Um britânico de 70 anos de idade virou notícia no país após ter anunciado que um derrame curou um problema de visão que o acompanhava desde a infância.
Ele, no entanto, teria perdido a capacidade de entender a língua francesa após o problema.
Malcolm Darby, da cidade de Oakham, contou que usava óculos desde os 2 anos, quando sofreu um problema na visão decorrente do sarampo.
Mas, ao acordar de uma cirurgia para a retirada de um coágulo no cérebro, após o derrame, no ano passado, ele percebeu que podia enxergar quase perfeitamente.
"Após a cirurgia, percebi que podia ver televisão sem meus óculos. Agora, só coloco óculos para ler com pouca luz", diz.
Após a cirurgia, percebi que podia ver televisão sem meus óculos
Malcolm Darby
Inicialmente, o derrame deixou Darby paralisado e sem poder falar. Mas agora ele recuperou a fala e caminha quase 6 km por dia.
'Raro'
Especialistas, no entanto, dizem que este tipo de efeito colateral é "raro".
"As consequências de um derrame dependem de que partes do cérebro foram afetadas", afirma Joanne Murphy, chefe de pesquisas da organização Stroke Association.
"Sempre escutamos histórias de pessoas que passam a ter visão dupla ou que perdem metade de seu campo de visão. Mas é raro ouvir que a visão de alguém melhorou depois de um derrame", afirma.
"No entanto, já soubemos de sobreviventes que desenvolveram novas habilidades após o derrame", diz.
0 comentários:
Postar um comentário