domingo, 18 de outubro de 2009

Estudante de direito desaparecida em Minas é encontrada em SP

0

Policiais dizem que jovem de 18 anos saiu de casa após discutir com a mãe

Uma das duas estudantes de direito da PUC (Pontifícia Univesidade Católica) de Betim, em Minas Gerais, que estava desaparecida, foi localizada na noite de sábado (17) pela polícia em uma casa noturna da avenida Aricanduva, na zona leste de São Paulo.

Policiais que investigam o caso afirmam que Tauanny Medeiros teve uma discussão com a mãe e que, por meio da internet, achou um emprego na boate. Um homem que reconheceu a estudante de 18 anos avisou a família.

A outra estudante da PUC de Betim que também sumiu segue desaparecida. Natália de Paiva, de 27 anos, desapareceu quando seguia para a faculdade, no último dia 7 de outubro.

Interlagos terá trânsito especial para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1

0

Saiba como será o esquema de transporte público na região do autódromo de Interlagos

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implantou um esquema especial de trânsito nos arredores do autódromo de Interlagos, na zona sul da capital, neste final de semana durante o 38º Grande Prêmio de Fórmula 1. São esperadas 150 mil pessoas no evento, sendo 80 mil concentradas neste domingo (18), dia da corrida.

Segundo a CET, a previsão é de que metade do público se desloque para Interlagos em veículos particulares e o restante de transporte coletivo. Cerca de 1.300 funcionários vão monitorar, orientar e fiscalizar o tráfego nas vias da região que serão sinalizadas com cavaletes, cones, rolos de fita plástica, placas de advertência, pintura de solo, telas plásticas, gradil, faixas e banners.

Todos os mapas e planos relativos à operação trânsito podem ser acessados no site da CET: www.cetsp.com.br

Alternativas para os motoristas

Domingo, 18 de outubro

A partir das zero hora de domingo (18), a avenida Interlagos, entre a rua João Paulo da Silva e a Praça Batista Botelho, terá sentido único de circulação em direção ao bairro.

- A pista da avenida Interlagos, junto ao Autódromo, no trecho entre a avenida Senador Teotônio Vilela e a rua Adib Casseb, será dividida em três faixas, sendo uma somente para a circulação de pedestres, a faixa central destinada ao atendimento de eventuais emergências (SOS), e a terceira destinada à circulação de veículos com credenciais para entrada no Portão 7 do Autódromo. A circulação na avenida Interlagos, no trecho entre as avenidas João Paulo da Silva e Nações Unidas, permanecerá inalterada.

- A avenida Senador Teotônio Vilela, entre as avenidas do Jangadeiro e Interlagos, será bloqueada ao trânsito devido à grande quantidade de pedestres que circula pelo local.

- A ponte Vitorino Goulart da Silva permanecerá com sentido duplo de circulação.

- Os veículos vindos da avenida Senador Teotônio Vilela, com destino ao centro, poderão utilizar:
1) avenida Robert Kennedy e ponte do Socorro.
2) avenida Pres. João Goulart, avenida Lourenço Cabreira, avenida Gregório Bezerra, avenida Jair Ribeiro da Silva e ponte Vitorino Goulart da Silva.
3) avenida Aurélio Lopes Takano, rua Pedro Roschel Gottzfritz, Praça João Beiçola da Silva, avenida Lourenço Cabreira, avenida Gregório Bezerra, avenida Jair Ribeiro da Silva e ponte Vitorino Goulart da Silva.

Operação Saída

Logo após o início do 38º GP Brasil, a CET vai reter os veículos por cerca de 40 minutos para garantir a segurança, principalmente dos pedestres.

As vias abaixo terão sentido único (no sentido centro):
- avenida Interlagos, entre avenida do Jangadeiro e avenida das Nações Unidas.
- avenida das Nações Unidas, entre avenida Interlagos e ponte Transamérica.

O motorista que seguir para a região de Interlagos terá como opção:
- ponte João Dias, Marginal Pinheiros, avenidas Guido Caloi, Guarapiranga e Robert Kennedy.
- avenida Washington Luis, ponte do Socorro e avenida Robert Kennedy.
- avenida Nossa Senhora do Sabará, rua Miguel Yunes, ponte Vitorino Goulart e avenidas Jair Ribeiro da Silva, Lourenço Cabreira e Presidente João Goulart.

Barrichello precisa vencer e torce para Button ficar longe

0

Brasileiro larga na primeira posição no GP do Brasil e precisa tirar 15 pontos do líder

O piloto brasileiro Rubens Barrichello tem hoje, a partir de 14h, a chance de continuar brigando pelo título do Mundial de Fórmula 1 de 2009. Ele sai na primeira colocação do grid de largada do GP do Brasil, em São Paulo (SP) e, além de buscar a vitória, precisa torcer para que seu companheiro de Brawn GP, o inglês Jenson Button, não chegue na segunda ou terceira posições na corrida, o que lhe daria o título antecipado da temporada.

O inglês tem 14 pontos na frente de Barrichello – 85 a 71. Como faltam apenas duas corridas para o fim do Mundial, tem boas chances de garantir já neste domingo o título antecipado - se os dois empatarem em pontos, Button leva a melhor, por ter mais vitórias. Mesmo com tudo isso contra, Barrichello nem pensa em abrir mão do campeonato de graça.

A vitória dá ao campeão dez pontos, o vice-líder fica com oito e o terceiro colocado, 6. Daí pra frente, até a oitava colocação, os pilotos ganham 5, 4, 3, 2 e 1 ponto. E a torcida brasileira, com calculadora em mãos, tem de torcer para que Barrichello faça, neste domingo, pelo menos 6 pontos a mais que o líder Button.

O brasileiro nunca venceu no Brasil, apesar de já ter participado de 16 outras corridas no país. Abandonou 11 vezes, obteve apenas um pódio, um terceiro lugar em 2004, e, por vários motivos, vai fazer de tudo para ganhar o GP no circuito de Interlagos, a partir de 14h. No sábado (17), mostrou muita raça para garantir a primeira posição no grid de largada mesmo debaixo de um "dilúvio" em São Paulo.

Para aumentar ainda mais a confiança da torcida, Button larga apenas na 14ª posição, já que não conseguiu se classificar entre os dez primeiros por causa das fortes chuvas do treino de classificação.

Barrichello, mesmo se não ficar com o título, termina o ano vitorioso, afinal por pouco não ficou desempregado no início de 2009 com o fim de sua antiga equipe, a Honda, que passou a se chamar Brawn e deu ao piloto uma última chance. A escuderia estreante fecha a temporada com seus dois pilotos brigando ponto a ponto pelo título e tenta agora manter (o antes desprezado) Rubinho em 2010, mas deve perder o piloto para a Williams.

'Quiz’ na Somália distribui armamentos e munição como prêmio

0

Milicianos islâmicos somalis

As milícias islâmicas controlam parte do território da Somália

Um concurso de perguntas e respostas organizado por uma milícia islâmica na Somália teve como prêmio aos vencedores armamentos e munição.

Os prêmios incluíam fuzis AK-47, granadas de mão e minas anti-tanque.

O ‘quiz’ organizado pela milícia Al-Shabab na cidade portuária de Kismayo durante o mês do Ramadã incluía questões sobre o Corão, o livro sagrado dos muçulmanos, e sobre a geografia somali.

A milícia Al-Shabab e outros grupos islâmicos impuseram a sharia, a lei islâmica, em várias partes do país.

Cerimônia

Os prêmios foram entregues na sexta-feira numa cerimônia acompanhada por centenas de pessoas.

Os líderes da Al-Shabab pediram aos pais que ensinassem seus filhos como manejar armamentos para que eles possam combater os “inimigos”.

“Os vencedores ganharam um fuzil AK-47, novo em folha, além de duas granadas de mão, uma mina anti-tanque e equipamentos de escritório, incluindo um computador”, anunciou à plateia um dos organizadores do concurso, Abdiweli Mohamed Adam.

“O segundo prêmio é uma AK-47 e alguns suprimentos. Nunca em minha vida vi prêmios tão bons”, afirmou.

Adam disse que o objetivo da competição era impedir que jovens desperdicem seu tempo livre e fazer com que eles se concentrem em “coisas importantes” como defender seu território e sua religião.

Código de conduta

O duro código de conduta imposto pela milícia Al-Shabab em várias partes do sul e do centro da Somália controladas pelo grupo exige que as mulheres usem burcas e proíbe os homens de mascar o qat, um popular narcótico leve.

As pessoas que não cumprem as normas são severamente punidas – muitas com amputações de membros.

Vários países ocidentais acusam a Al-Shabab de manter ligações com a rede Al-Qaeda.

A Somália vive sem a autoridade de um governo central desde 1991.

Um governo nacional apoiado pela Organização das Nações Unidas controla apenas partes da capital do país, Mogadíscio.