domingo, 3 de janeiro de 2010

Número de mortos por deslizamentos em Angra chega a 39

0

Deslizamento de terra na Ilha Grande

Praia atingida abrigava pousada e várias casas

O número de mortos por causa de deslizamentos de terra no município de Angra dos Reis (RJ) na madrugada da sexta-feira chegou a 39, mas ainda pode até dobrar por causa dos vários desaparecidos, informou a Defesa Civil estadual, neste sábado.

Os desabamentos atingiram uma favela do centro de Angra, de onde já foram retirados 13 corpos, e uma praia da Ilha Grande (parte do município de Angra), onde ficam uma pousada e várias casas, e onde foram encontrados pelo menos 26 mortos.

Os corpos removidos da Ilha Grande foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) do Rio e vários já foram identificados.

Em todo o Estado, o número de mortos por desabamentos provocados pelas chuvas dos últimos dias já chega a 61, com mais de 1,1 mil desabrigados.

Lula

Durante visita aos locais atingidos, neste sábado, o governador do Rio, Sérgio Cabral, alertou que pelo menos 3 mil casas em Angra dos Reis estão em áreas de risco.

Além disso, o Corpo de Bombeiros acredita que há possibilidades de novos deslizamentos na região.

A Prefeitura de Angra dos Reis decretou estado de calamidade pública e luto oficial por três dias.

Cabral disse ainda que, na manhã deste sábado, recebeu um telefonema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, expressando sua solidariedade e perguntando sobre os trabalhos de resgate e ajuda às vítimas das chuvas.

Lula está passando férias em uma base naval em Salvador (BA).

Premiê britânico ordena revisão de segurança nos aeroportos

0

Gordon Brown

Entre as novas tecnologias usadas, segundo o premiê, estarão scanners para o corpo inteiro

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, afirmou nesta sexta-feira que seu governo adotará rapidamente medidas para aumentar a segurança dos aeroportos do Reino Unido, após o episódio do suposto atentado frustrado contra um avião que ia de Amsterdã para Detroit - a que se referiu como sendo um "alerta".

Brown disse ter ordenado na segunda-feira a revisão das medidas de segurança atuais, e espera uma resposta de seus assessores dentro de alguns dias. Entre as novas tecnologias usadas, segundo o premiê, estarão scanners para o corpo inteiro.

Brown disse ainda que o acusado de tentar explodir o avião, o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, que estudou em Londres, vinculou-se à rede Al-Qaeda após deixar o Reino Unido.

Abdulmutallab, de 23 anos, é acusado de tentar detonar explosivos armazenados em sua roupa no voo 253 da Northwest Airlines. Ele voou de Lagos, na Nigéria, para Amsterdã antes de mudar de avião e partir no voo para Detroit, nos EUA.

Imagem de scanner que está sendo testado no aeroporto de Manchester

'Novas Técnicas'

Em um texto publicado no site do governo britânico nesta sexta-feira, Brown afirma que o ataque frustrado foi "outro alerta sobre as batalhas em andamento que precisamos travar, não apenas para a segurança contra o terror, mas pelos corações e mentes de uma geração".

O premiê afirmou que a Al-Qaeda e seus associados sofisticaram técnicas para esconder explosivos.

"Precisamos explorar continuamente os aparelhos mais sofisticados para identificar explosivos, armas, facas e outros itens (armazenados) em qualquer lugar do corpo", afirmou ele. "Examinaremos uma ampla gama de novas técnicas para aumentar o sistema de segurança de aeroportos para além das medidas tradicionais, como revistas corporais e cães farejadores".

Brown afirmou que as novas medidas podem incluir "a melhoria do uso de nossas tecnologias para detectar explosivos, scanners para o corpo inteiro e tecnologia avançadas de raios-X".

O presidente dos EUA, Barack Obama, também ordenou uma revisão das medidas de segurança aérea, e Brown afirmou que o Reino Unido trabalhará com os EUA e com outros parceiros para acelerar as mudanças.

Rússia impõe preço mínimo para a vodca para combater alcoolismo

0

Presidente russo Dmitry Medvedev com veteranos da Segunda Guerra, em 2009

A maioria dos russos considera a vodca sua bebida nacional

O governo da Rússia impôs um preço mínimo para a vodca como parte de uma campanha do presidente Dmitry Medvedev para reduzir o alcoolismo no país.

A partir desta sexta-feira, uma garrafa de meio litro de vodca deverá custar pelo menos US$ 3 (pouco mais de R$ 5).

O consumo de bebidas alcoólicas na Rússia é elevado - 18 litros de álcool puro per capita por ano.

Ao lançar a campanha no ano passado, Medvedev prometeu reduzir esse dado em 25% até 2012. Segundo ele, o alto consumo de álcool é "uma vergonha nacional".

Bebendo perfume

Combater o consumo do que os russos consideram sua bebida nacional é uma corajosa iniciativa política, levando-se em conta o fracasso de líderes que antecederam Medvedev, disse o correspondente da BBC em Moscou, Daniel Fisher.

Da última vez que alguém tentou aplicar medidas com essa finalidade, a Rússia ainda era parte da União Soviética.

Há 24 anos, o dirigente soviético Mikhail Gorbachev reduziu drasticamente a produção de vodca e proibiu a venda da bebida antes das 14h.

A venda de perfumes só era permitida depois do meio-dia, pois algumas pessoas começaram a beber o produto para absorver o teor alcoólico.

Oficialmente, muitas vidas foram salvas e a incidência de alcoolismo diminuiu, mas com isso também houve uma redução da arrecadação do governo com o produto. A popularidade de Gorbachev também foi afetada.

Vodca clandestina

Especialistas, contudo, têm dúvidas sobre a eficácia da campanha de Medvedev.

"Esta lei não é a solução, é apenas um pequeno passo, embora positivo, na luta contra o alcoolismo", disse a médica Elena Igorevna, do Centro Científico para o Abuso de Substâncias, em Moscou.

"Eu acredito que todos os problemas precisam ser enfrentados de maneira ampla. Eu acho que o consumo de bebidas alcoólicas é uma questão de importância nacional."

O problema para Medvedev é que, historicamente, todas as vezes em que a Rússia tentou combater o consumo excessivo de álcool, houve um aumento da venda de bebidas ilícitas.

Especialistas estimam que a vodca produzida clandestinamente, durante a noite, em destilarias legalizadas, responde pela metade de todo o produto consumido pelos russos. E ela pode ser encontrada pela metade do preço mínimo estabelecido nesta sexta-feira pelas autoridades russas.

Esta bebida clandestina contribui muito para as 35 mil mortes anuais por intoxicação por álcool registradas na Rússia.

Para um terço de britânicas, voltar a caber em jeans é melhor que sexo

0

Foto: Science Photo Library

Comprovação de emagrecimento daria mais prazer às mulheres

Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha mostra que 29,1% das mulheres do país acreditam que voltar a caber em uma calça jeans velha lhes daria mais prazer do que sexo.

Na sondagem online organizada por uma marca multinacional de cereais, as 2,2 mil entrevistadas eram convidadas a comparar a sensação de comprovar uma perda de peso com a calça velha e outras situações compensadoras da vida.

Outros 28,9% acharam que seria melhor do que ganhar uma promoção, enquanto apenas 11,1% disseram que seria melhor do que ser pedida em casamento.

A pesquisa mostrou ainda que 30% das mulheres fantasiam mais sobre emagrecer e voltar a caber em uma calça antiga do que sonham com galãs de Hollywood como Brad Pitt e George Clooney.

A maioria das entrevistadas revelou guardar no fundo do armário uma calça jeans velha com a qual sonham em voltar a vestir.

"As mulheres se ligam profundamente naquela peça que as deixam bonitas e confortáveis", afirmou uma porta-voz da marca de cereais.

"Elas usam essa calça como referência e como uma grande ferramenta de motivação para emagrecer, sem se importar com a idade do jeans."