sexta-feira, 23 de abril de 2010

Golpes eletrônicos crescem no País

0

Brasil já ocupa o terceiro lugar no mundo em ataques pela Internet


Rio - Quem usa o computador para fazer compras, pagamento de contas e transações bancárias tem que redobrar o cuidado com a segurança de seu equipamento. Levantamento de empresa especializada mostra que o Brasil está em terceiro lugar no ranking dos ataques cibernéticos. O mesmo estudo revela que vem crescendo o golpe do falso programa anti-vírus, que acaba capturando as senhas das vítimas.

De acordo com o levantamento da Symantec, os ataques e golpes na Internet no Brasil só ficam atrás em termos numéricos dos que ocorrem nos Estados Unidos (1º lugar) e na China (2º). Na avaliação da consultoria, no País, acontecem 6% das fraudes.

A situação se torna mais preocupante devido à sofisticação dos piratas da Internet e à diversificação dos golpes. Grande parte dos casos começa com um alerta de que o computador está infectado. A partir daí, o usuário é remetido a link em que baixa falso programa anti-vírus, na verdade, dispositivo que passa a registrar online todas as senhas digitadas, fora do disco rígido.

A própria Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta os clientes de suas instituições a manterem tanto programas de segurança quanto os anti-vírus atualizados e de confiança. A organização também recomenda que os correntistas nunca façam operações bancárias em computadores que não conheça, como o de uma lan house . O risco ao baixar um software não confiável é muito grande, segundo destaca a Febraban.

Outra recomendação de segurança dos bancos diz respeito aos e-mails. A federação esclarece que as instituições nunca pedem dados por meio de correio eletrônico. Portanto, são invariavelmente falsas as mensagens que pedem para confirmar ou atualizar ficha cadastral. Qualquer problema deve ser comunicado ao banco.

0 comentários: