domingo, 27 de setembro de 2009

Moradores de Santo André contabilizam prejuízo após explosão Moradores de Santo André contabilizam prejuízo após explosão

0

Móveis são retirados de residência após explosão de casa de fogos Foto: Vagner Magalhães/Terra
Móveis são retirados de residência após explosão de casa de fogos

Dois dias depois da explosão de uma casa de fogos de artifício, que deixou duas pessoas mortas e 12 feridas em Santo André, na Grande São Paulo, os moradores passaram a manhã deste sábado contabilizando os prejuízos. Após a Defesa Civil do município liberar 21 imóveis que estavam isolados, os moradores começaram a fazer os primeiros reparos. Quatro foram demolidos e outros seis seguem interditados - cinco casas e um galpão.

Entre as casas liberadas, os principais danos ocorreram nos telhados e janelas. Foram verificados ainda danos em caixas d'água, à rede elétrica e a utensílios domésticos. Alguns moradores, mesmo com as casas liberadas, preferiram continuar abrigados junto a parentes.

De acordo com Juliana Ferrari Felice, 20 anos, a casa do seu avô teve a caixa d'água estourada pelo impacto da explosão. "A casa não está habitável. Estamos arrumando o que é possível, mas será necessária uma reforma", disse.

Segundo ela, a família passou a manhã limpando o que era possível. "Há muita sujeira na casa, muita fuligem, cartuchos de bombas. Perdemos muita louça, lustre, lâmpadas. Pelo menos sobrou o aquário", afirmou.

Elias Sampaio de Andrade, 59 anos, funcionário dos Correios, retornou do trabalho por volta do meio dia para providenciar o conserto de sua casa. "Já chamamos um vidraceiro para trocar as janelas e também estamos fazendo alguns reparos no telhado. Nós já estávamos preocupados há algum tempo com essa loja de fogos aqui, mas nunca imaginei ver uma coisa dessas um dia", disse.

Por conta do corte de fornecimento de energia elétrica no bairro após a explosão, muitos moradores aproveitaram uma feira próxima para comprar alimentos. "Agora é retomar a vida normal. Abastecer a casa e começar tudo de novo", disse Juliana.

Em reunião realizada na noite de sexta-feira foi decidido que o Fundo Social de Solidariedade de Santo André entrará em contato com apoiadores (entidades, sindicatos, empresários e voluntários) para ajudar as famílias atingidas com a explosão a reconstruir os imóveis destruídos e danificados.


Foto: Vagner Magalhães/Terra
Vagner Magalhães
Direto de São Paulo

0 comentários: