domingo, 20 de junho de 2010

Obama, BP e o drama sem fim no Golfo.

0

Durante a audiência no Congresso americano nesta quinta-feira, o diretor-executivo da petroleira britânica BP, Tony Hayward, ouviu muitas críticas dos parlamentares, pediu desculpas pelo vazamento de petróleo e disse que a indústria como um todo deve aprender as lições do desastre no Golfo do México.

Alguns críticos, porém, dizem que Hayward falou muito, mas ofereceu poucas respostas sobre o que levou ao acidente na plataforma de petróleo Deepwater Horizon, que explodiu no dia 20 de abril, matando 11 funcionários, e afundou dois dias depois, provocando o maior desastre ambiental da história americana.

Hayward já foi chamado pela imprensa americana de "o homem mais odiado da América", e o desempenho na audiência do Congresso não ajudou a mudar sua imagem.

Quanto mais o tempo passa sem que haja uma solução para o vazamento no Golfo, mais cresce a irritação dos americanos com a BP e com o governo de Barack Obama, acusados de demorar a reagir ao desastre.

Obama viajou quatro vezes à região do Golfo desde o acidente e nesta semana, pela primeira vez em seu governo, fez um pronunciamento à nação transmitido pela TV diretamente do Salão Oval da Casa Branca, cenário simbólico nos Estados Unidos, usado por presidentes americanos em momentos de crise e de grande importância para o país.

O presidente, que já havia comparado o episódio no Golfo ao 11 de Setembro, disse que o vazamento era um "ataque" à costa e ao povo americano e prometeu que vai fazer a BP pagar pelos danos.

O discurso, porém, não agradou a todos. A oposição republicana criticou o presidente por explorar o momento trágico para insistir na aprovação de uma lei que privilegie energia limpa e reduza a dependência americana de petróleo.

No dia seguinte, depois de grande pressão pública por parte de Obama, a BP concordou com um fundo independente, no valor de US$ 20 bilhões, para indenizar as vítimas.

O montante, entretanto, pode ser pouco diante dos estragos provocados pelo vazamento.

O próprio Obama disse que os US$ 20 bilhões não representam um teto, e já há quem calcule que o trabalho de limpeza e recuperação da área atingida e o pagamento de compensações às vítimas vá custar pelo menos o dobro disso.

Quase dois meses após o acidente, ainda não se sabe nem o volume exato que jorra do poço danificado. Nas primeiras semanas, falava-se em mil barris de petróleo por dia. A estimativa mais recente é de até 60 mil barris diários.

0 comentários: