sábado, 20 de fevereiro de 2010

Transporte público vai operar por uma hora a mais entre sábado e domingo

0

Prorrogação de funcionamento será realizada por causa de fim de horário de verão

Julia Chequer/R7

Foto por Julia Chequer/R7

Ônibus, metrô e trens de São Paulo irão prorrogar em uma hora funcionamento neste sábado por causa de fim do horário de verão


Os trens, metrô e ônibus de São Paulo vão operar por uma hora a mais entre o sábado (20) e o domingo (21). A medida será tomada por causa do fim do horário de verão no país. À meia-noite do sábado, os relógios devem ser atrasados em uma hora e, para evitar tumulto entre os passageiros, o período de funcionamento do transporte público será prorrogado.

No metrô, o número de viagens realizadas no sábado na linha 1-Azul vai aumentar de 712 para 728; a linha 2-Verde passará de 463 para 475 viagens; a linha 3-Vermelha realizará 16 viagens a mais, realizando 873 vezes o mesmo percurso; já a linha 5-Lilás circulará de 328 vezes, quando o normal são 322. No domingo, a operação volta ao normal, com as viagens de metrô começando às 4h40.

Os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) irão prolonga o horário de funcionamento, trabalhando 22 horas ininterruptas. Nas linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) e 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), trens partirão com intervalos de 20 minutos. Na extensão da linha 7, entre Francisco Morato e Jundiaí, serão colocados trens em prontidão para suprir possíveis aumentos no número de passageiros.

Na linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), os intervalos serão de 15 minutos. Na linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), os trens terão intervalos especiais, adaptados para atender às viagens extras necessárias. Nas linhas 11-Coral (Luz-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana), os trens partirão de 20 em 20 minutos.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) confirmou que também irá aumentar em 60 minutos o funcionamento dos ônibus que atendem as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista neste sábado.

0 comentários: