segunda-feira, 12 de abril de 2010

Dilma cria perfil no Twitter: não poderei escrever muito

2

Dilma Roussef acena para a multidão durante o encontro com os  trabalhadores metalúrgicos em São Bernardo Foto: Reuters

Dilma Roussef acena para a multidão durante o encontro com os trabalhadores metalúrgicos em São Bernardo
Foto: Reuters

A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, aderiu neste domingo à rede de microblogs Twitter. Em menos de 3 horas, a ex-ministra Chefe da Casa Civil já contava com mais de três mil seguidores.

Em sua primeira publicação, Dilma escreveu: "Começo hoje minha aventura no Twitter. Quero aprender com vocês". Logo em seguida, esclareceu que não manterá a página sozinha. "Também não vou ficar fingindo que passarei muito tempo na web. Vocês sabem que será impossível. Alguns amigos vão me ajudar", afirmou. Dilma ainda disse que não pretende fazer muito discurso no Twitter. "Quero trocar ideias, ouvir sugestões".

O primeiro retwitte (mensagem republicada) da pré-candidata foi para Marcelo Branco, ex-diretor da Campus Party - considerado o maior evento de inovação tecnológica e Internet do mundo - e que recentemente se tornou coordenador da campanha de Dilma na internet, segundo o jornal Folha de São Paulo.

Dilma republicou uma foto do seu Flickr - ferramenta de divulgação de fotos na internet -, criado em março deste ano, em que aparece escrevendo seu primeiro texto no microblog.

Concorrência
Dilma foi a última dos pré-candidatos à Presidência a aderir ao Twitter. Ciro Gomes (PSB) foi o primeiro a criar sua página, em 20 de abril de 2009, e conta com 10 mil seguidores. Logo em seguida, em 24 de abril do ano passado, José Serra (PSDB) também estreou sua página. O ex-governador de São Paulo tem mais de 192 mil seguidores e quase 5 mil postagens. Marina Silva (PV) também começou a publicar em 2009 e atualmente se aproxima dos cinco mil seguidores.