O líder espiritual tibetano, Dalai Lama, conversou pela primeira vez com pessoas dentro da China por meio do site de microblogging Twitter.
O site é proibido pelas autoridades chinesas, mas estima-se que dezenas de milhares de chineses conseguem contornar as restrições.
De acordo com o repórter da BBC Genc Lamani, a sessão do Dalai Lama no Twitter durou uma hora e ocorreu em um hotel de Nova York, durante uma visita do líder espiritual tibetano aos Estados Unidos.
Com a ajuda de um intérprete chinês, o Dalai Lama respondeu cerca de 300 questões.
Ele enviou mensagens de crítica a respeito das políticas do governo chinês no Tibete, afirmando que foi o governo chinês quem criou as tensões na região, não o povo.
O Dalai Lama também afirmou que a linguagem e a cultura do Tibete estão enfrentando uma crise devido ao fluxo de chineses da etnia han que chegam à região.
A China, por sua vez, afirma que a Dalai Lama tenta destruir a soberania do país ao pressionar pela independência do Tibete.
O líder espiritual budista afirma que quer apenas uma autonomia significativa.
O Dalai Lama fugiu para a Índia quando tropas chinesas reprimiram uma tentativa de levante no Tibete, há mais de 50 anos.
0 comentários:
Postar um comentário