 19 países (o Brasil não foi incluído) indica que a Índia e o Paquistão são os países em que a sedução virtual é mais popular.

Para 59% dos usuários indianos entrevistados e 60% dos paquistaneses, a internet é um bom local para encontrar namorados.

Gana (47%) e Filipinas (42%) também parecem ter internautas empolgados com romances online.

Por outro lado, americanos (21%), sul-coreanos (16%), britânicos (28%) e franceses (27%) não apresentaram grande aprovação da ideia.

A pesquisa também indica que, entre os internautas, homens aprovam o namoro virtual mais do que mulheres, já que 33% dos ouvidos na pesquisa veem a internet como um bom lugar para se encontrar parceiras, enquanto apenas 27% da mulheres entrevistadas concordam com isso.

A idade também parece fazer diferença, já que a faixa etária entre 18 e 24 anos apresenta maior entusiasmo (36%) pelos encontros virtuais.

Mesmo assim, até entre aqueles acima de 65 anos, quase um quarto (23%) considera a internet um bom local para conhecer interesses amorosos.

O nível de instrução também parece fazer diferença. Entre universitários, apenas 28% aprovam a ideia, enquanto, entre estudantes secundários, 36%.

A pesquisa foi encomendada pela BBC como parte de uma temporada de notícias dedicada à internet, Superpower, que deve começar no Reino Unido em 8 de março.