Anac fiscaliza aeroportos do Rio e São Paulo. Webjet será multada
Rio - Depois da tempestade de reclamações, atrasos e transtornos, a Gol Linhas Aéreas pediu ontem desculpas a seus clientes. O comunicado da voadora foi liberado após a presidente da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, fazer vistoria em aeroportos do Rio e de São Paulo e constatar que a situação está normalizada. Ontem, o Procon do Rio informou que notificou a companhia para que esclareça os motivos de atrasos e cancelamentos de voos desde o último domingo. Se não responder, a Gol pode levar multa de 200 Ufirs (R$ 403,66) a três milhões de Ufirs (R$ 6.054.900).
A Gol divulgou que, para minimizar o problema, fez “todos os esforços para acomodar em outros voos passageiros afetados, além de providenciar hospedagem e alimentação quando necessário”. A multa pelo mau serviço pode chegar a R$ 2 milhões, conforme anunciou quarta-feira a presidente da Anac, Solange Vieira. A companhia não recorrerá da punição.
No comunicado, a empresa atribuiu os problemas a defeitos na mudança do sistema que define a escala dos tripulantes, mas afirma que já estaria implementando as correções necessárias para evitar que consumidores sejam prejudicados de novo.
Em breve mais uma dor de cabeça poderá afetar passageiros da voadora. Funcionários marcaram paralisação para o próximo dia 13, terça-feira. O Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) exige melhores salários e planos de saúde, além do fim do excesso de jornada de trabalho. A Gol não se pronunciou sobre a ameaça de greve. Depois de divulgar uma nota na quarta, ontem o ministro da Defesa, Nelson Jobim, não compareceu a evento no Rio.
A Anac informou que também vai multar a companhia aérea Webjet por problemas operacionais ocorridos no último fim de semana. Segundo a agência, foi constatado excesso na jornada de trabalho da tripulação. O valor estimado da multa é de R$ 600 mil.
TAM e Azul buscam a classe C
Enquanto a Gol se enrola em seus sistemas e reúne reclamações de funcionários sobre condições de trabalho, a concorrência anuncia estratégias para conquistar a classe C. A TAM Linhas Aéreas divulgou que parceria com as Casas Bahia vai permitir à voadora instalar guichês para venda de passagens nas lojas da rede de varejo com linhas de crédito do pelo Itaú Unibanco e BB. Já a Azul negocia com redes de supermercados para vender passagens.
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