segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Militares mexicanos encontram túnel na fronteira com os Estados Unidos

0

Quinze pessoas foram presas na operação militar; túnel estava pela metade

Daniel Conejo/11.nov.2009/AFP

Foto por Daniel Conejo/11.nov.2009/AFP

Túnel encontrado no México estava a poucos metros da fronteira com os Estados Unidos

Militares mexicanos descobriram um túnel subterrâneo em construção que cruzaria a cidade de Tijuana (no noroeste do país) até San Diego, na Califórnia (sul dos Estados Unidos). Na operação militar, 15 pessoas foram presas. Também foram apreendidos 125 kg de maconha e 23 automóveis, informou neste domingo o exército do México.

"O túnel foi encontrado em uma casa em construção, tem 122 metros de comprimento, 1,85 m de altura e 1,10 m de largura, e está a cerca de 10 metros de profundidade", disse a segunda zona militar da região em um comunicado.

O túnel, que tem sistema de iluminação, eletricidade, oxigenação e tinha 49% de seu trajeto concluído, segundo os militares, está a apenas 143,7 metros de chegar à fronteira que divide o México dos Estados Unidos.

Seis das 15 pessoas detidas estavam dentro do túnel, e os outros - sete homens e duas mulheres - foram localizados durante a investigação iniciada depois da descoberta. Eles trabalham em uma loja que fornecia material de construção para a obra.

Vários túneis deste tipo já foram descobertos em Tijuana, no estado da Baixa Califórnia. Eles são utilizados por contrabandistas, traficantes de drogas e imigrantes ilegais.

da France Presse

0 comentários: