sexta-feira, 4 de junho de 2010

Animais 'feios' são menos pesquisados, sugere estudo.

0

Grandes mamíferos são tema de mais estudos em comparação aos anfíbios

Um estudo sul-africano revelou que os animais mais carismáticos têm mais chances de ser escolhidos como objetos de estudos científicos.

O trabalho, feito por pesquisadores da Universidade de Pretória, revela uma tendência forte, pela comunidade científica, a escolher espécies carismáticas como alvo de estudos.

Tigres, leopardos, chipanzés e gorilas são alguns dos mais favorecidos, em detrimento de rãs, lagartixas e aves.

Em linhas gerais, a pesquisa científica está dominada pelo estudo de grandes mamíferos ameaçados, ao passo que répteis, aves e pequenos mamíferos em perigo de extinção recebem muito menos atenção, concluiu o estudo.

Financiamento e publicidade

O peixe-boi foi muito menos estudado do que o chipanzé

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores fizeram uma contagem de todos os estudos sobre espécies feitos no sul da África e publicados entre 1994 e 2008.

Os resultados foram depois comparados à lista global produzida pela União Internacional Para a Conservação da Natureza, que classifica animais segundo seu risco de extinção.

Eles verificaram que os chipanzés, por exemplo, foram os protagonistas de 1.855 estudos, ao passo que outras espécies, como o peixe-boi, por exemplo, foi tema de apenas 14.

“Pode ser que os cientistas estudem mais estes animais porque lhes interessa mais ou é mais fácil de conseguir verbas ou ainda porque é as chances de ter seu trabalho publicado posteriormente é maior”, disse à BBC Morgan Trimble, uma das autoras do estudo.

A autora espera que ao expor as preferências dos cientistas ao escolher uma espécie para estudar ajude as entidades que financiam projetos a refletir sobre a melhor forma de preservar espécies.

BA pede desculpas por propaganda com Osama Bin Laden.

0

Osama Bin Laden (arquivo)

Osama Bin Laden é o terrorista mais procurado do mundo

A companhia aérea britânica British Airways (BA) divulgou um pedido de desculpas depois que uma fotografia em uma revista voltada para os funcionários mostrou um cartão de embarque no nome de Osama Bin Laden, líder da organização Al-Qaeda.

A imagem apareceu na primeira página da revista LHR News e visava promover os benefícios do check-in via internet. A revista é voltada para os funcionários da BA no aeroporto de Heathrow, em Londres.

A propaganda mostrava um passageiro segurando um iPhone que mostrava um cartão de embarque em nome de Bin Laden/Osama, cadeira 07-C.

Um porta-voz da BA pediu desculpas pela propaganda e acrescentou: "Um erro foi cometido e nós estamos trabalhando para descobrir como isto ocorreu".

Primeira classe

A propaganda mostra um passageiro feliz chegando para fazer um check-in enquanto outro apenas segura seu iPhone e mostra o cartão de embarque virtual que traz o nome de Osama Bin Laden.

Neste cartão de embarque virtual o terrorista mais procurado do mundo é classificado como "passageiro frequente", e o número de sua cadeira o coloca na parte da frente do avião, mais provavelmente na primeira classe.

O cartão mostra que o voo parte no dia 26 de outubro de 2010 com destino não especificado.

A BA pediu desculpas pelo erro em sua conta no Twitter depois de ter sido alertada a respeito da imagem por outros usuários da rede de microblogging.

A companhia aérea já está envolvida em uma longa disputa com seus funcionários, a tripulação de seus aviões, a respeito de condições de trabalho e benefícios para estes funcionários.

Cachorro percorre 15 km para voltar para a casa.

0

Jack

Jack levou 31 horas para chegar em casa.

Um cachorro percorreu quase 15 quilômetros para voltar para a casa após ter se perdido durante uma caminhada com seus donos no último domingo na cidade britânica de Barnsley.

Jack, de seis anos, andou por várias estradas e apareceu sem ferimentos na porta da casa onde mora, na cidade de Penistone, 31 horas após ter desaparecido.

"Por um momento achamos que ele tinha desaparecido para sempre, mas felizmente suas pequenas pernas o trouxeram para a casa, para meu imenso alívio", afirmou à BBC News o dono de Jack, David Cooper.

Cooper disse que Jack provavelmente atravessou pelo menos cinco estradas para chegar em casa.

"A ironia é que ele não gosta de estradas nem de carros. Ele era um animal desgarrado quando pequeno, é assim que nós ficamos com ele. Ele foi atingido por um carro e depois disso ficou conosco, então ele é muito prudente com veículos."

A mulher de Cooper, Liz, que é veterinária, disse que já tinha ouvido várias histórias parecidas, mas "nunca acreditei que ele voltasse para a casa, embora eu tenha achado que isso poderia acontecer".

O filho adolescente do casal, Robert, também comemorou o retorno do cão: "Nós ficamos sem palavras quando ele apareceu, ele sempre foi de andar longas distâncias, mas isso é algo diferente."

Ex-presidente George W. Bush abre conta no Facebook.

0

George W. Bush

Mais de 20 mil usuários do site 'curtiram' a página de Bush no Facebook

O ex-presidente dos EUA George W. Bush abriu uma conta no site de relacionamentos Facebook.

Horas depois de o perfil entrar no ar, 20 mil pessoas já haviam "curtido" a página de Bush - apertando o botão que demonstra que os usuários gostaram da página.

O ex-presidente incluiu o Bush Clinton Haiti Fund, criado por ele e pelo ex-presidente dos EUA Bill Clinton para ajuda a vítimas do terremoto no Haiti, e a Barbara Bush Foundation como duas de suas páginas favoritas no site.

A primeira entrada de Bush, escrita na terceira pessoa, diz que ele "permanece ativo" desde que deixou a Presidência, em 2008.

"Ele visitou 20 estados e 8 países, fez mais de 65 discursos, inaugurou o George W Bush Presidential Center, participou de 4 conferências políticas por meio do Bush Institute, terminou o primeiro rascunho de seu livro de memórias, Decision Points, e estabeleceu, em parceria com o (ex) presidente Clinton, o Clinton Bush Haiti fund", diz a entrada.

Em algumas horas, usuários do site já haviam iniciado discussões na página.

Uma delas foi intitulada "This isn't really you" (este não é realmente você, em tradução literal).

"Eu gostaria que o VERDADEIRO George W. Bush escrevesse algo para o povo dos Estados Unidos. Me decepciona que tudo seja filtrado por um representante da mídia. Por favor, conecte-se conosco", escreveu um usuário do site na página de Bush.

Outro pediu que Bush mudasse a foto incluída no perfil.

A entrada de Bush na mídia social acontece um mês após o presidente da Venezuela, Hugo Chavez, ter aberto uma conta no Twitter.

Em meados de maio, a conta de Chávez já era a mais seguida do país, com 308 mil seguidores.