terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Apresentadora britânica tenta cruzar Amazonas de caiaque

0

Helen Skelton em seu caiaque no início da travessia

Helen Skelton começou a travessia na última quarta-feira

A apresentadora de um programa infantil da BBC quer navegar mais de 3 mil quilômetros pelo rio Amazonas remando sozinha em um caiaque.

Helen Skelton, de 26 anos, apresentadora do programa Blue Peter, iniciou o desafio na semana passada em Nauta, no Peru, e espera concluir a travessia até Almeirim, no Brasil, em seis semanas.

Se concluir a navegação dos 3.235 quilômetros planejados, Skelton deverá ter seu feito reconhecido pelo Guinnes World Records como a maior travessia solo em caiaque.

A travessia faz parte de um desafio britânico bienal chamado Sport Relief, no qual personalidades são encorajadas a realizar feitos esportivos e arrecadar doações para ajudar pessoas necessitadas.

Jiboias, piranhas e jacarés

Helen Skelton antes da travessia, ao lado do rio Amazonas

A apresentadora diz não se preocupar com os desafios da travessia

No trajeto pelo Amazonas, Skelton poderá encontrar jiboias de seis metros de comprimento, cardumes de piranhas e jacarés, além de estar exposta a um ambiente com alto risco de infecção por malária.

Apesar disso tudo e de não ter experiência prévia em grandes travessias em caiaque, ela não diz não estar assustada com o desafio.

"As pessoas dizem que isso não pode ser feito, mas preocupar-me com isso não vai tornar a travessia mais fácil ou encurtar a distância”, disse ela, antes de iniciar a descida do rio.

“Até dois meses atrás, eu só tinha entrado uma vez em um caiaque”, diz a apresentadora.

Ela diz esperar que sua travessia incentive outras pessoas a deixar suas “zonas de conforto” para seguir seu exemplo.

0 comentários: