quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Protesto de motoristas prejudica transporte na zona norte de SP

0

Ônibus da Sambaíba estão na garagem; a empresa atende diariamente 620 mil pessoas

Apesar da previsão de retorno ao trabalho às 6 horas desta quinta-feira (5), os motoristas e cobradores da Viação Sambaiba, uma das principais que atua na zona norte de São Paulo, continuam parados. Os ônibus permanecem nas quatro garagens da empresa.

A Sambaíba opera 140 linhas entre bairros da região norte paulistana e a região central da cidade, com 1.500 ônibus. A previsão é de que haveria uma paralisação, a partir das 4h, com a retomada do serviço às 6h. Em nota, o sindicato da categoria alega desrespeito à convenção coletiva de trabalho como o motivo do protesto.

Uma das reclamações é a falta do adiantamento de 60% do salário para quem sofre acidente do trabalho, fica doente ou tem de ser afastado pelo INSS. Os trabalhadores também alegam ainda problemas com o vale-refeição e o superfaturamento em orçamentos referente a danos nos veículos.

A Viação Sambaíba atende cerca de 620 mil usuários nos bairros de Santana, Tucuruvi, Fraguesia do Ó, Vila Guilherme e Vila Maria, entre outros. Para tentar minimizar os problemas, a SPTrans, empresa municipal que administra os transporte público de ônibus em São Paulo, disponibilizou 490 ônibus para 70 das 95 linhas prejudicadas.

0 comentários: