sábado, 1 de agosto de 2009

Astronauta volta à Terra depois de usar a mesma cueca por um mês

0

Imagem divulgada pela Nasa mostra astronauta Koichi Wakata observando bolha flutuar (AP, 24 de junho)

Wakata afirmou que experimento com cueca foi bem sucedido

O astronauta japonês Koichi Wakata, um dos sete tripulantes do ônibus espacial Endeavour, que pousou na Flórida na manhã desta sexta-feira, voltou à Terra vestindo uma cueca que utilizou por um mês seguido.

Wakata, que passou 138 dias hospedado na Estação Espacial Internacional (EEI), passou todo o tempo utilizando a mesma roupa íntima como parte de um experimento. A cueca, desenvolvida no Japão, foi criada para não exalar odores, mesmo depois de ser usada por tanto tempo.

Em uma entrevista pouco antes do retorno da Endeavour, na quinta-feira, o astronauta afirmou que o experimento com a roupa de baixo foi bem sucedido.

"Eu usei (a cueca) por cerca de um mês, e os meus colegas da estação espacial nunca reclamaram, então acho que o experimento deu certo", afirmou.

Retorno

O ônibus espacial Endeavour pousou na manhã desta sexta-feira na Flórida, nos Estados Unidos, ao final de uma missão de 16 dias na Estação Espacial Internacional.

Endeavour pousa na Flórida na manhã desta sexta-feira (Getty Images)

Nasa planeja sete outras missões para finalizar ISS

A nave tocou o solo do Kennedy Space Center às 11h48 (horário de Brasília) em condições meteorológicas praticamente perfeitas.

A Endeavour havia sido lançada no último dia 15 de julho, depois de cinco tentativas terem sido canceladas por condições desfavoráveis de tempo.

A missão tinha como objetivo transportar e instalar novas baterias na Estação Espacial Internacional, além de outras peças de reposição.

Também foi criada na estação espacial uma área que está sendo chamada de "varanda". O local será usado pelo módulo japonês Kibo para fazer experimentos do lado de fora da estação.

Banheiro interditado

Durante a missão da Endeavour, os astronautas fizeram cinco caminhadas espaciais. Com a chegada dos sete astronautas do ônibus espacial, a tripulação na estação atingiu o número recorde de 13 integrantes.

Neste período, os astronautas passaram por alguns inconvenientes, incluindo a interdição de um dos banheiros da estação devido a um defeito.

A Nasa planeja sete outras missões para finalizar a Estação Espacial Internacional - que, atualmente, tem o tamanho de uma casa de quatro dormitórios e está sendo construída há dez anos.

O Discovery será o próximo ônibus espacial a ir até a estação espacial. O lançamento da missão está revisto para 18 de agosto.

0 comentários: