quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cartões de lojas cobram juros de mais de 500% ao ano.

0

Os cartões de lojas chegam a cobrar juros de mais de 500% ao ano no crédito rotativo e, em alguns casos, escondem taxas, segundo dados do Procon Rio Claro.

Levantamento feito pelo órgão aponta que as tarifas embutidas podem deixar esse tipo de cartão mais caro que os cartões de crédito convencionais. Facilidade na hora da compra, os cartões de lojas escondem do consumidor uma série de inconvenientes, entre eles juros abusivos e serviços embutidos.

O Procon chama a atenção para uma rede de lojas que cobra custo de manutenção anual de R$ 35,88 e juros do rotativo de 541% ao ano - que são cobrados quando o cliente não paga o valor total da fatura.

Também há casos em que a loja faz propaganda de parcelamento em prestações fixas, mas não informa que há cobrança de juros de 122,71% ao ano e nem que, se o consumidor atrasar, os juros do rotativo são de 504%.

Os supermercados, lojas de departamentos, postos de combustíveis e farmácias estão entre os estabelecimentos que oferecem cartões com a sua própria marca e ficam insistindo com o cliente na hora de qualquer compra.

E, segundo o diretor geral do Procon, advogado Sérgio Santoro, quando o cliente vem reclamar no órgão de defesa do consumidor, não há muito o que "brigar por ele", pois já tinha assinado um contrato, concordando e aceitando a prática abusiva. Por isso, o Procon alerta: cuidado na hora de adquirir cartões de crédito em lojas e supermercados.

0 comentários: