domingo, 31 de janeiro de 2010

Céticos encenam ‘overdose’ em massa de homeopatia na Inglaterra

0

Manifestantes tomam frascos de remédios homeopáticos em Londres. Foto: Cortesia MSS

Os manifestantes tomaram frascos inteiros de remédios homeopáticos

Um grupo de pessoas céticas com relação aos efeitos da homeopatia encenou uma “overdose” massiva de remédios homeopáticos em 13 cidades britânicas para denunciar a falta de provas científicas sobre a eficácia dos tratamentos e tentar provar a ineficiência dos medicamentos.

Os manifestantes tomaram frascos inteiros de remédios homeopáticos em frente a lojas de uma rede de farmácias nas cidades de Londres, Liverpool, Manchester, Edimburgo, Glasgow, entre outras.

O protesto foi organizado pelo grupo Sociedade Merseyside de Céticos (MSS, na sigla em inglês).

Os manifestantes pediram à rede de drogarias Boots para interromper a venda de remédios homeopáticos em suas lojas, alegando que os mesmos são “um absurdo científico”.

“Eu acredito que eles devam estar vendendo pílulas de açúcar para os doentes. A homeopatia não funciona melhor do que um placebo, Os remédios são tão diluídos que não há nada neles”, afirmou Michael Marshall, porta-voz da MSS.

'Mau gosto'

A Sociedade de Homeopatas da Grã-Bretanha classificou a demonstração como um “trote”.

“Esse é um trote publicitário pouco aconselhável, de mau gosto, que não contribui em nada para o avanço do debate científico sobre a forma como a homeopatia funciona”, disse a diretora da Sociedade, Paula Ross.

Segundo ela, os manifestantes não devem sofrer reações adversas por terem tomado uma grande quantidade de remédios homeopáticos.

Já o diretor de padrões profissionais da Boots afirmou que a rede segue as regras da indústria farmacêutica para a venda de homeopatia.

“A homeopatia é reconhecida pelo NHS (o sistema nacional de saúde britânico) e muitos profissionais da saúde e nossos clientes optam por usar remédios homeopáticos”, disse.

De 2005 a 2009, o NHS, sistema nacional de saúde britânico, gastou cerca de £12 milhões em tratamentos homeopáticos, segundo um levantamento encomendado pela rede de televisão Channel 4.

0 comentários: