quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Estudantes da USP protestam com pizza contra crise no Senado

0

Garçom serve pizzas com bigode para estudantes da USP, em protesto contra a corrupção

Garçom serve pizzas com bigode para estudantes da USP, em protesto contra a corrupção

Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) participaram nesta terça-feira de manifestação contra a corrupção no Senado, simultaneamente à abertura da exposição do Museu da Corrupção (Muco), no Pátio das Arcadas, no campus universitário do Largo São Francisco, região central da capital paulista.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), é acusado de cometer uma série de irregularidades na administração do Senado, como empregar pessoas ligadas à sua família e desviar dinheiro público por uma fundação que leva o seu nome.

Onze pedidos para investigar as denúncias contra ele foram apresentados no Conselho de Ética do Senado, mas todos foram arquivados pelo presidente do órgão e aliado de Sarney, Paulo Duque (PMDB-RJ).

Durante o protesto, a presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, Talita Nascimento, leu um manifesto contra a corrupção e a impunidade e, em seguida, foram distribuídas pizzas batizadas com os nomes de parlamentares envolvidos em algum tipo de escândalo.

Segundo o diretor do jornal Diário do Comércio, ligado à Associação Comercial de São Paulo, Moisés Rabinovici, o museu é um acervo de informações sobre todos os escândalos da política brasileira. Com isso, espera-se que a população não esqueça os escândalos, seus resultados e seus protagonistas, principalmente na hora do voto.

Rabinovici disse que a ideia surgiu com a constatação de que cada novo escândalo derrubava o anterior. "Fiquei me perguntando como isso podia acontecer e comecei a pensar em um modo de criar uma memória para isso, e daí ao museu foi um passo", afirmou. A fase de pesquisa durou seis meses, até que o site do museu foi lançado no dia 21 de abril, informou.

O museu virtual, explicou, é um prédio no qual o internauta passeia e entra nas salas que quiser visitar. "Tem uma lojinha virtual com produtos engraçados, que não são vendidos de verdade, uma pizzaria e agência de viagens com todas as viagens feitas pelos parlamentares, entre outras coisas", disse.

De acordo com o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti, o museu é atemporal e não está fazendo críticas, mas pedindo que a sociedade participe de sua história.

"O mundo inteiro vive com o desenvolvimento do capital, de interesses, da concorrência, então, sempre vai haver desvios. Mas é importante que a única forma de direito à liberdade é por meio da participação", afirmou. "Criticar por criticar é fácil. A intenção da associação é que a sociedade entenda que só ela é que muda o curso da história."

A estudante Talita Nascimento lembrou que o ato faz parte de uma campanha do centro acadêmico, realizada desde o ano passado, contra a memória curta. Talita informou que a ideia de unir a manifestação dos estudantes ao Muco partiu do caráter irônico das ações das duas partes.

"Mais a ver com o XI de Agosto, impossível, até porque todas as manifestações do XI sempre tiveram o caráter irônico do nosso lema, que é 'Rindo, Mudam-se os Costumes'", explicou.

"O poder público tem que perceber que a sociedade civil está vigiando o que está acontecendo. É claro que o ato não faz com que haja mais seriedade na política, não força os homens públicos a ter mais respeito com a gestão pública, mas serve como um momento de simbologia, para mostrar que a sociedade civil está vigiando e que isso vai ser cobrado depois", afirmou a estudante.

Escrito pelos estudantes, o manifesto destaca que a reincidência de escândalos faz com que a arte da política, vista com admiração desde a cultura grega, seja encarada como algo digno de escárnio.

Campanha contra DST permite mandar cartão anônimo a parceiro

0

O Ministério da Saúde lançou, nesta terça-feira, a campanha "Muito prazer, sexo sem DST", para alertar sobre os riscos de se contrair doenças sexualmente transmissíveis. No site da campanha, é possível enviar cartões virtuais anônimos para avisar o parceiro sobre a contração de doenças.

Os postais podem ser enviados por e-mail e vêm com a seguinte mensagem: "Oi! Não sei se essa é a melhor forma de dizer, mas descobri que tenho uma DST. Fui numa Unidade de Saúde, procurei um médico e já estou me tratando. Acho que você deveria fazer o mesmo".

Um estudo divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde aponta que 10,3 milhões de brasileiros tiveram algum sinal ou sintoma de doenças sexualmente transmissíveis - 6,6 milhões de homens e 3,7 milhões de mulheres.

A Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas da População Brasileira de 15 a 64 anos ouviu 8 mil pessoas, em todas as regiões do País. O levantamento apontou que 18% dos homens e 11,4% das mulheres não procuram nenhum tipo de tratamento para as doenças sexualmente transmissíveis.

SP: chuva e granizo derrubam árvores e deixam 1 ferido

0

A forte chuva que atingiu principalmente as zonas norte, leste e oeste de São Paulo na tarde desta terça-feira deixou pontos de alagamento. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), por volta das 15h50, foi observada queda de granizo acompanhada de rajadas de vento na região do Tucuruvi, zona norte, próximo à rua Felício Tarabay. Uma mulher ficou ferida devido à queda de uma árvore.

Devido à chuva, as zona leste e norte, além da Marginal Tietê ficaram em estado de atenção das 15h55 às 16h45. Com os ventos, a CET registrou a queda de diversas árvores na capital. Na rua Lavras do Sul, no bairro do Limão, zona norte, uma árvore caiu sobre um carro. Na rua Estevão Furchini, na Freguesia do Ó, uma casa foi atingida pela queda de uma árvore e uma moradora ficou ferida. Ela foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e levada para a Santa Casa de Misericórdia, na região central.

Por volta das 20h, havia ainda um alagamentos ativo na avenida Cândido Portinari, na Lapa. De acordo com a CET, no mesmo horário, a cidade tinha 56 km de congestionamento.

Segundo o CGE, a previsão é de que outras áreas de instabilidade provoquem chuvas intercaladas com períodos de melhoria no decorrer da noite.

Redação Terra