segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Artista reúne 1,2 mil em obra para dia de luta contra aids

0

O artista fez o primeiro mosaico humano de sua carreira em Guarulhos Foto: Marcelo Pereira/Terra
O artista fez o primeiro mosaico humano de sua carreira em Guarulhos

Foto: Marcelo Pereira/Terra

O artista plástico Vik Muniz reuniu 1,2 mil pessoas na cidade Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, neste domingo. O objetivo da reunião é formar um mosaico que marcará o Dia Mundial de Luta contra aids no Brasil, que ocorre no dia 1° de dezembro. A obra será entregue por Muniz ao Ministério da Saúde e deverá ficar exposta em museu de circulação popular.

As 1,2 mil pessoas foram fotografadas pelo artista na arquibancada no ginásio Pascoal Thomeu, conhecido como Thomeuzão. Para isso, Muniz subiu em uma grua de 18 m de altura. De acordo com Muniz, cada pessoa participante será uma peça do mosaico.

Os participantes do mosaico são todos voluntários que vivem com HIV/aids ou que de alguma forma se solidarizam com a luta contra a doença.

O artitsa Vik Muniz ficou famoso em todo o mundo por criar imagens em mosaico a partir dos mais diversos materiais. Já usou pedras de brilhante, caviar, terra, carcaça de computador e até sucata.

A escolha da matéria-prima está sempre relacionada ao conceito da obra. E para o Dia Mundial de Luta contra a aids, Muniz escolheu o beijo.

"Perdi cinco amigos para a doença. Havia muita desinformação sobre o assunto, e isso gerava preconceito. Lembro até hoje de um amigo que fui visitar no hospital quando estava para morrer. Pela minha ignorância tive medo de beijá-lo. Sofro com isso até hoje, sempre que lembro. Você pode fazer muito mal a si mesmo sendo ignorante. O beijo é uma coisa forte. Se eu soubesse disso na época (que o gesto não transmitia o vírus da aids) teria me despedido do meu grande amigo direit", explicou.

Essa é a primeira vez que o artista paulistano radicado em Nova York utiliza pessoas como matéria-prima.

O tema do Dia Mundial de Luta contra a aids deste ano é estigma e preconceito contra pessoas que vivem com a doença ou são portadores do vírus HIV.

Redação Terra

0 comentários: