sexta-feira, 28 de maio de 2010

Francês encontra 165 mil euros enterrados no jardim.

0

Euros (arquivo)

Notas encontradas em saco plástico enterrado em jardim estavam úmidas

Um francês encontrou enterrado no jardim de sua nova casa um saco plástico contendo 165 mil euros (cerca de R$ 370 mil).

O homem tentou utilizar o dinheiro no comércio da cidade de Mérignac e foi preso. Com isso, acabou relançando investigações sobre um assassinato cometido há quatro anos na mesma residência. O crime não havia sido solucionado por falta de pistas.

O morador de Mérignac, nos arredores de Bordeaux, no sudoeste da França, havia mudado para sua nova casa em janeiro de 2010.

Ele decidiu fazer obras no jardim e foi dessa forma que encontrou, enterrado a algumas dezenas de centímetros de profundidade, o saco contendo 165 mil euros em notas de 50, 100 e 500 euros, segundo a edição desta quinta-feira do jornal Sud-Ouest.

Graças a essa descoberta inesperada, o francês imaginou que poderia melhorar seu nível de vida e realizar outras obras na casa, diz o jornal.

Ele precisou secar o dinheiro, já que as notas estavam bastante úmidas, o que indicaria que elas teriam permanecido enterradas por um longo período.

Teste

O francês decidiu fazer um teste para descobrir se o dinheiro seria verdadeiro ou não e foi a um supermercado no centro de Bordeaux fazer compras com uma nota de 100 euros.

Mas, no momento do pagamento, a caixa do supermercado pensou que a nota, desgastada e praticamente sem os filigranas de segurança, era falsa e alertou seus responsáveis, que chamaram a polícia.

O francês foi preso e revelou à polícia ter encontrado, por acaso, o saco de dinheiro no jardim de sua casa. Os serviços da brigada financeira examinaram a nota de 100 euros e concluíram que o dinheiro era verdadeiro.

O homem, cuja identidade não foi revelada, deu seu endereço à polícia, que rapidamente fez uma ligação com um crime não resolvido, cometido em setembro de 2006 no mesmo local.

Um homem de 37 anos, que morava na propriedade, foi morto a tiros em frente a sua casa durante a madrugada.

Sem pistas

A polícia não dispunha de nenhuma pista em relação ao autor do homicídio e agora reabriu as investigações, passando a considerar a hipótese de que o dinheiro descoberto possa ter sido o motivo do crime.

"É um elemento importante complementar às investigações", afirmou à imprensa francesa uma fonte da polícia judicial. Perícias estão sendo realizadas no dinheiro encontrado.

"Para mim, isso representou mais problemas do que sorte", disse o homem que encontrou o dinheiro em seu jardim.

Ele poderá ficar com a quantia se as investigações não revelarem a quem o dinheiro pertence. Mas o homem não demonstrou muito entusiasmo com a possibilidade. "Considerando de onde vem o dinheiro, é melhor eu me abster", afirmou.

Na semana passada, uma francesa de 57 anos "esqueceu" um saco plástico contendo 35 mil euros no transporte público em Bordeaux. O dinheiro não foi encontrado.

0 comentários: