terça-feira, 10 de novembro de 2009

Veado salta em cercado de leões em zoo

0

Leoa no Quênia (Foto: Arquivo)

Segundo zoológico, incidentes como este são raros

Visitantes do Zoológico Nacional de Washington, nos Estados Unidos, foram surpreendidos no domingo quando assistiram uma fêmea de veado ser atacada fatalmente por duas leoas.

O animal havia entrado por acidente na jaula das felinas, provavelmente vindo de um parque vizinho, fora dos limites do zoológico.

Uma testemunha disse ao jornal The Washington Post que o ataque durou cerca de 20 minutos, e que a multidão que se juntou para ver o incidente torcia para que a cerva se salvasse.

"Ela apareceu correndo pela cerca da jaula (que fica em um terreno rebaixado) e saltou para dentro, caindo em um fosso com água. Uma das leoas foi correndo até o veado e salto para cima dele", disse a testemunha.

'Incomum'

Outro visitante do parque afirmou que muitos dos presentes gritavam e choravam durante o ataque, enquanto outros tiraram as crianças do local.

Apenas após vários minutos, funcionários do zoológico conseguiram afastar os visitantes e prender as leoas.

A fêmea de veado, no entanto, tinha ferimentos tão graves na barriga, cabeça e pescoço que teve de ser sacrificada, segundo informou a assessoria de imprensa do parque.

A assessoria disse também que, apesar de vários veados já terem sido vistos à solta no terreno do zoológico, é "altamente incomum" que um deles entre em uma jaula.

Empresário australiano é obrigado a pagar R$ 158 mil a amante

0

(arquivo)

Empresário encerrou caso com amante depois de mais de 20 anos

Um empresário australiano casado foi obrigado a pagar 100 mil dólares australianos (pouco mais de R$ 158 mil) a sua amante por ter abandonado a mulher depois de um caso de mais de 20 anos.

De acordo com o jornal australiano Sunday Herald Sun o empresário de Melbourne foi processado de acordo com as últimas mudanças na lei de família, que entraram em vigor no início do ano e garantem os mesmos direitos de pessoas casadas às pessoas em relacionamentos longos, incluindo amantes.

De acordo com especialistas jurídicos, a decisão poderá levar a outras indenizações a pessoas que têm relacionamentos extraconjugais.

A mulher, que não foi identificada por razões legais, afirmou que não apenas merecia o dinheiro, mas que outras na mesma situação deveriam seguir seu exemplo.

"Eu dei a ele os melhores anos de minha vida", declarou a amante ao Sunday Herald Sun. A amante e o empresário já teriam por volta de 60 anos.

"Ele sempre disse que iria cuidar de mim, então ele me abandonou. Eu tinha me comprometido completamente com ele durante todos estes anos e então chegamos a um beco sem saída."

A amante acrescentou que, durante os mais de 20 anos de relacionamento, ela garantiu ao empresário "muito apoio moral e emocional".

Já o advogado dela afirmou que "muitos casamentos não duram tanto assim".

Viagens

Apesar de a amante trabalhar e ter sua própria casa, o empresário dava a ela uma pensão mensal.

A amante acompanhou o empresário em várias viagens a outros países e pela Austrália e frequentemente o acompanhava a jantares.

"Eles tinham um compromisso e ele prometeu que cuidaria dela. Mas ele era casado e ainda é casado", afirmou o advogado ao jornal australiano.

O empresário terminou o caso no início do ano e, de acordo com o advogado, a amante ficou arrasada com a decisão dele. Ela então ficou sabendo da nova lei de família, consultou seus advogados e entrou com o processo.

Mas o empresário pagou a indenização semanas depois do início do processo, antes que a decisão do caso fosse tomada pela Justiça.

A amante disse ao jornal australiano que o empresário "se comportou como um cavalheiro" ao pagar a indenização.

Sarkozy põe foto no Facebook e diz que ajudou a derrubar o Muro de Berlim

0

Foto no Facebook mostra Sarkozy (ao fundo) diante do Muro de Berlim em 1989

Foto no Facebook mostra Sarkozy diante do Muro em 1989

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, postou em sua página no Facebook uma foto sua em frente ao Muro de Berlim, em 1989, dizendo que ajudou a derrubá-lo com uma picareta.

A imagem mostra Sarkozy aos 34 anos, então deputado na França e vice-líder do partido de direita RPR, diante de uma seção grafitada do muro, no lado ocidental.

A legenda da foto na página do presidente francês na rede social diz que ela foi tirada no dia 9 de novembro de 1989, mas observadores franceses afirmam que ela provavelmente foi feita no dia seguinte.

O presidente francês é um dos líderes mundiais que está na capital alemã nesta segunda-feira para marcar o 20º aniversário da queda do Muro de Berlim.

'Multidão entusiasmada'

Na legenda, o presidente francês diz que chegou a Berlim Ocidental com um grupo de políticos franceses no dia 9 de novembro de 1989, cruzando depois para o Leste pelo famoso posto de controle Checkpoint Charlie, antes de seguir para o portão de Brandemburgo.

“Uma multidão entusiasmada se juntou para saudar a iminente abertura do muro”, diz ele na legenda da foto, postada no domingo no Facebook.

“Nós então seguimos para o Checkpoint Charlie para ver o lado oriental da cidade e finalmente enfrentar esse muro, e eu pude tomar uma picareta para isso”, ele relata.

“A noite continuou em um clima de entusiasmo geral: o povo alemão estava reunificado, antecipando o fim da Guerra Fria e o começo de um período de grande liberdade na Europa”, diz ele nos comentários, em francês.

“É essa liberdade que ainda estamos defendendo na Europa e que estamos celebrando após 20 anos”, diz Sarkozy.

Sarkozy diz, na legenda da foto, que golpeou o muro pelo lado oriental. Entretanto, a imagem postada no Facebook indica que ele estaria em Berlim Ocidental, já que não havia pixações no muro no lado comunista.

Adolescente passa dias preso sobre bloco de gelo com urso polar

0

Jupi Angootealuk espera resgate (Foto: Joint Rescue Co-ordination Centre)

Equipes de resgate encontraram Jupi Angootealuk no domingo, mas ele só foi socorrido na segunda-feira (Foto: Joint Rescue Co-ordination Centre)

Um adolescente canadense foi resgatado após passar três dias preso sobre um bloco de gelo flutuando no Mar Ártico, junto com ursos polares, a uma temperatura de até -20ºC.

Jupi Angootealuk, de 17 anos, da comunidade inuit (esquimó) do território de Nunavut, no norte do Canadá, tinha ido caçar com seu tio, na última sexta-feira, no litoral da Baía de Hudson. Um dos snowmobiles que eles levavam quebrou e, ao sair para buscar ajuda, ainda com sua espingarda, o jovem acabou preso em um bloco de gelo que se despegou.

A operação de resgate foi lançada quando os dois foram dados como desaparecidos. O tio, de 56 anos, foi retirado do local dois dias depois, mas foi necessário mais um dia até que Jupi pudesse ser socorrido.

Em entrevista à BBC, Jean Pierre Sharp, do Centro de Coordenação de Resgates de Trenton, no Estado de Ontário, o garoto teve que atirar em uma fêmea de urso polar que o seguia, deixando seus dois filhotes órfãos.

Mantimentos

Jupi agora está internado com hipotermia leve e ulcerações provocadas pelo frio extremo.

Segundo Sharp, o resgate também foi dramático, já que o adolescente foi avistado pelas equipes no domingo, mas só foi reencontrado na segunda-feira, a 7 km da costa e a 45 km da cidade mais próxima.

As equipes conseguiram jogar um kit de emergência contendo alimentos para ele, a partir de um avião.

Mas apenas na segunda-feira, paraquedistas foram enviados ao local para ajudá-lo, juntamente com outros profissionais em um pequeno barco de alumínio.

Outro funcionário do Centro de Coordenação de Resgates contou ao jornal canadense The Globe and Mail que Jupi foi aplaudido por moradores e amigos ao voltar para seu vilarejo, Coral Harbour.