sábado, 5 de setembro de 2009

Vice-presidente afirma estar preparado para a morte

0

A revista Veja que chega às bancas neste domingo traz uma entrevista com o vice-presidente da República, José Alencar, na qual ele afirma estar preparado para morrer. "Estou preparado para a morte como nunca estive nos últimos tempos. A morte para mim hoje seria um prêmio. Tornei-me uma pessoa muito melhor. Isso não significa que tenha desistido de lutar pela vida", afirma.

Na entrevista, Alencar revela ter consciência de que sua doença é incurável. "Tenho consciência de que o quadro é, no mínimo, dificílimo - para não dizer impossível, sob o ponto de vista médico. Mas, como para Deus nada é impossível, estou entregue em Suas mãos", diz o mineiro de 77 anos.

Apesar disso, o vice-presidente afirma se sentir bem. "Está tudo ótimo: pressão, temperatura, coração e memória. Tenho apetite, inclusive - só não como torresmo porque não me servem", brinca. Ele diz que a doença o ensinou a ser mais humilde. "Pensando bem, o sofrimento é enriquecedor", analisa.

Sobre uma declaração que fez no passado, quando utilizando uma metáfora do futebol, disse que estava ganhando por 1 a 0 a luta contra a doença, Alencar respondeu: "Olha, depois de todas as cirurgias pelas quais passei nos últimos anos, agora me sinto debilitado para viver o momento mais prazeroso de uma partida: vibrar quando faço um gol. Não tenho mais forças para subir no alambrado e festejar".

O vice-presidente diz se sentir cansado o ultimamente. O tratamento que eu fiz nos Estados Unidos me deu essa canseira. "Ando um pouco e já me canso."

Segundo ele a colostomia (desvio do intestino para uma saída aberta na lateral da barriga, onde são colocadas bolsas plásticas) mudou sua rotina. "Faço o máximo de esforço para trabalhar normalmente. O trabalho me dá a sensação de cumprir com meu dever. Mas, às vezes, preciso de ajuda", conta Alencar. "Se estou em uma reunião, por exemplo, digo que vou ao banheiro, chamo um deles (enfermeiros) e o que tem de ser feito é feito e pronto. Sem drama nenhum."

Alencar disse ser um privilegiado por receber apoio do povo brasileiro. "Você não imagina a quantidade de manifestações afetuosas que tenho recebido. Um dia desses me disseram que, ao morrer, iria encontrar meu pai, falecido há mais de 50 anos. Aquilo me emocionou profundamente. Se for para me encontrar com mamãe e papai, quero morrer agora. A esperança de encontrar pessoas queridas é um alento muito grande - e uma grande razão para não ter medo do momento da morte", conclui.

Alencar luta contra a doença há 12 anos e já foi submetido a 15 cirurgias. Só no último mês de julho foram duas intervenções - a primeira no dia 9, quando foram retirados tumores para desobstrução do intestino, e a segunda no dia 24, uma colostomia (procedimento no qual se faz uma abertura no abdome para drenagem).

Redação Terra

Nevoeiro atrasa 20% dos voos no aeroporto de Florianópolis

0

Apesar de nevoeiro no início da manhã, capital catarinense deve ter sol neste sábado
Apesar de nevoeiro no início da manhã, capital catarinense deve ter sol neste sábado
05 de setembro de 2009

Um forte nevoeiro registrado na manhã deste sábado em Florianópolis (SC) atrasou voos no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Cerca de 20% das decolagens previstas entre 0h e 10h deste sábado na capital catarinense ocorreram com atraso, de acordo com a Infraero. Um voo foi cancelado.

Desde as primeiras horas do sábado, o nevoeiro atingiu praticamente toda região central e o sul de Florianópolis. De alguns pontos era impossível enxergar até mesmo as pontes que fazem a ligação entre o continente e a ilha de Santa Catarina, onde está localizado o centro da cidade.

No aeroporto, as condições meteorológicas desfavoráveis atrasaram pelo menos três voos e as atividades foram suspensas no início da manhã. De acordo com as informações da Infraero, o maior atraso ocorreu no vôo Gol 1813, com destino ao Rio de Janeiro: a aeronave decolou às 9h10, cerca de 2h25 depois do horário previsto.

"Vim trazer uma amiga e ficamos esperando o vôo ao Rio de Janeiro. Chegamos no aeroporto às 6h e não enxergávamos nada por causa da neblina", disse o empresário Marcelo Zilli Barbosa, 28 anos. "Acho que não tinha jeito mesmo de decolar. Ela só embarcou duas horas depois", afirma.

Outros dois voos que partiram de Florianópolis com destino a São Paulo também sofreram atraso superior a uma hora. A situação só foi normalizada após às 9h30, quando o nevoeiro perdeu força.

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram), apesar do nevoeiro no início da manhã, o sol deve aparecer com força na tarde deste primeiro dia de feriadão e as temperaturas devem permanecer altas para o inverno.

Subprefeitura de Londres cobre painel de Banksy com tinta preta

0

Mural de Banksy parcialmente coberto de tinta

O mural foi pintado em 2003 e era visitado por turistas

A subprefeitura do bairro de Hackney, no leste de Londres, pintou por engano sobre um painel de grafite feito pelo artista gráfico britânico Banksy.

A imagem representava a família real inglesa de forma caricaturada e havia sido pintada em 2003, com o consentimento da proprietária do prédio, para o lançamento de um single da banda Blur.

Nesta sexta-feira, funcionários da subprefeitura passaram uma camada de tinta preta sobre a obra do artista.

A proprietária, Sofie Attrill, só percebeu que o painel estava sendo pintado quando os funcionários já haviam coberto boa parte do mural. Em lágrimas, ela pediu que eles parassem.

“Eu caí no choro, mas uma multidão se reuniu ao meu lado e conseguimos fazer com que eles parassem antes de o painel ser destruído completamente”, disse Attrill.

Segundo ela, o painel foi pintado para que pudesse ser fotografado para o lançamento da música Crazy Bits, da banda Blur.

Desde então, o mural tem atraído turistas de todo o mundo e se tornou uma espécie de ponto turístico no bairro.

O artista

Banksy, cuja identidade nunca foi revelada oficialmente, é conhecido por seus desenhos de conotação política em edifícios públicos da capital britânica e em outras partes do mundo.

No ano passado, um grafite pintado pelo artista do lado de fora da parede de um prédio em Londres foi vendido pelo equivalente a US$408 mil em um leilão no site eBay.

O preço de obras de Banksy subiu muito no último ano pelo mistério sobre sua identidade e por sua freqüência na mídia.

Uma obra do artista encomendada para ser capa do álbum da banda britânica Blur foi vendida por mais de US$ 560 mil em um leilão em 2007.

Aviso

A subprefeitura de Hackney precisava da autorização da proprietária para remover o mural porque a obra estava pintada em uma propriedade privada.

A subprefeitura afirmou que enviou cartas para Attrill, mas para um endereço antigo, onde ela morou há 25 anos.

Como não recebeu nenhuma resposta da proprietária, a subprefeitura foi em frente na decisão de pintar sobre o painel.

“Devido a um problema com o registro de imóveis, infelizmente nossas cartas sobre a intenção de pintar sobre o mural não chegaram à proprietária”, disse Alan Liang, functionário da subprefeitura de Hackney.

Segundo ele, assim que souberam do engano, a pintura foi interrompida.

“Estamos conversando com a proprietária sobre a melhor maneira de resolver a questão”, afirmou.

A subprefeitura informou ainda que não “está em posição de julgar se grafite é arte”.

De acordo com Attrill, ela não está não estava interessada no potencial lucro que poderia ter com a obra de Banksy.

“Nunca quis fazer dinheiro como muitas pessoas querem – mas o mural era parte de nossas vidas e agora não existe mais”, disse.