sexta-feira, 31 de julho de 2009

Calor chega a 48ºC no México e mata 8 pessoas

0

Calor chegou a 48ºC na cidade mais quente do México

Uma onda de calor que atinge pelo menos 15 Estados do México provocou a morte de oito pessoas, segundo a Secretaria de Saúde do Estado de Baja Califórnia, no norte do país.

A temperatura média desde o início do verão do Hemisfério Norte, em 21 de junho, tem sido de 35ºC, mas em algumas regiões, os termômetros chegam a registrar 48ºC.

É o caso da cidade de Mexicali, localizada em uma zona desértica de Baja Califórnia e considerada a mais quente do país.

"Aqui as pessoas podem morrer na rua se não forem tomadas precauções", disse à BBC Mundo René Rosado, diretor de Defesa Civil do governo local.

Dormindo no telhado

Na periferia de Mexicali, muitas famílias dormem no telhado de suas casas, porque a temperatura à noite - quando o calor arrefece - chega aos 39ºC.

Segundo Rosario Ayala, do Centro de Apoio ao Trabalhador Migrante, trata-se de pessoas que não têm energia elétrica ou que carecem de recursos para comprar aparelhos de refrigeração.

"Eles tomam um banho para se refrescar e, logo em seguida, acomodam colchonetes no telhado. Dormem ali mesmo, às vezes com um mosquiteiro para evitar picadas de insetos", afirmou.

Mesmo assim, a prática de dormir no telhado ou nos quintais é cada vez menos frequente, pois as pessoas têm medo de ladrões ou das balas perdidas dos tiroteios entre policiais e membros do crime organizado.

Piadas

O calor, que vai até meados de setembro em Mexicali, rege a vida da cidade.

Alguns molham as paredes para refrescar suas casas, outros esfriam com gelo a água do banho, e a maioria concentra suas atividades nas salas que têm climatização artificial.

Nos fins de semana ou nas férias, é comum ir aos shopping centers da cidade e passar a maior parte do dia ali, aproveitando o ar condicionado.

O calor também é motivo de piada entre os cachanillas, como são conhecidos os habitantes de Mexicali.

Alguns gostam de quebrar ovos no capô dos carros para vê-los cozinhar. E nos bairros turísticos, as lembrancinhas de maior sucesso trazem a frase: "Para morar em Mexicali é preciso estar louco, bêbado ou apaixonado".

Mais mortes

Viver a 48ºC também traz outras dificuldades: há seis anos, o governo de Mexicali aplica um programa especial para evitar que as pessoas mais vulneráveis sejam vítimas da desidratação.

A polícia local percorre as ruas para recolher imigrantes e indigentes, e levá-los a abrigos especiais, com ar condicionado.

A Secretaria de Saúde da Baja Califórnia distribui rações de soro e pastilhas de sal em toda a cidade.

As autoridades acreditam que ainda haja novas mortes, pois a temperatura deve aumentar, segundo as previsões meteorológicas.

A Comissão Nacional da Água indica que 2009 será um ano "extremamente seco" e recomendou a redução máxima do consumo, sob o risco de deixar a Cidade do México sem abastecimento de água no verão de 2010.

Estudo indica que chimpanzés são capazes de apreciar música

0

Chimpanzé

Capacidade de apreciar musica não seria exclusiva de humanos

Uma pesquisa realizada por cientistas japoneses indica que os chimpanzés podem ter uma capacidade inata de apreciar música agradável – algo que se acreditava que fosse exclusivo dos humanos.

A equipe dos pesquisadores Tasuku Sugimoto e Kazuhide Hashiya, da Universidade Kyushu, em Hakozaki, no Japão, observou as reações da chimpanzé Sakura a diferentes sons quando ela tinha entre 17 e 23 semanas de idade.

A filhote nunca tinha sido exposta a qualquer forma de música.

Durante os testes, Sakura ficou deitada em uma cama e um fio de lã foi amarrado à sua mão direita.

Um sistema de som com alto-falantes foi colocado ao lado da cama, tocando melodias que duravam entre 38 segundos e 63 segundos. Toda vez que Sakura puxava o fio, o trecho de música era repetido.

Foram feitos seis testes, um por semana, em seis semanas consecutivas, cada um durando cerca de 20 minutos.

Entre os trechos de música tocados estavam composições alemãs dos séculos 17 e 18.

As peças foram também alteradas com programas de computador para que ficassem dissonantes.

Em três dos seis testes, os pesquisadores tocaram primeiro os trechos consonantes. Nos outros três, eles iniciaram o experimento com música dissonante.

Nos seis testes, Sakura puxou o cordão muito mais vezes após ouvir música consonante do que quando ouviu música dissonante.

Surpresa

O experimento foi descrito em um artigo na publicação científica Primates.

"Ficamos muito surpresos com a coerência dos resultados", disse Hashiya.

"Ela rapidamente aprendeu a regra do mecanismo e consistentemente tocou música consonante, ao invés da dissonante, durante muito mais tempo."

A descoberta pode ter implicações importantes sobre como a capacidade de apreciar música evoluiu.

Os especialistas japoneses também acreditam que a preferência inata de chipanzés por melodias agradáveis possa ter alguma função biológica. Resta saber qual.

Expedição parte em busca de 'ilha de lixo' maior que o Texas no Pacífico

0

Doug Woodring, líder da expedição

Woodring sugere que o plástico seja transformado em diesel

Uma equipe de cientistas e ambientalistas parte neste final de semana da cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, em busca do que alguns chamam de "A Ilha do Lixo" - um redemoinho de lixo no Oceano Pacífico formado por mais de seis milhões de toneladas de plástico.

A "ilha", também chamada de "Mancha de Lixo do Pacífico Norte" flutua à deriva entre a Califórnia, nos Estados Unidos, e o Japão.

O redemoinho foi descoberto em 1997 pelo oceanógrafo Charles Moore. Ele ignorou os alertas de não passar pela região, onde faltam ventos e correntes, e acabou descobrindo o acumulado de lixo.

Durante a viagem, o oceanógrafo encontrou pedaços de garrafas, sacos plásticos, seringas e uma variedade enorme de outros objetos de plástico em vários estados de conservação, já que, devido à ação do sol e dos ventos, o material se desintegra em fragmentos pequenos que flutuam durante anos, obedecendo às correntes marítimas.

O plástico tem origem na atividade no continente, principalmente nas áreas costeiras. O material também chega ao oceano por meio dos rios. Os ventos e as correntes empurram o plástico até o redemoinho no Pacífico Norte.

A desintegração do plástico em partículas microscópicas, algumas infinitamente menores do que um grão de areia, faz com que esta mancha, cujo tamanho é duas vezes maior que a superfície do Estado americano do Texas, seja quase impossível de ser localizada com radares ou tecnologia de satélite.

Um dos barcos do Projeto Kaisei

Duas embarcações participam da expedição ao Pacífico Norte

'Sopa plástica'

Ao sair em busca do redemoinho a equipe de cientistas e ambientalistas do Projeto Kasei desafia fatos como a localização imprecisa e a decisão do que fazer quando finalmente ficarem frente a frente com esta gigantesca coleção de lixo.

A expedição visa estudar a composição desta "sopa plástica" (outro apelido que recebeu a "ilha"), o nível tóxico de seus componentes, seu efeito sobre a vida marinha e seu papel na cadeia alimentar.

O líder do projeto, Doug Woodring, explicou à BBC que o mais difícil será coletar amostras sem capturar espécies marinhas.

"Teremos que utilizar tecnologias diferentes, dependendo do volume de resíduos por quilômetros quadrado. Também contamos com redes de tamanhos diferentes", afirmou.

"A ideia é, primeiro analisar do que se trata e, depois, discutir a melhor maneira de lidar com ela (a "ilha de lixo")", acrescentou Woodring, que acredita que uma alternativa seria "transformar o lixo em diesel combustível".

Apesar de a "ilha" ter sido descoberta há mais de uma década, ninguém até o momento tomou medidas para resolver o problema. Para Woodring, no entanto, este fato não é surpreendente.

"O problema principal é que (a "ilha de lixo") está em águas internacionais. Ninguém passa pelo local, não está nas principais rotas comerciais, não está sob nenhuma jurisdição e o público não sabe de sua existência", afirmou.

"Por isso, nenhum governo é pressionado, nenhuma instituição é pressionada a resolver este problema. É um pouco parecido com o que acontece com o lixo espacial", acrescentou.

Consequências

Apesar de este gigantesco depósito de lixo estar a uma distância relativamente "cômoda", as consequências de sua existência afetam a todos.

Os peixes pequenos, por exemplo, confundem as partículas plásticas com alimentos. Muitos morrem depois de ingerir estes fragmentos, que também agem como esponjas, absorvendo substâncias tóxicas e metais pesados.

Mas, outros peixes sobrevivem e, quando são ingeridos por animais maiores, transformam o plástico em parte da cadeia alimentar.

Dois barcos participam da expedição, o Kaisei e o New Horizon, e eles voltarão à costa dentro de um mês. Quem quiser acompanhar as descobertas realizadas durante a expedição pode acessar a página do projeto na internet.

Homem é processado por dar arma para pai se matar

0

Ian Button

Ian Button tinha doença grave e matou-se com arma trazida pelo filho

Um homem está sendo processado na Grã-Bretanha por ter dado uma arma para seu pai, que se matou em um hospital.

Na quinta-feira, durante o julgamento do caso, Guy Button, de 30 anos, admitiu ter dado a arma para seu pai.

Ian Button, de 63 anos, sofria de uma grave doença pulmonar, e deu um tiro na sua cabeça em frente a outros pacientes no hospital de Northampton, cidade na região central da Inglaterra.

Guy Button declarou-se culpado de seis acusações, entre elas o porte e a transferência ilegal de armas. A pistola levada a seu pai era uma relíquia da Segunda Guerra Mundial.

Arma escondida

No relato ao tribunal, Guy Button disse ter chegado, no dia 20 de outubro do ano passado, com a arma e 19 cartuchos escondidos em uma sacola, à ala do hospital onde seu pai estava. Os detalhes do caso só foram revelados publicamente nesta semana.

Médicos tentaram ressuscitar Ian Button, mas não conseguiram. O paciente deixou um bilhete suicida para a polícia, no qual declara ter ele próprio levado a arma ao hospital.

"Em um interrogatório, Guy Button disse que seu pai estava se tornando cada vez mais desmotivado pela doença e recebeu um diagnóstico terminal em 2008", disse o promotor Alex Bull.

Inicialmente, Guy alegou que não sabia que a arma estava funcionando, mas no tribunal ele mudou sua versão e admitiu que tinha conhecimento das intenções do seu pai.

O britânico pode ser condenado a cinco anos de prisão por porte e transferência ilegal de arma.

'Calcinha-voadora' provoca apagão em cidade britânica

0

Uma falha elétrica que deixou sem luz parte de um vilarejo no interior da Grã-Bretanha pode ter sido causada por uma calcinha fio-dental.

O "apagão" afetou dezenas de casas e sinais de trânsito de Leadenham, na quarta-feira.

Engenheiros rastrearam a falha e descobriram uma calcinha que provocou um curto-circuito em uma fiação da rede elétrica.

Eles acreditam que a peça foi amarrada a um balão de hélio e lançada durante uma festa que ocorria na vizinhança.

Chuva

"Achamos que o item ofensivo ficou preso nos fios durante um bom tempo, mas foram as fortes chuvas que levaram ao curto circuito", disse Andrew Barrow, da Central Networks.

A culpa pelo incidente está sendo atribuída a um clube de pólo local, que realizou um baile anual.

"Pode ser que nunca se prove de onde essa calcinha veio, mas pode ter sido da nossa festa", admitiu Emma Rose, representante do clube.

"Deve ter sido uma brincadeira de alguém que tirou a peça de roupa de uma mochila e a amarrou no balão", completou.

Argentino quer passar 24 horas dentro de bloco de gelo em Buenos Aires

0

A caixa de gelo

A caixa de gelo foi instalada em frente ao Obelisco, em Buenos Aires

O especialista argentino em hipnose Leonardo del Pozo Calandra, chamado de Leonardo Tusam, começou, na quinta-feira, em Buenos Aires, o desafio de permanecer até esta sexta-feira num enorme caixa fria, construída com 200 tijolos de gelo.

Dentro da caixa, as temperaturas variam entre oito a dezoito graus negativos.

O cubículo de gelo, que pesa sete toneladas, foi colocado em frente ao Obelisco, um dos principais marcos da capital argentina, localizado no centro da cidade.

“É o maior desafio da minha vida”, afirmouTusam.

Ele disse que realiza essa prova em homenagem ao pai, Juan José del Pozo, conhecido como Tusam, que era mágico, faquir e mentalista e que costumava levá-lo às apresentações. Tusam, o pai, morreu há mais de dez anos, em abril de 1999.

Atração

A chegada de Tusam ao Obelisco e o desafio de permanecer na caixa com paredes de gelo atraiu o público argentino.

“Cuidado, Tusam”, gritavam na rua. “Vai morrer, Tusam”, diziam também das janelas dos escritórios.

O desafio pode ainda ser acompanhado por um telão. Câmeras foram instaladas dentro da caixa, onde, de acordo com os organizadores, ele permanecerá de pé e sem comer ou beber nada, enquanto resistir dentro do bloco de gelo.

O desafio faz parte da campanha “Operação Inverno”, organizado por uma empresa de produtos que supostamente aumentam as defesas do corpo humano.

De acordo com os organizadores, Tusam se preparou para o desafio durante meses. Ele realizou exercícios físicos, exposição ao frio extremo em frigoríficos, onde passava entre três e quatro horas.

Além disso, ele também teve a experiência de passar horas sem comer, sem tomar líquidos ou ir ao banheiro. A preparação também incluiu exercícios de mentalização. Todo o processo e o desafio são acompanhados por uma equipe médica.

Esta não é a primeira vez que Tusam tenta o desafio. Em 2005, ele já havia começado a permanência no bloco de gelo durante o programa de televisão do apresentador Marcelo Tinelli, do canal de televisão argentino 13. Mas naquela ocasião, ele passou mal e foi retirado pálido, ao vivo, de uma espécie de sarcófago de gelo.

"Vou tentar de novo", disse na época.

Papa Bento 16 lançará disco, diz gravadora

0

Papa Bento 16

Disco do papa terá orações e canções em várias línguas, inclusive português

Um disco com a voz do papa Bento 16 será lançado será lançado no final do ano, segundo anúncio feito pela gravadora Geffen UK/Universal.

No disco, chamado inicialmente de "Alma Mater" ("mãe que alimenta" em latim), o pontífice gravará mensagens e cantará músicas em latim, italiano, espanhol, francês, alemão e português.

Segundo a gravadora, esta será a primeira vez que Bento 16 grava um disco, que está sendo lançado com a benção do papa.

A gravação será lançada no dia 30 de novembro e a Geffen UK aposta que ele terá boas vendas na véspera do Natal.

Voz 'incrível'

O disco trará a Ladainha Lauretana, cantos marianos e oito melodias clássicas. O papa recitará passagens da Bíblia e orações acompanhado do coral da Filarmônica de Roma, conduzida por Pablo Colino, maestro emérito da Basílica de São Pedro.

A britânica Royal Philharmonic Orchestra gravará as composições clássicas nos estúdios Abbey Road, em Londres.

A gravadora e o Vaticano não divulgaram os valores envolvidos no lançamento do disco, mas, foi anunciado que os lucros do álbum serão doados para projetos de educação musical para crianças carentes pelo mundo.

O presidente da gravadora Geffen UK, Colin Barlow, disse que a voz do papa é "incrível". Entre outros artistas da gravadora, estão Snoop Dogg, Mary J. Blige e Pussycat Dolls.

"Nós estamos felizes que o papa Bento 16 mostrou apreciação e deu sua benção especial a esse projeto", disse Barlow.

Mais detalhes do disco serão anunciados em setembro, em um lançamento oficial do projeto no Vaticano.