sábado, 1 de maio de 2010

Veja o que funciona no feriado do Dia do Trabalho em SP

0

Alguns locais têm funcionamento normal neste sábado


Em razão do feriado do Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, o serviço de transporte público funciona
com alterações.

Abre

Feiras

As feiras livres e os sacolões atenderão nos locais e horários habituais, com exceção do Sacolão de Cidade Tiradentes, que funcionará das 8h às 14h.

Assistência Social

Os serviços de emergência, as casas de acolhida e os abrigos funcionam 24 horas.

Cultura

Estarão em funcionamento os teatros Artur Azevedo, Cacilda Becker, João Caetano e Paulo Eiró; as casas do Tatuapé, do Grito, Modernista e do Bandeirante; o Centro Cultural São Paulo; os sítios da Ressaca e dos Morrinhos; a Capela do Morumbi, o Monumento à Independência (Capela Imperial), o Museu do Teatro Municipal e a Divisão do Arquivo Histórico.

No Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, a biblioteca e a internet livre abrem das 10h às 19h. Também haverá um show no anfiteatro, às 19h30 e uma sessão de cinema, às 22h.

Na Galeria Olido, o teatro vocacional funciona das 10h às 13h; No local, também acontecem a exposição Família Ferrez, das 13h às 20h, e sessões de cinema às 15h, 17h e 19h30 e aula de dança de salão, das 17h às 20h.

Educação e Esporte

Os CEUs (Centros de Educação Unificados) terão atividades culturais e esportivas nos horários normais, assim como os Clubes Escola.

Saúde

Os hospitais e prontos-socorros permanecerão abertos 24 horas. As AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) atenderão das 7h às 19h.


Horário especial

Mercados

Já os mercados Central Leste, Penha, Guaianases, Ipiranga, Tucuruvi, Sapopemba, Vila Formosa e Teotônio Vilela só terão expediente até as 13h de sábado (1º), e os de Pirituba e de Santo Amaro, até as 14h.


Fecha

Mercados

Os mercados Kinjo Yamato, Lapa, Paulistano, Pinheiros e São Miguel não funcionarão.

Assistência Social

Centros de Referência de Cidadania do Idoso, para Criança e Adolescente, de Referência de Assistência Social e da Juventude, assim como a Loja Social, o Restaurante-Escola, a Coordenadoria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social não abrirão.

Cultura

As bibliotecas municipais estarão fechadas o dia todo.

Educação e Esporte

As creches e escolas municipais não funcionarão.

Saúde, subprefeituras e trabalho

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde), as AMAs Especialidades e os ambulatórios de especialidades, as subprefeituras e os CATs (Centros de Apoio ao Trabalho) só voltarão a funcionar na próxima segunda-feira (3).

Menino cego aprende a se locomover usando técnica de morcegos

0

Jamie Aspland e sua mãe, Debs Aspland

A nova técnica já está fazendo diferença, diz a mãe de Jamie

Um menino cego de quatro anos de idade está aprendendo a se locomover de maneira independente aprendendo a técnica de sonar usada por golfinhos para identificar objetos a sua volta.

James Aspland, do condado de Kent, na Inglaterra, é cego de nascença e está aprendendo a técnica com um especialista em mobilidade para deficientes visuais, o americano Daniel Kish, que perdeu a visão aos 13 anos e preside a organização Acesso ao Mundo para os Cegos.

A técnica envolve a emissão de estalos agudos com a língua para ouvir como eles reverberam nas superfícies próximas, ajudando um deficiente visual a localizar objetos e perceber seu tamanho - e seu posicionamento em relação a eles - pelo eco que eles produzem.

Técnicas semelhantes são usadas por animais como golfinhos e morcegos, mas como eles podem emitir sons muito mais agudos, sua percepção dos objetos é muito mais precisa e detalhada.

Segundo o jornal local Kent Messenger, Jamie será acompanhando por 12 meses por Kish, que dará ideias para seu treinamento. O especialista diz que a técnica ajuda a identificar objetos grandes, como prédios, a uma distância de até 100 metros.

Sua mãe, Debs Aspland, relatou uma ocasião em um parque, em que o filho conseguiu se desviar de uma cerca a tempo de evitar uma colisão.

O especialista, que treina pessoas no mundo todo, diz que 75% de seus “aprendizes” são crianças. Ele também pratica mountain bike e montanhismo, sempre utilizando a técnica.

Relembre gafes de políticos capturadas pelo microfone

0

O premiê britânico Gordon Brown

Brown chamou uma eleitora de 'preconceituosa'

Na última quarta-feira, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, foi flagrado chamando uma eleitora com quem acabava de conversar de "preconceituosa".

O premiê não é o primeiro político ou personalidade pública a ser flagrado ao microfone dizendo algo de que se arrependeria mais tarde.

Veja alguns exemplos notórios.

GEORGE W. BUSH - 'Yo Blair'

O ex-presidente americano deixou várias gafes famosas, mas talvez a mais reveladora tenha acontecido quando, durante um encontro do G8, ele saudou seu velho aliado, o então primeiro-ministro britânico Tony Blair, com as palavras "Yo Blair".

A saudação, gíria comum usada por gangues de adolescentes americanos, pode ser interpretada como desrespeitosa ou excessivamente íntima. Qualquer que seja a interpretação, não é apropriada para uso, em público, entre dois chefes de Estado.

A gravação não estava muito clara e alguns negam que Bush tenha usado essas palavras, mas, aparentemente, o ex-presidente teria dito também que ia colocar pressão sobre a Síria para que o país acabasse com os ataques de militantes libaneses contra Israel. "O que eles precisam é fazer com que a Síria faça o (grupo militante) Hezbollah parar de fazer essa m...".

Outro escorregão famoso de Bush foi ter chamado o repórter Adam Clymer, do jornal americano New York Times, de "major-league asshole".

A palavra, muito grosseira, pode ser traduzida como "idiota" ou "imbecil". No entanto, em tradução literal, quer dizer "ânus".

Mais tarde, comentando a gafe, Bush se justificou: "Eu disse o que eu disse. Sou uma pessoa direta".

PRÍNCIPE CHARLES - 'Gente Maldita'

Em uma demonstração de que a realeza não está imune ao perigo do microfone, o príncipe Charles, da Inglaterra, foi flagrado fazendo comentários sobre um repórter da BBC durante uma seção de fotos em uma estação de esqui em 2005. Charles, que estava acompanhado dos filhos, William e Harry, disse: "Gente maldita, não suporto aquele homem. Ele é tão desagradável, realmente".

RONALD REAGAN - 'Bombardearemos a Rússia'

Conhecido por suas piadas, o ex-presidente americano Ronald Reagan estava se preparando para seu discurso semanal no rádio, em 1984. Com o microfone ligado, Reagan disse: "Companheiros, tenho o prazer de dizer a vocês que assinei uma lei que acabará com a Rússia. Começaremos a bombardear em cinco minutos.”

JESSE JACKSON - 'Cortar seus testículos'

Durante a campanha presidencial de 2008, o reverendo Jesse Jackson pediu desculpas ao então candidato democrata, Barack Obama, por ter criticado a forma como Obama tem se dirigido à comunidade negra.

Jackson, que apoiou Obama, disse que queria cortar os testículos do democrata, sem saber que o microfone captou os comentários dele.

JACQUES CHIRAC – “Doença da vaca louca”

Em um encontro com líderes de Alemanha e Rússia em 2005, o ex-presidente francês Jacques Chirac fez comentários pouco elogiosos sobre os britânicos.

"A única contribuição deles para a agricultura europeia foi a doença da vaca louca. Depois da Finlândia, é o país com a pior comida. Você não pode confiar em um povo com uma cozinha tão ruim."

Na ocasião, um porta-voz britânico disse que "certas coisas é melhor não comentar".

RUBENS RICÚPERO - ESCÂNDALO DA PARABÓLICA

O ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero renunciou ao cargo em setembro de 1994 após o vazamento de uma conversa com um jornalista da Rede Globo, episódio conhecido como “escândalo da parabólica”.

"Eu não tenho escrúpulos: o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde", disse ele.

LULA - PELOTAS

Em 2006, circulou um vídeo no qual o presidente Lula é flagrado fazendo uma brincadeira com um militante petista, ironizando a cidade gaúcha de Pelotas.

"Pelotas é a cidade-polo, né? Exportadora de veados, né?", disse o presidente.

Loja de móveis condenada a indenizar cliente por cobrança vexatória no Orkut

0

A 3ª Turma Recursal Cível do TJRS condenou a Rothan Comércio de Móveis (Loja Mobiliari) ao pagamento de R$ 1 mil de indenização por dano moral devido à postagem no Orkut de mensagem atribuindo a um cliente a pecha de mau pagador. A decisão reformou o entendimento do juízo de origem no sentido de reduzir à metade o valor a ser indenizado.

O autor da ação alegou que a loja – da qual havia adquirido móveis a prestação, tornando-se inadimplente –, num primeiro momento efetuou ligações cobrando os valores devidos. Por fim, acabou divulgando no Orkut, site da rede mundial de computador, que ele era mau pagador. A iniciativa, afirmou o cliente, causou-lhe constrangimento entre seus colegas de trabalho.

A loja recorreu sustentando que a suposta ofensa teria partido de pessoa física, o que não se confunde com a pessoa jurídica. Nesse sentido, asseverou não ter enviado mensagem ao cliente e postulou a inexistência de abalo moral, ou a redução do valor fixado.


Recurso

No entendimento do relator, Juiz de Direito Jerson Moacir Gubert, o argumento do recurso é um sofisma. “É claro que a empresa, figura imaterial, não envia mensagens. Quem o faz é sempre uma pessoa física, vinculada ou não a ela”, observou. “Mas estando provado que a mensagem faz referência à dívida para com a empresa, ela é colocada tanto no pólo passivo da demanda quanto pode sofrer condenação por reparação moral.”

O Juiz Gubert ressaltou, ainda, que a mensagem não foi enviada diretamente ao devedor, situação em que não haveria constrangimento diante de terceiros, fator predominante para o pleito de dano extrapatrimonial. “É patente a lição do artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC): ‘Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça’”, observou o relator.

O julgamento foi realizado em 08/4. Dele participaram, além do relator, os Juízes de Direito Carlos Eduardo Richinitti e Eduardo Kraemer.

Recurso nº 71002350874

Deixou a declaração do Imposto de Renda para última hora? Na dúvida, envie no prazo e retifique depois

0

RIO - Os contribuintes que ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda 2010 têm até a meia- noite desta sexta-feira para acertar as contas com Fisco, se forem enviar os dados pela internet. Quem optar por entregar os dados em CD ou pendrive nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal terá que fazê-lo dentro do horário do expediente bancário. O mesmo vale para as agências dos Correios que recebem as declarações em formulário de papel, aceitas pela última vez neste ano.

A principal dica para quem deixou para a última hora é estar atento para não esquecer de declarar nenhum rendimento próprio ou de algum dependente.

- Nos últimos três anos, a principal causa de malha fina tem sido divergência em relação aos rendimentos do contribuinte e dos dependentes. Às vezes, a pessoa declara o salário, mas esquece que fez um resgate em previdência privada, ou inclui o filho como dependente, mas não declara o rendimento dele - explica Rogério Bezerra Ramos, da IOB consultoria tributária.

Segundo Ramos, como todos os dados são cruzados eletronicamente como base no número do CPF, erros como esses levam automaticamente a declaração para a malha fina. Mas, no limite, se a pessoa não conseguiu reunir todos os documentos ou confirmar todas as informações, é melhor enviar a declaração com os dados disponíveis e corrigi-la depois, por meio de uma declaração retificadora.

- Essa é a nossa recomendação de último plano: no desespero transmite e depois retifica o mais rápido possível. O mais importante é mandar dentro do prazo - diz Ramos.

Isso porque, a multa para quem perder o prazo de entrega da declaração é de no mínimo R$ 165,74 e pode chegar a 20% do imposto devido. E, a exemplo do que vem acontecendo nos últimos anos, a Receita Federal não deve adiar o prazo de entrega do ajuste de contas.

Já retificar a declaração não implica multa ou qualquer outro problema para contribuinte. Basta enviar uma nova declaração, informando que é retificadora e corrigindo os dados necessários. Mas é preciso apresentar o número o recibo de entrega da declaração original e o modelo (completo ou simplificado) deve ser o mesmo da primeira versão.

Renda de idosos liderou as dúvidas

Responsável pelo serviço de dúvidas sobre Imposto de Renda do GLOBO e IOB, que funcionou durante os dois meses do período de entrega da declaração e respondeu mais de 600 questões de leitores , Ramos aponta a aposentadoria dos idosos como a tema que mais gerou perguntas dos leitores.

- Quem tem mais de 65 anos e recebe aposentadoria tem direito a uma isenção nos rendimentos mensais. Mas para quem não atingiu essa idade ou tem renda que não é de aposentadoria ou pensão, o benefício não existe. A tributação é normal - explica.