domingo, 18 de outubro de 2009

Barrichello precisa vencer e torce para Button ficar longe

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Brasileiro larga na primeira posição no GP do Brasil e precisa tirar 15 pontos do líder

O piloto brasileiro Rubens Barrichello tem hoje, a partir de 14h, a chance de continuar brigando pelo título do Mundial de Fórmula 1 de 2009. Ele sai na primeira colocação do grid de largada do GP do Brasil, em São Paulo (SP) e, além de buscar a vitória, precisa torcer para que seu companheiro de Brawn GP, o inglês Jenson Button, não chegue na segunda ou terceira posições na corrida, o que lhe daria o título antecipado da temporada.

O inglês tem 14 pontos na frente de Barrichello – 85 a 71. Como faltam apenas duas corridas para o fim do Mundial, tem boas chances de garantir já neste domingo o título antecipado - se os dois empatarem em pontos, Button leva a melhor, por ter mais vitórias. Mesmo com tudo isso contra, Barrichello nem pensa em abrir mão do campeonato de graça.

A vitória dá ao campeão dez pontos, o vice-líder fica com oito e o terceiro colocado, 6. Daí pra frente, até a oitava colocação, os pilotos ganham 5, 4, 3, 2 e 1 ponto. E a torcida brasileira, com calculadora em mãos, tem de torcer para que Barrichello faça, neste domingo, pelo menos 6 pontos a mais que o líder Button.

O brasileiro nunca venceu no Brasil, apesar de já ter participado de 16 outras corridas no país. Abandonou 11 vezes, obteve apenas um pódio, um terceiro lugar em 2004, e, por vários motivos, vai fazer de tudo para ganhar o GP no circuito de Interlagos, a partir de 14h. No sábado (17), mostrou muita raça para garantir a primeira posição no grid de largada mesmo debaixo de um "dilúvio" em São Paulo.

Para aumentar ainda mais a confiança da torcida, Button larga apenas na 14ª posição, já que não conseguiu se classificar entre os dez primeiros por causa das fortes chuvas do treino de classificação.

Barrichello, mesmo se não ficar com o título, termina o ano vitorioso, afinal por pouco não ficou desempregado no início de 2009 com o fim de sua antiga equipe, a Honda, que passou a se chamar Brawn e deu ao piloto uma última chance. A escuderia estreante fecha a temporada com seus dois pilotos brigando ponto a ponto pelo título e tenta agora manter (o antes desprezado) Rubinho em 2010, mas deve perder o piloto para a Williams.

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