A neve e o mau tempo continuam afetando o sistema de transportes na Alemanha. No aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha, 226 voos foram cancelados.
Muitos passageiros permanecem no aeroporto enquanto tratores tentam limpar as pistas de pouso e decolagem.
A previsão é de que uma forte tempestade de neve atinja o país em breve. Os moradores foram aconselhados a comprar suprimentos essenciais para durar até quatro dias.
Muitos outros países foram afetados pela onda de frio na Europa. Quase 140 pessoas morreram congeladas nas últimas semanas na Polônia, e na Suíça, o tráfego de caminhões foi suspenso nos túneis dos Alpes, por causa da neve.
O Eurostar, que liga a Grã-Bretanha à França e à Bélgica, passando pelo Canal da Mancha, havia anunciado um serviço reduzido neste sábado.
A empresa de trens pediu aos passageiros que cancelassem ou adiassem suas viagens, se possível.
‘Paralisado’
Segundo o Departamento de Proteção Civil da Alemanha (BBK, na sigla em alemão), as fortes nevascas durante o fim de semana poderiam provocar cortes de energia e afetar gravemente o serviço de transporte público.
Mais de 300 acidentes de carro foram registrados no Estado de Baden-Wuerttemberg, no sudoeste, com mais de 40 pessoas feridas, segundo a agência de notícias Associated Press.
No Estado de North Rhine-Westphalia foram registrados 108 acidentes, enquanto na fronteira com a França, perto de Freiburg, centenas de caminhão passaram horas parados depois que as autoridades francesas fecharam as estradas por causa da neve.
Na sexta à noite, o aeroporto de Nuremberg foi fechado por algum tempo, depois que um avião da Air Berlin com 133 pessoas a bordo derrapou para fora da pista e ficou preso na neve. Ninguém ficou ferido no incidente.
A expectativa é de que fortes ventos e neve paralisem o tráfego em várias regiões da Alemanha. A falta do sal usado para derreter a neve nas ruas deve piorar ainda mais a situação em algumas regiões.
“O tempo previsto para o fim de semana pode levar a condições caóticas de trânsito e, potencialmente, deixar grandes áreas da Alemanha paralisadas”, advertiu o Auto Club Europa.
Os aeroportos convocaram funcionários extras e as operadoras ferroviárias advertiram para possíveis atrasos. A neve já chegou a mais de 30cm na ilha de Ruegen, no Mar Báltico, informou a rede de TV ZDF.
As autoridades recomendaram aos alemães que, além dos suprimentos, mantenham em casa combustível de cozinha alternativo para o caso de cortes de energia. Entre os produtos essenciais listados pelo BBK, está um rádio de pilhas para acompanhar a previsão do tempo.
Nos Alpes, os movimentados túneis Gotthard e San Bernardino foram fechados temporariamente para o tráfego de caminhões na sexta-feira, segundo informações do site de notícias Swissinfo.
Na Grã-Bretanha, o pior inverno em décadas aumentou a preocupação com as reservas de gás, depois que a temperatura chegou a -22C na Escócia.
A British Airways cancelou 54 voos do aeroporto de Heathrow no sábado. A expectativa era de atrasos em outros aeroportos. A empresa Easyjet também cancelou alguns voos.
Na Holanda, as autoridades usaram navios especiais para quebrar o gelo em rotas de navegação no canal Twente, nos portos de Almelo e Enschede e em Ijsselmeer.
A previsão é de mais neve forte no norte da Espanha e na França.
0 comentários:
Postar um comentário