segunda-feira, 15 de junho de 2009

CAMISETA QUE VIRA ADUBO

1

Um casal nos EUA teve uma idéia genial: lançar uma camiseta que depois de velha você corta em pedaços, enterra no jardim ou na horta que as minhocas comem. É a camiseta compostável.
camiseta-compostavel-2
Em casa eles fazem compostagem de lixo há muitos anos e, para estimular esta atitude nos outros bolaram esta camiseta feita de algodão orgânico e estampada com tinta a base de água, que depois simplesmente vira um adubo natural.
As peças são enviadas por correio em caixas usadas do próprio correio ou em velhas caixas de sapatos dos vizinhos deles. Para presente são embrulhadas em papel celofane biodegradável.

Susan Boyle abandona turnê do programa 'Britain's Got Talent'

0

Fenômeno da música, Susan Boyle, segunda colocada no programa Britain's Got Talent, acabou abandonando a turnê que programa da TV britânica organiza para descansar.

Segundo o tablóide The Sun, a cantora que iria se apresentar em Manchester neste final de semana foi aconselhada pelos organizadores do evento a se afastar momentaneamente dos holofotes.

Susan Boyle foi aconselhada a descansar durante sua turnê
Susan Boyle foi aconselhada a descansar durante sua turnê

"Susan foi aconselhada a descansar. Ela manda suas desculpas sinceras aos fãs por não comparecer ao show", disse um porta-voz da turnê. A maior preocupação no momento é em relação ao estado mental de Susan, que teria se agravado após a decepção de perder a final do programa. Após o reality show, a cantora chegou a se internar durante cinco dias em um clínica psiquiátrica.

"Estamos monitorando sua saúde para evitar o constrangimento que aconteceu após o programa. Tem sido uma montanha-russa de emoções e ela sabe que precisa manter os pés no chão", explicou.

A expectativa é de que Susan Boyle possa se apresentar na Escócia, sua terra natal, quando a turnê passar por lá. "Ela está determinada a se apresentar em ao menos um dos shows na Escócia", finalizou.

Lula high tech

0

Cada vez mais conectado à era digital, o presidente cria blog do Planalto e lança perfis no orkut e no Twitter

Sérgio Pardellas

Antes de assumir a Presidência da República, o ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que não tinha muita intimidade com as novas tecnologias. O tempo passou, Lula está há quase sete anos no poder e acabou por aderir de vez ao mundo high tech. A partir de julho, ele poderá mandar mensagens pela internet, gravar vídeos no YouTube e até participar de chats. Todas essas ferramentas estarão disponíveis no blog do Planalto, nome provisório do site da Presidência, cujo pré-lançamento está marcado para a quinta-feira 24 em Porto Alegre, durante o Fórum Internacional do Software Livre. O objetivo do governo ao criar o novo canal institucional é aproximar ainda mais Lula da população e ampliar a comunicação institucional. A linguagem utilizada no novo site será a mais simples e direta possível, recorrendo a mensagens curtas, vídeos e até infográficos. Atualmente, no site do Planalto, apenas o áudio dos discursos de Lula é disponibilizado.

"A internet é o extravasamento da liberalidade do ser humano", definiu o presidente, em recente conversa com representantes de portais.

NOTEBOOK Para Lula, "a internet é o extravasamento da liberalidade"

A decisão de criar o blog de Lula foi inspirada na bem-sucedida ideia do presidente dos EUA, Barack Obama, de utilizar as chamadas redes sociais da internet para impulsionar sua campanha e ampliar o contato com o eleitorado. Um estudo encomendado pela Secretaria de Comunicação da Presidência revelou que existe uma fatia considerável da população que não se informa pelos meios tradicionais de comunicação.

Esse é um dos públicos que o governo também pretende alcançar, dentro da política de fazer com que as notícias institucionais cheguem ao maior número possível de brasileiros. "O blog é um instrumento a mais, mas não eliminará as entrevistas de improviso que o presidente dá no dia a dia", ressalta um assessor de Lula. outro objetivo, com o novo meio de comunicação, é responder com mais agilidade aos questionamentos que chegam diariamente à Presidência.

De acordo com o departamento responsável pela correspondência do governo, as respostas a indagações por e-mail costumam demorar no máximo dez dias. A expectativa é de que, com o blog, elas aconteçam quase em tempo real. Cinco vagas já foram abertas e pessoas estão sendo contratadas para participar do projeto.

A Presidência irá criar ainda um perfil no site de relacionamentos Orkut e no Twitter, um microsite atualizado permanentemente com mensagens curtas. No início do ano, um internauta mineiro lançou, por iniciativa própria, um perfil de Lula no Twitter. Conseguiu 600 seguidores em pouco mais de um mês. Os assessores do presidente, então, entraram em contato com ele para conhecer os mecanismos e os atalhos da nova ferramenta que, em breve, será utilizada com a chancela do governo. O aprimoramento dos sites do Planalto prevê o lançamento de um portal de notícias no Exterior. No total, o governo vai investir no projeto R$ 11 milhões. Hoje, existem no orkut mais de mil páginas falsas sobre Lula. O presidente também possui um registro não oficial no Facebook, uma das redes sociais mais populares da web, com 200 milhões de usuários. Na página, o Lula falso possui seis amigos, que postam mensagens diárias sobre os discursos presidenciais.

Cada vez mais conectado à nova era cibernética, Lula, além do blog, tem à disposição smartphones, BlackBerrys, aparelhos com acesso a e-mails e conexão rápida à internet e um laptop de última geração, em que acompanha notícias do Brasil e do mundo. O presidente confessa que não tem o hábito de usá-los, até porque vive cercado de assessores que o abastecem de todas as informações necessárias.

Porém, para quem se dizia pouco familiarizado com as novidades da rede mundial de computadores, Lula tem mostrado que está sintonizado com os benefícios que ela pode oferecer.

No fim do ano passado, presenteou os governadores Jaques Wagner, da Bahia, e Cid Gomes, do Ceará, com músicas baixadas da internet. Entre elas, "Viola Enluarada", de Sérgio Valle, e "Baiano Burro Nasce Morto", de Gordurinha. "Como eles são jovens, gostaria que conhecessem as boas músicas do meu tempo", justificou.

A Europa segue a mesma tendência. Desde janeiro de 2006, o primeiroministro da França, François Fillon, mantém um blog com artigos, fotos, vídeos e discursos sob o slogan "A França pode suportar a verdade". A rainha Elisabeth II, 83 anos, além de um blog pessoal, lançou um canal real no YouTube, com um logotipo exclusivo do Google. Em 2008, por intermédio do YouTube, a rainha leu sua tradicional mensagem de Natal para a população. No início deste ano, Elisabeth II ganhou de presente de Barack Obama um iPod, para armazenar suas músicas preferidas. Na Inglaterra e na França, o primeiro ministro inglês, Gordon Brown, e o presidente, Nicolas Sarkozy, também se renderam ao YouTube.

O uso dos mecanismos de comunicação da internet por políticos nunca foi tão intenso como agora. Uma pesquisa da Universidade de Brasília mostrou que houve crescimento de 317% no número de sites de candidatos no Brasil, em comparação com as últimas eleições municipais. Segundo o cientista político Sérgio Braga, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), as ferramentas digitais ajudam a dar credibilidade aos governantes. "Elas são a melhor maneira de dar transparência às campanhas e mandatos. Servem como uma maneira de fidelizar o eleitor ao longo do tempo." Por exemplo, na última campanha eleitoral, o PT criou uma rede com mais de 200 mil internautas favoráveis à reeleição de Lula. O problema é que a maior parte dos contatos se perdeu. Com o blog e o Twitter as pessoas serão cadastradas e as informações ficarão amarzenadas num banco de dados.

De acordo com Moriael Paiva, diretor-executivo de criação da Talk Interactive e especialista em campanhas online, há exemplos práticos no Brasil de como a rede pode ser fundamental para os políticos.

"Um deles foi a campanha online de Gilberto Kassab à prefeitura de São Paulo, em que mesmo com as restrições foi possível criar formas inovadoras de conversa com eleitores e uma aproximação entre o público jovem e o então candidato", explica.

"Imagine se pudéssemos realizar essa conversa oficial também no Orkut?", sugere. Segundo Paiva, já existe uma forma diferente de interação entre políticos e população, tornando essa comunicação muito mais direta. "A internet é realidade no dia a dia de milhões de brasileiros. A escolha dos governantes com o apoio desse canal traz possibilidades que certamente vão engrandecer o processo democrático", prevê Paiva.

Sua internet é uma carroça

0

Pesquisa mostra que a velocidade de conexão na web do Brasil é uma das mais lentas do mundo

Tatiana de Mello

Até o final de 2008, dez milhões de brasileiros terão acesso à internet rápida. O número é de respeito, mas não há o que comemorar. Uma pesquisa das universidades de Oxford, na Inglaterra, e Oviedo, na Espanha, revelou que, na verdade, o que os brasileiros chamam de banda larga é uma conexão de qualidade muito inferior ao que há disponível em outras partes do mundo. Segundo a pesquisa, encomendada pela empresa de tecnologia de sistemas Cisco, temos um dos piores acessos à internet rápida do planeta. No ranking de 42 países, estamos na 38ª posição. Apenas México, Chipre, Índia e China têm internet pior do que a nossa. A velocidade média de download (recebimento de dados) no Brasil é de 1052 kbps. Uma velocidade considerada satisfatória seria a de, pelo menos, 3,75 Mbps (quase quatro vezes a nossa). No Brasil, velocidades muito baixas já são classificadas como banda larga. Para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), uma velocidade de 64 kbps já é banda larga (só para se ter uma idéia, uma conexão discada tem 56 kbps). Além da complacência, muitos contratos de internet de banda larga no Brasil garantem apenas 10% da velocidade vendida. Ou seja: um usuário que contratou um pacote de 2 Mbps pode ter apenas 200 kbps disponíveis. “O problema é que todo mundo aceita isso como normal. No nosso modelo, não há competição”, disse à ISTOÉ Horacio Belfort, presidente da Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido (Abusar).

Os dados da pesquisa foram captados a partir de oito milhões de testes de velocidade feitos por usuários de todo o mundo. Em uma escala qualitativa que vai de 0 a 100, o Brasil fez apenas 13 pontos. Convertendo isso em qualidade: um país com uma boa internet deveria ter 32 pontos. Uma notícia mais alentadora é que mesmo países desenvolvidos como Canadá, Reino Unido e Espanha ficaram abaixo desse patamar. O México foi o último colocado no ranking. A melhor internet do mundo é a do Japão. O país fez 98 pontos na escala (velocidade de download de 16,7 Mbps) e foi o único a ter uma internet de qualidade para se assistir a vídeos em alta definição. É a esse nível que os analistas querem que o Brasil chegue. O estudo prevê que em três ou cinco anos a internet precisará ter uma velocidade de, pelo menos, 11,25 Mbps para garantir o acesso às novas tecnologias. Para isso ocorrer no Brasil, segundo conclusão da pesquisa, devem ocorrer mudanças em todos os níveis. O governo precisa investir em infra-estrutura; as prestadoras de serviço devem se comprometer com qualidade; e o usuário final deve manter seus equipamentos atualizados e fazer testes de velocidade para conferir se o que paga é o que de fato leva.

Em quantidade de acesso, o Brasil já tem número de gente grande. Alcançaremos até o final deste ano a meta de banda larga que era esperada para 2010. “A maior venda de laptops e desktops para o segmento residencial, estimulada por ofertas de crédito no mercado, implica aumento da demanda por banda larga nos lares brasileiros”, avaliou Pedro Ripper, presidente da Cisco do Brasil. O crescimento é tão intenso que a meta para 2010 foi elevada para 15 milhões de usuários de internet rápida. Mas será que o Brasil alcançará a velocidade que a tecnologia vai exigir?


Pitty equaliza psicodelia em novo CD

0

Cantora lança terceiro álbum de inéditas em agosto e adianta para o Estado quatro músicas da obra, calcada nos anos 60 e 70

As músicas pesadas ficam. As baladas ganham cores e texturas diversas, enquanto um sabor psicodélico atiça os neurônios. Aos 31 anos, a baiana Pitty decidiu mergulhar no passado para atualizar o futuro. Em agosto, quando desvendará por inteiro seu terceiro disco de inéditas - ainda em produção no estúdio/casa do baterista e ex-namorado Duda Machado -, a cantora testará mais uma vez a popularidade com seu público.

Desde janeiro deste ano, a rotina do maior nome feminino do rock nacional é a mesma. Shows no fim de semana e 12 horas diárias de experimentos, rabiscos e discussões durante a semana no aconchegante espaço no centro de São Paulo que a cantora chama de ?factory?. "Enquanto gravo uma voz, o Martin (guitarrista) cozinha, o Spencer (videodesigner) alimenta e edita nosso site, alguém pinta uma tela. Montamos um espaço criativo onde as ideias são fomentadas a todo momento", fala Pitty, enquanto bate as cinzas de mais um cigarro.

Cantora e banda ficaram quatro anos sem gravar um álbum de inéditas. Para voltar a escrever, Pitty tirou o pó dos inúmeros cadernos de anotação espalhados pelos cantos e juntou a eles um dicionário, livros de filosofia, psicologia e história da arte. "Tive um bloqueio no início, fiquei angustiada. Não me conformava em fazer o mesmo ou pior. Tinha de ser tudo muito melhor", comenta.

Os assuntos escolhidos para a nova empreitada não diferem muito daqueles já apresentados em seus dois primeiros álbuns de estúdio (Admirável Chip Novo de 2003, e Anacrônico de 2005). Segundo ela, "uma investigação sobre o ser humano como um todo".

Musicalmente, entretanto, o disco (ainda sem nome definido) apostará na infusão de músicas "para dançar", baladas psicodélicas com suspiros de Portishead e Velvet Underground, experimentalismo e o peso habitual de suas composições passadas. "Escutei muitas coisas dos selos Motown, Stax, viciei na obra do (produtor) Phil Spector. Existe peso e leveza. É o disco mais psicodélico que a gente fez na vida. Não esperava que fôssemos para esse lado", explica, enquanto escuta ao fundo músicas refrescantes de Otis Redding e Sam Cookie. Pitty ainda cita uma ária de Carmem, de Bizet, que inspirou Água Parada, e uma frase de Marcel Proust na canção Medo. "Vamos brincar com tudo. Gravei chuva, maracas, sinos, guizo, palmas, uma voz debaixo da goiabeira."

Para quem a conhece de outros tempos, Pitty parece muito mais relaxada e certa daquilo que está fazendo. Uma atitude que justifica essa mudança é o ensaio sensual que publicou recentemente em seu site (www.pitty.com.br), onde posa de pin-up. "Minha prioridade era mostrar o som e a banda. Agora que isso já está estabelecido, é claro que dá para relaxar mais e usufruir a feminilidade. Amo arte erótica, mas aqui (no Brasil) as pessoas costumam só olhar se o peito está em pé ou se a barriga está boa. Tento canalizar esse tipo de trabalho para lugares nos quais as pessoas encaram como uma forma artística."

O relaxamento também vem inserido no discurso quanto ao direcionamento do novo disco em relação ao trabalho anterior, que não causou o mesmo impacto que sua estreia. "O fato de o segundo disco não ter sido aceito tão facilmente não reflete em nada agora. O Anacrônico foi o pulo do gato e é um disco infinitamente superior. Se tivéssemos lançado um outro Chip Novo, estaríamos em um mesmo patamar, dançando a mesma dança", aponta a cantora, que pede insistentemente que sua banda entre na conversa. O guitarrista Martin brinca: "Mas você está falando tão bonito."

Na tocaia, quando o assunto são as críticas da imprensa escrita, Pitty dispara e ainda "dedica" a música Me Adora (leia nesta página) para parte dos jornalistas: "Existe muita desconfiança com o novo, mas eu já estava ?caceteada? com tudo que havia passado em Salvador. Tem jornalista que só gosta de hype, jornalista que quer ser estrela. Estou acostumada."

Quando questionada sobre os formatos utilizados para o futuro lançamento, a baiana, que hoje namora o baterista do NX Zero, Daniel Weskler, agita-se ao falar do vinil. Além de ganhar a plataforma "anacrônica" pela primeira vez, o CD será disponibilizado também digitalmente e para celulares. Nas shows recentes, quatro músicas têm sido apresentadas para o público: Medo, Água Parada, Rato na Roda e Pra Onde Ir. "É uma forma de testar e decidir quais devem entram no novo álbum", diz Martin, quebrando o silêncio.

Da turma do novo rock feito no País, Pitty não enxerga similaridade sonora em nenhum outro artista, novo ou velho. "Não fazemos parte de nenhuma cena. Viemos de Salvador, onde o rock é algo muito fragmentado." A cantora, porém, vê na solidão uma forma de congraçamento com os outros nomes que chegaram a São Paulo na mesma época e situação. "Cachorro Grande, Dead Fish, Nação Zumbi e Cascadura são a nossa turma", argumenta.

Se o novo disco vai agradar aos fãs daquela Pitty que estourou na MTV em meados desta década, a artista não sabe nem quer prever nada: "Não acredito que você possa fazer arte de uma maneira tão racional. Fazer arte pensando em que lugar ela tem que ocupar no imaginário das pessoas ou no mercado é publicidade, não é música."


Faixa A Faixa

8 OU 80:
Demonstra os climas e as texturas procuradas pela cantora para o novo disco. Tem seu momento The Who no refrão e uma psicodelia a la Beatles no seu miolo. Sinos, uma linha de baixo e riffs de guitarra fortes fazem a colcha para Pitty falar de como é chato e necessário viver o mundo real.

ME ADORA: Emula nomes como Ronettes e todos os grupos vocais de negras que o produtor Phil Spector botava a mão na década de 60. "Não desonre o meu nome /Não espere eu ir embora para dizer que me adora, que me acha foda", grita Pitty para seus críticos. "A gente só dá valor para às coisas quando perde", fala.

FRACASSO: Mais bem-humorada, é o que a cantora chama de porção dançante no novo trabalho. Traz um pouco da disco do fim dos anos 70 com passagens que lembram a banda inglesa Muse. "O fracasso lhe subiu à cabeça", canta no refrão.

MEDO: É direta e tem o peso de canções como Teto de Vidro e Máscara, de seu primeiro álbum. O riff de guitarra é cortante e lembra bastante Led Zeppelin. Pitty cita Marcel Proust quando canta: "Só trememos por nós mesmo ou por aqueles que amamos." Sua voz ganha distorção e overdubs durante seus quase quatro minutos de porradaria.


Teto de vidro

"Existe muita desconfiança com o novo, mas eu já estava
?caceteada? com tudo que havia passado em Salvador. Tem
jornalista que só gosta de hype, jornalista que quer ser estrela.
Estou acostumada."

"Não acredito que você possa fazer arte de uma maneira tão racional. Fazer arte assim, pensando em que lugar ela tem que ocupar no imaginário das pessoas ou no mercado é publicidade, não é música."

Marco Bezzi

Grávida de 66 anos diz que 'idade não é problema'

0

Tratamento de fertilização in vitro

Clínicas britânicas não oferecem tratamento a mulheres acima de 50 anos

Uma empresária britânica que engravidou aos 66 anos de idade e está prestes a se tornar a mulher mais velha do país a dar à luz disse que não tem que defender sua posição.

Elizabeth Adeney, do condado de Suffolk, está grávida de oito meses depois de ter passado por tratamento de fertilização in vitro na Ucrânia, segundo informações do jornal Sunday Mirror.

Ela disse ao jornal que sua idade não é importante, afirmando que o que importa é o que "eu sinto por dentro".

Adeney declarou que se sente tão jovem quanto aos 39 anos de idade, e que é mais saudável do que algumas de suas funcionárias mais jovens.

"Não me interessa se vou ser a mãe mais velha do país", disse ela ao jornal, antes de revelar que pretende ter o filho em uma clínica em Cambridge.

A maior parte das clínicas britânicas não oferece tratamento de fertilização artificial para mulheres acima de 50 anos.

Saudável

Adeney, que é dona de uma empresa fabricante de produtos plásticos e vai completar 67 anos em julho disse: "Tenho meninas jovens trabalhando em minha fábrica, e estou em melhor forma do que metade delas".

"Não tenho que defender o que fiz. É entre mim e meu bebê e mais ninguém."

O médico italiano Severino Antinori, que ajudou a britânica Patrícia Rashbrook, de 62 anos, a engravidar e dar à luz três anos atrás, disse que ficou chocado com a gravidez de Adeney.

"Eu respeito a escolha médica, mas acho que engravidar depois dos 63 anos é arriscado, porque você não pode garantir que a criança vai ter uma mãe para cuidar dela, ou uma família", disse o pioneiro do tratamento de fertilização in vitro para mulheres mais velhas ao jornal Sunday Times.

Mas outros médicos discordam, afirmando que a expectativa de vida aumentou, e que uma mulher saudável aos 66 anos de idade pode esperar viver mais 20 ou 30 anos.

Usar o óvulo de uma doadora mais jovem reduz os riscos de aborto ou anomalias na criança, disse à BBC a médica Gillian Lockwood, do Royal College of Obstetricians and Gynaecology.

Para Lockwood seria "injusto" discriminar apenas com base na idade. "A gente não impede que mulheres muito mais jovens, com sérios problemas de saúde, engravidem... mesmo que elas apresentem riscos muito maiores", completou.

Pacote turístico para lésbicas oferece fertilização artificial na Espanha

0

Tratamento de fertilização in vitro

Agência de turismo se uniu a clínica para oferecer pacote combinado

Uma agência de turismo espanhola especializada em clientes gays e lésbicas lançou um pacote turístico para Alicante que inclui, além do hotel 5 estrelas com vista para o mar, um tratamento de fertilização artificial.

O pacote, resultado de uma parceria entre a agência Rainbow Tourism e o Instituto Bernabeu - de fertilidade e ginecologia, que há mais de 25 anos atua no setor -, é exclusivo para casais de lésbicas.

Segundo disse à BBC Brasil Maria José Rico, da Rainbow Tourism, a ideia surgiu porque, na Espanha, a legislação para os tratamentos de fertilização artificial é menos restritiva do que em outros países.

"As mulheres não precisam ser casadas para receber o tratamento aqui na Espanha, e os doadores podem se manter anônimos. Além disso, o preço do tratamento aqui é cerca de 10 vezes menor do que nos Estados Unidos", afirma Maria José.

O pacote turístico anunciado na última sexta-feira oferece uma semana em um hotel cinco estrelas de frente para o mar, com massagens relaxantes (para preparar o corpo da mulher prestes a passar pelo tratamento), por 600 euros (R$ 1600) por pessoa, em quarto duplo.

O preço do tratamento médico varia a cada caso, explicou à BBC Brasil o médico Rafael Bernabeu, do Instituto Bernabeu.

Tratamento

"Se for o tratamento básico, em que a paciente é jovem é pode usar o próprio óvulo, o custo é de 1.500 euros para pacientes estrangeiras. No caso de a mulher necessitar da doação de óvulos, o preço sobe para 8.000 euros", disse ele.

As pacientes também passam por exame médico e têm que trazer alguns atestados, certificando que elas não possuem doenças como hepatite, por exemplo. A clínica tem seu próprio banco de sêmen, com doadores anônimos, que pode ser usado durante o tratamento.

A Rainbow Tourism afirma que a promoção foi criada pensando principalmente em mulheres na Grã-Bretanha, Suíça, Itália, Estados Unidos, Canadá e Alemanha.

"Anunciamos o pacote na sexta-feira passada. Aos poucos estamos começando a promovê-lo internacionalmente", disse Maria Jose Rico.

Ela afirma que ainda não dá para medir a procura, por conta do pouco tempo, mas prevê que o pacote será bem recebido.

Bernabeu afirma que a procura da clínica espanhola por mulheres britânicas aumentou muito depois de uma nova lei britânica que entrou em vigor em 2005, e que acabou com o direito ao anonimato dos doadores de esperma.

Segundo Bernabeu, "entre 35% e 40% das mulheres britânicas que nos procuram são solteiras ou lésbicas. Entre as pacientes vindas de outros países, essa cifra corresponde a cerca de 20%".

Além das férias e do tratamento, a agência ainda oferece os serviços de organizar um casamento. Há quatro anos a Espanha autorizou a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Neste caso, no entanto, um dos dois tem que ser residente no país.

Depoimento sobre a TAM de Rafinha Bastos (CQC).

0

15/06/2009

Fui convidado para assistir uma palestra do meu amigo Marcelo Tás nesta segunda-feira. Há muito tempo quero assisti-lo, mas não pude comparecer e expliquei para ele através de um e-mail que copio abaixo.

_______________________________

De: Rafinha Bastos / Para: Marcelo Tás

Enviado: Seg - 15 de junho - 01:50 / Assunto: Palestra

Tas... infelizmente eu não vou poder estar na tua palestra hoje e peço que, se tiveres um tempinho, leia o porque.

Você conhece a TAM? Então... a TAM é uma companhia aérea que nasceu em 1984 com apenas um intuito: FUDER O CU DE SEUS CLIENTES.

Eu tinha um vôo marcado pras 10:30, mas pedi a transferência para as 5:30, afinal, tinha uma palestra importante de um amigo para assistir.

A Tam conseguiu a incrível façanha de colocar o meu nome de Rafael Bastos Hocsman no vôo das 10:30 e de Rafael Hocsman (sem o Bastos) no vôo das 5:30. A duplicidade fez com que eu quase perdesse a transferência.

Eu então me propus a pagar a passagem (afinal, não havia mais opções de vôo para SP pela manhã), foi quando uma atendente de nome BEL, homônima da vocalista da banda Chiclete com Banana (e tão irritante o quanto), me disse: "Senhor Rafael.. não faça isso, o senhor vai pagar caro demais por esta passagem. Eu vou dar um jeito aqui" (isso já eram 23:06).

Esperei a resposta até as 23:25 quando a ligação inesperadamente caiu.

Liguei novamente.. então o atendente de nome Bled me informou que que a transferência de vôo foi cancelada e que eu teria que pagar a passagem novamente. Fiquei com vontade de jogar meu celular no oceano índico, mas topei. Após 20 minutos de dados e checagens ele me avisa: "Senhor Rafael, não trabalhamos com cartão internacional". O MESMO CARTÃO QUE EU USEI PRA COMPRAR CROISSANT EM ROMA E BISCOITO DE POLVILHO NO INTERIOR DO PARANÁ, A TAM NÃO ACEITOU APENAS PORQUE É INTERNACIONAL, COMO SE O BRASIL FOSSE UM PAÍS QUE PERTENCESSE A KRIPTON, O PLANETA DO SUPER-HOMEM.

Eu resolvi então sair do hotel as 00:30 e ir pra o aeroporto, mas antes resolvi checar se minha reserva ainda estava valendo. Foi então que o atendente, com a felicidade incompreensível de um atendente de MacDonald em começo de expediente, me informou: Sua transferência não foi realizada e não temos mais espaço no vôo.

Ou seja, o atendimento demorou tanto que minha reserva foi cancelada e os últimos assentos foram vendidos.

Fiquei 2 horas envolvido com o telemarketing da TAM, mas a incompetência de uma empresa aérea que se considera uma das maiores do mundo, me impediu de estar contigo na manhã de segunda.

Sei o quanto eu pedi pra assistir a tua palestra e sei o esforço que tu fez para eu estar lá e por isso te peço mil desculpas.

Até mais tarde.

ABS, Rafinha