Passei esta semana pensando se deveria ou não postar alguma dica sobre a Semana Mundial do Meio Ambiente que acaba hoje. Porque a dúvida? Porque não tenho certeza se tudo que está sendo feito é verdadeiro e não queria escrever mentiras. Se todas as empresas que anunciam os seus programas ambientais estão mesmo fazendo o que publicam ou na grande maioria é tudo papo para ganhar mercado. Será que os governos, e principalmente os que são corruptos, têm investido em legislação e na cobrança de empresas e cidadãos para o cumprimento de políticas anti poluição e tal. E quem cobra o governo?
Nesta semana fui a montanhas de palestras sobre a não menos famosa “sustentabilidade”, que tem o meio ambiente como um dos seus tripés. Saldo: muita conversa e nem tanta atitude. Só ganhei um kilo a mais, comi muito pão de queijo nos coffee breaks.
Enfim, resolvi dividir minha dúvida com vocês. Na verdade como um convite a pensar sobre o assunto.
Para ajudar busquei alguns links brazucas e internacionais que falam sobre Greenwashing, que sendo direta é um termo que classifica quem “se pinta” de verde e diz que preserva o meio ambiente, mas que na verdade faz exatamente o contrário. Pode ser uma empresa, uma ONG ou o governo, tanto faz.
Trago links que talvez nos ajudem a checar se o que você lê é sério ou não. Ou no mínimo a pensar sobre a questão.
OESP - Caderno Vida & Meio Ambiente , Greenwashing - Wikipedia, Greenwashing Net - USA, Portal Ecodebate - Brasil, Site O Eco - Brasil, The Guardian - Inglaterra; Envolverde - Brasil
E deixo aqui a pergunta que não quer calar: qual a sua opinião? Como podemos descobrir a verdade?
0 comentários:
Postar um comentário