sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Umidade do ar em SP é a mais baixa em 46 anos

0

A cidade de São Paulo registrou o recorde histórico de baixa umidade relativa do ar nesta sexta-feira. Segundo a Climatempo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou umidade relativa de 10% às 15h. O índice é considerado estado de emergência pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp.

Desde 1963, quando se iniciaram as medições do Inmet na cidade, a umidade não havia sido tão baixa. Até então, a mínima havia ocorrido em 10 de setembro de 1981, com 13%.

As estações meteorológicas dos aeroportos de Congonhas e Campo de Marte seguiram a tendência, com 12,3% e 12,6%, respectivamente. Além do estado de emergência, que compreende índices de umidade relativa abaixo de 12% (valor menos favorável para a saúde humana), a escala psicrométrica do Cepagri considera outros estados, como atenção (entre 20% e 30%) e alerta (entre 12% e 20%).

Segundo Jonathan Cologna, meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o final de semana segue a tendência dos últimos dias, com tempo seco, calor e sem previsão de chuvas.

De acordo com a Climatempo, o clima sem formação de nuvens se deve à intensificação da massa de ar seco no Estado de São Paulo. A umidade relativa caiu muito na região metropolitana e deve permanecer assim todo o fim de semana.

O sol deve continuar forte em todo Estado. Não há expectativa de chuva em nenhuma região paulista. Nas praias, as ondas podem não passar de 50 cm. Apesar da noite e do amanhecer um pouco frios, esquenta rápido e a sensação deve ser de calor na maior parte do dia. Na capital, a máxima prevista no sábado é de 27°C e no litoral, máxima de 28°C.

Na segunda-feira, a chegada de uma frente fria pode trazer ventos e um pouco de chuva em todo o Estado. Na região da capital, pode chover um pouco à noite.

Redação Terra

0 comentários: