sexta-feira, 28 de maio de 2010

Parada Gay deste ano distribuirá lubrificante e fará teste de HIV.

0

http://imagem.band.com.br/BLI_EXT_31579.jpg

Faltando menos de dez dias para a 14a edição da Parada do Orgulho Gay, uma parceria entre as secretarias Municipal e Estadual de Saúde gera uma das maiores polêmicas relacionadas ao evento. As duas pastas decidiram oferecer testes gratuitos de HdIV e sachês de gel lubrificante.

O convênio, que também prevê a distribuição de 1 milhão de preservativos durante o dia 6 de junho, data da Parada, acirrou ainda mais os ânimos entre os favoráveis e os contrários à realização do evento na avenida Paulista.

Com relação aos sachês, a intenção é distribuir 16 mil antes da parada. No entanto, a iniciativa é alvo de críticas na Câmara Municipal de São Paulo.

Ligado à bancada evengélica, Carlos Apolinário (DEM), que também é contra a parada na Paulista, questionou duramente a entrega do gel. Segundo ele, Estado e prefeitura estão deixando de investir em saúde pública e em outras prioridades para financiar parte de uma festa.

“Por que não distribui remédios para os diabéticos ou para os hipertensos?”, disse o parlamentar durante discurso na Câmara.

Do outro lado, Alexandre Santos, presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT, diz que os exames de HIV podem ser feitos por toda a população, mas que essa é a melhor época para divulgá-los.

No caso dos lubrificantes, ele conta que também se trata de um caso de saúde pública “Algumas pessoas possuem pouca ou nenhuma lubrificação, o gel facilita a prática e reduz o risco de romper a camisinha”, afirma.

0 comentários: