domingo, 29 de novembro de 2009

Albinos têm vida dura na África

0

AP / Abisalom Omolo
Foto por AP / Abisalom Omolo
Mary Owido ouve um tipo de elogio que ninguém gostaria de ouvir

Existe uma crença, na África, que diz que partes do corpo de um albino têm poderes mágicos. Isso é uma bobagem, mas quem é que vai explicar uma coisa dessas pra cada um dos africanos?

Não é uma tarefa fácil.

Principalmente quando um kit completo com um albino desmembrado chega a ser vendido por coisa de 75 mil dólares.

É até compreensível que uma pessoa como Mary Owido, por exemplo, não queira sair de casa de jeito nenhum. Ela é albina e diz que só fica confortável quando está trabalhando ou em casa com seu marido e seus seis filhos.

- Pra onde quer que eu vá, as pessoas ficam falando sobre mim, dizendo que minhas pernas e minhas mãos podem valer uma fortuna na Tanzânia. Esse tipo de conversa me dá medo. Eu morro de medo de sair de casa sozinha, diz ela.

Desde 2007, 44 albinos foram mortos na Tanzânia e outros 14 foram desmembrados em Burundi.
Evidentemente, se você é albino no leste da África, você tem medo – e muito.

De acordo com dados da Cruz Vermelha, pelo menos 10.000 albinos foram realocados ou abrigados em refúgios desde que a matança começou.

0 comentários: