domingo, 16 de maio de 2010

Velejadora australiana de 16 anos completa volta ao mundo

0

Jessica Watson é recebida na Austrália

Jessica Watson é recebida na Austrália após viagem de sete meses

Milhares de australianos receberam no porto de Sydney, neste sábado, a velejadora adolescente Jessica Watson, que deu uma volta ao mundo sozinha a bordo de seu barco.

Alguns consideram a jovem de 16 anos a pessoa mais jovem a dar a volta ao mundo sozinha e sem qualquer auxílio externo. Mas o recorde de Jessica não foi reconhecido pelo Conselho Mundial de Recorde de Velocidade a Vela, que abandonou sua categoria de recordes para velejadores com menos de 18 anos.

Para outros velejadores, a jovem não adotou uma rota longa o suficiente para ser considerada uma volta ao mundo completa.

Sete meses

Watson chegou em Sydney no sábado, sete meses depois de ter partido para a dura viagem. Alguns críticos diziam que a jornada seria perigosa demais para alguém tão jovem.

Milhares de pessoas fizeram fila no porto para ver a chegada de Watson a bordo do seu iate Ella's Pink Lady, de 10 metros. Várias pessoas estavam vestidas com roupas cor-de-rosa, a mesma cor do barco.

Parentes, amigos e até o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, saudaram a jovem na sua chegada. O britânico Mike Perham, que no ano passado deu a volta ao mundo sozinho aos 17 anos, também recebeu Jessica em Sydney.

A chegada da jovem foi transmitida pela televisão australiana. Na sexta-feira, um dia antes da chegada, ela havia escrito em seu blog que se sentia "como no dia anterior ao Natal".

A equipe de apoio da jovem afirma que ela viajou cerca de 23 mil milhas náuticas. Mas o influente site de iatismo na internet Sail World diz que ela não foi ao norte da Linha do Equador o suficiente para classificar sua rota como "volta ao mundo" de acordo com os padrões internacionais de vela.

Watson rebateu as críticas em seu blog: "Se eu não estou dando a volta no mundo, então não sei o que estive fazendo todo esse tempo!"

Segundo a imprensa australiana, a jovem teria vendido sua história à rede de jornais News Limited, do bilionário Rupert Murdoch, por US$ 625 mil (cerca de R$ 1,1 milhão).

0 comentários: