sexta-feira, 16 de abril de 2010

Agência europeia diz que nuvens de cinzas vão afetar 60% dos voos nesta sexta-feira

0

Pelo 2º dia seguido, cinzas vulcânicas da Islândia complicam o tráfego aéreo na Europa


http://i2.r7.com/data/files/2C92/94A3/2805/73AB/0128/05F5/88FF/59B0/aeroporto-charles-de-gaulle-reuters-20100416-HG.jpg


As nuvens de cinzas vulcânicas vindas da Islândia vão afetar os voos na Europa pela segundo dia consecutivo nesta sexta-feira (16). A informação é da Organização Europeia pela Segurança do Tráfego Aéreo (Eurocontrol). Segundo a agência, a expectativa é que cerca de 11 mil voos aconteçam durante as próximas 24 horas, o que corresponde a 40% do tráfego aéreo europeu em condições normais.

"Aproximadamente 600 voos transatlânticos devem ocorrer, 300 em cada direção. Dos 300 voos que chegam normalmente à Europa pela manhã, de cem a 120 deverão ser registrados hoje", diz o comunicado da Eurocontrol.

Com o atual prognóstico, o número de cancelamentos deverá ser alto durante todo o dia, já que os espaços aéreos de Reino Unido, Alemanha, França, Suécia, Irlanda, Noruega, Bélgica, Dinamarca, Polônia e Holanda está total ou parcialmente fechado, de acordo com a rede CNN.

Quatro dos principais aeroportos do mundo – Heathrow (Londres), Charles de Gaulle (Paris), Schiphol (Amsterdã) e Frankfurt (Alemanha) – estiveram fechados neste início de sexta-feira.

O geofísico da Universidade de Bristol, Matthew Watson, disse à CNN que a retomada das operações normais só será possível é quando vulcão na geleira de Eyjafjallajokull parar de lançar cinzas a altitudes de até 11 km.

Nessa altura, aviões comerciais de grande porte poderiam ser atingidos pelas cinzas, causando pane nos motores. Segundo Watson, os cientistas também esperam que os ventos ganhem força e dispersem as nuvens, que ainda se dirigem para o leste e o sudeste do continente europeu.

Se a situação não apresentar uma significativa melhora nesta sexta-feira, o enterro do presidente da Polônia, Lech Kaczynski, não deve mais acontecer no próximo domingo (18), como estava previsto.

As autoridades polonesas disseram que vão estudar a situação e devem soltar um comunicado até o fim do dia com a confirmação ou o adiamento da data do funeral.

0 comentários: