quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Relógio perdido em naufrágio é devolvido à família 128 anos depois

0

O relógio que foi encontrado no mar depois de 128 anos (foto: Wales News)

O relógio ficou no fundo do mar e Freshwater West desde 1881

Um relógio de bolso prateado que ficou no fundo do mar por quase 130 anos foi devolvido à família de seu dono na Grã-Bretanha.

O mergulhador Rich Hughes, que o encontrou, viu a peça brilhando na areia quando explorava uma antiga embarcação naufragada durante uma tempestade em 1881 na costa de Pembrokeshire, no País de Gales.

Hughes realizou um trabalho de detetive para encontrar os descendentes do dono do relógio, que pertencia ao capitão do navio, Richard Prichard. O nome do capitão estava gravado na tampa do relógio, com os dizeres:"Richard Prichard 1866 Abersoch North Wales".

"Fiquei surpreso com as boas condições do relógio, depois de ficar no fundo do mar durante gerações", disse o mergulhador. "Assim que vi o nome comecei a pensar em Richard Prichard. Sabia que ele devia ser o comandante do navio, porque ninguém da tripulação conseguiria pagar por um relógio caro."

A antiguidade será entregue ao dentista aposentado Owen Cowell, da cidade de de Pwllheli, o mais próximo parente vivo de Prichard.

Morte misteriosa

Hughes descobriu que Prichard era o capitão do Barbara, um navio pequeno que naufragou durante uma tempestade em 1881, há 128 anos. O comandante havia morrido misteriosamente durante uma viagem para buscar um carregamento de arroz em Mianmar.

Seu corpo foi lançado ao mar seguindo a tradição dos marinheiros, e o seu substituto, conhecido apenas como capitão Jones, ficou com o relógio - possivelmente para entregá-lo à família de Pritchard depois da chegada em Liverpool.

Mas o navio nunca chegou ao seu destino. Por falta de habilidade, o capitão Jones levou a embarcação para o Canal de Bristol em vez do canal de St George.

Atingido pela tempestade, o navio afundou. Toda a tripulação foi resgatada, exceto o capitão Jones, que afundou junto com o Barbara.

O mergulhador Rich Hugues (foto: Wales News)

Rich Hughes pediu a ajuda de um historiador amador para localizar a família

"É possível que ele tenha morrido com o relógio prateado no bolso", disse Hughes. "Os restos dele já se foram há muito tempo mas o relógio sobreviveu, possivelmente pelo fato de ter sido enterrado em sedimentos, o que teria preservado o relógio."

Historiador

Após a descoberta, o mergulhador afirmou que sentiu a necessidade de entregar o relógio a alguém da família do seu dono original.

"O relógio não era meu e eu queria retorná-lo a quem de direito", afirmou Hughes.

Ele entrou em contato com um historiador amador, David Roberts, para tentar encontrar a família do capitão Prichard.

"Pela inscrição (gravada no relógio) sabia que ele era de Abersoch, então visitei dois cemitérios na área. Através de sua árvore genealógica, consegui encontrar os descendentes do capitão Prichard e me surpreendeu que eles ainda vivessem no norte do País de Gales", disse Roberts.

O historiador descobriu duas homenagens ao capital Prichard, uma em um túmulo de seus familiares e outra no túmulo de sua esposa e filho.

A avó do dentista aposentado Owen Cowell, que receberá a antiguidade no fim deste mês, era prima de Prichard.

"Estou muito contente que o relógio vai voltar para casa depois de todos estes anos", afirmou Cowell. "Foi uma grande surpresa que meus ancestrais tivessem uma vida tão movimentada em navegação."

A peça, fabricada pelo relojoeiro Richard Thomas, do norte do País de Gales, será exposta no vilarejo, mas não será consertada para voltar a funcionar.

Campanha recolhe edredons para cães abandonados em Manchester

0

Cadela Daisy com edredon doado (Foto: Manchester City Council/Divulgação)

Cadela Daisy com edredon doado (Foto: Manchester City Council/Divulgação)

Uma campanha da cidade de Manchester, no norte da Inglaterra, está incentivando estudantes a doarem cobertores, lençóis e edredons usados a abrigos que mantêm cachorros velhos ou que foram abandonados.

A iniciativa foi tão bem recebida entre os jovens que, nos últimos dias, foram necessárias seis viagens de van para levar todas as doações das residências estudantis para os abrigos da região.

"Os edredons, por exemplo, têm uma excelente utilidade para nossos cães mais velhos e machucados, que precisam de uma cama mais macia e mais grossa para sentirem menos impacto nas articulações e nos seus ferimentos", disse Lisa Graham, da organização Manchester Dogs' Home.

Os estudantes também doaram caixas de talheres, panelas, pratos e utensílios de cozinha, que serão distribuídos entre organizações que atuam com comunidades carentes.

Fim do ano letivo

O ano letivo terminou nas últimas semanas e muitos estudantes são obrigados a deixar o alojamento universitário.

Para evitar o desperdício de itens que eles não usariam mais, a administração local e a Universidade de Manchester iniciaram a campanha por reciclagem em maio.

Além dos itens de cama e cozinha, foram recolhidas dez toneladas de papel e vidro.

"Os resultados mostram que os estudantes se interessam em contribuir para a iniciativa de reciclagem e reaproveitamento promovida em Manchester", afirmou Nigel Murphy, do Departamento de Meio Ambiente do governo da cidade.

"Gostaríamos de ver este trabalho continuar no ano que vem."

Michelle Obama estreia em lista das mais poderosas da 'Forbes'

0

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, entrou pela primeira vez na lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo, elaborada pela revista americana Forbes.

Michelle ocupa o 40º lugar da lista, à frente da Rainha Elizabeth 2ª (42º) e da apresentadora americana Oprah Winfrey (41º) .

O ranking é liderado pela chanceler alemã, Angela Merkel, que aparece no topo da lista pela quarta vez. Ela é seguida de Sheila Bair, presidente da Corporação Federal de Seguros de Depósito (FDIC, em inglês), um dos principais organismos financeiros dos Estados Unidos.

Em terceiro lugar na lista da Forbes aparece Indra Nooyi, diretora-executiva de PepsiCo.

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, ocupa o 11º posto, enquanto a chefe de Estado chilena, Michelle Bachelet, o 22º.

“Nós observamos centenas de mulheres que estão no topo de seu campo de atuação nos negócios, política e em organizações sem fins lucrativos, e colocamos umas contra as outras para ver como elas se colocam no que se refere ao poder”, disse Chana Schoenberger, co-editora da lista.

“No sexto ano em que realizamos o ranking, nós encontramos um número cada vez maior de mulheres que estão liderando o mundo”, disse ela.

Poder

Na lista de 2009, há 27 diretoras de grandes empresas e 10 mulheres com os títulos de chanceler, primeira-ministra ou presidente.

Segundo a Forbes, Merkel chegou ao topo da lista “depois de tirar a Alemanha da recessão antes do esperado”.

Além de Michelle Obama, estrearam na lista da Forbes a 1ª primeira-ministra mulher da Islândia, Joahanna Sigurdardottir, e a premiê de Bangladesh, Hasina Wajed.

“É um bom ano para as mulheres no poder. O tumulto econômico leva as empresas e os países a buscarem mudanças, por isso acho que vamos ver oportunidades para as mulheres líderes”, disse a co-editora.

Parque britânico proíbe levantar braços em montanha-russa após queixas de mau cheiro

0

Um parque de diversões da Grã-Bretanha proibiu os visitantes de levantar os braços nas montanhas-russas, depois que vários clientes se queixaram do mau cheiro nas atrações.

A administração do Thorpe Park, no condado de Surrey, colocou avisos nas filas para os brinquedos e distribuiu desodorantes para que os funcionários apliquem nos clientes.

Segundo Mike Vallis, diretor do parque, muitos visitantes reclamaram do mau cheiro durante uma onda de calor no mês de junho.

Ele disse que a combinação do calor com as "emoções" das montanhas-russas pode produzir um excesso de mau cheiro.

"O corpo humano reage ao medo e aos sustos produzindo mais suor", afirmou.

Um assessor de imprensa do parque disse que pessoas com "mau cheiro" não serão proibidas de entrar nas atrações, mas serão abordadas discretamente com um pedido para que apliquem desodorante.

O assessor negou que tudo não passe de uma jogada de marketing.

"Podem dizer que é apenas para fazermos propaganda, mas a verdade é que levamos a sério os comentários dos nossos clientes", disse.