segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Com salários de até R$ 4.500 e boas chances, programas de trainee abrem inscrições.

0

A temporada de inscrições para os programas de trainees começa neste semestre, e muitos jovens recém-formados têm a chance de dar o pontapé inicial em seu plano de carreira. Grandes companhias do país, como AmBev, Unilever e Gafisa, contam com essa seleção para formar, mais à frente, seu quadro de funcionários do alto escalão.

`O programa de trainee é uma das principais portas de entrada da companhia. Cerca de 98% dos nossos níveis de liderança são oriundos de promoção interna`, afirma Thiago Porto, gerente de Desenvolvimento de Gente da Ambev. Na Gafisa, cerca de 70% dos atuais coordenadores de obras, gerentes e diretores começaram suas carreiras como estagiários ou trainees.

De acordo com a Companhia de Talentos, que realiza parte dos processos de seleção em nome das companhias, apenas no segundo semestre serão abertas as inscrições para 26 programas, somando mais de 500 vagas no país.

`O programa de trainee é um caminho vantajoso, uma forma de iniciar a carreira sem ter experiência prévia. As companhias se prontificam a preparar o recém-formado para o negócio da empresa`, diz Marcio Vinycius Pereira, consultor de recrutamento e seleção da Companhia de Talentos, do grupo DMRH.

A maioria dos programas treina os inscritos nas mais diversas áreas da companhia, conferindo ao profissional um conhecimento mais profundo sobre o negócio. Por conta disso, de acordo com Pereira, é comum que o trainee tenha uma vaga estratégica na empresa reservada mais à frente, `já que tem uma visão sistêmica da empresa.`

O engenheiro Eduardo Rodrigues, 28, participou do programa da Gafisa há cinco anos. Terminado o treinamento, foi contratado como coordenador de vendas, se tornando gerente de projetos da construtora e incorporadora cerca de um ano depois.

Para ele, o programa acelerou bastante o processo de promoção dentro da empresa. `O trainee é uma boa oportunidade, primeiro pela formação que o programa proporciona, e também pela projeção que isso gera dentro da companhia`, afirma. `Hoje, estou bem colocado no mercado. Da minha turma de faculdade, poucos têm hoje cargo de gerente.`

DICAS

Mas, com tantos atrativos, esses programas costumam ser mais concorridos que as provas de vestibular no país. Em 2009, 128.144 inscritos disputaram 10.622 vagas no vestibular da USP (Universidade de São Paulo). Na Unilever, 48.500 pessoas disputaram apenas 28 vagas de trainee no ano passado. O salário para os aprovados neste ano é de R$ 4.500.

Na AmBev, o número de concorrentes chegou a 60.133, que resultou em apenas 26 contratados.

O superintendente do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Eduardo de Oliveira, afirma que autenticidade é essencial na hora de participar de um processo de seleção como este. `Nada de querer fazer tipos ou inventar alguma coisa que não seja verdadeira`, afirma.

Além disso, o candidato deve investir em sua formação e em atividades extracurriculares, como trabalho voluntário ou experiências no exterior. Tudo para garantir um diferencial frente a tantos concorrentes. `Autenticidade num processo desses é efetivamente o que vale. E boa formação, não só acadêmica mas também o conhecimento adquirido fora da sala de aula.`

Pereira, da Companhia de Talentos, acrescenta que, além disso, um ingrediente comportamental importante para fazer a diferença é humildade. `Pode parecer chavão, mas, se você pensar bem, o cargo exige isso. Para fazer `job rotation` [trabalhar em diversas áreas da empresa], respeitar os profissionais que já estão lá dentro. É importante saber que você terá de galgar degraus até atingir seus objetivos.`

Veja as empresas que estão recebendo inscrições para os programas de trainee:

* 3M - até 31 de agosto
* ALL - até 27 de agosto
* AmBev - até 7 de setembro
* Bosch - até 2 de setembro
* C&A - até 9 de setembro
* CCR - até 29/08
* Citi - até 30 de setembro
* Camargo Corrêa - até 23 de agosto
* Dow - até 14 de setembro
* Gafisa - até 22 de agosto
* GE - até 7 de setembro
* Gerdau - até 1º de setembro
* Grupo Abril - até 31 de agosto
* Grupo Bimbo - até 30 de agosto
* International Paper - até 14 de setembro
* GS&MD - até 10 de setembro
* Itaú - até 30 de agosto
* Johnson&Johnson - até 8 de setembro
* Magnesita - até 31 de agosto
* Minerva - até 3 de setembro
* Riachuelo - até 31 de agosto
* Souza Cruz - até 25 de agosto
* Unilever - até 1º de setembro
* Vivo - até 13 de setembro
* Votorantim Industrial - até 24 de setembro

ESTÁGIOS

Para aqueles que ainda não se formaram mas têm interesse em começar a trabalhar na área ou empresa de interesse, os programas de estágio são uma boa oportunidade. `O estágio e o trainee são ambos portas de entrada no mercado de trabalho, mas cada processo de seleção tem seu nível de dificuldade`, afirma Pereira.

Veja algumas empresas que também oferecem programas de estágio:

* Alcoa - até 31 de agosto
* Alstom - até 17 de setembro
* Arcelor-Mittal - até 16 de agosto
* CPFL - até 3 de setembro
* CPM Braxis - até 26 de agosto
* Eaton - até o preenchimento das vagas
* ExxonMobil - até 31 de agosto
* Marsans - até 20 de agosto
* Motorola - entre 16 de agosto e 30 de novembro
* Nestlé - até 1º de setembro
* Ogilvy - até 20 de agosto
* Oxiteno - até 12 de setembro
* Pirelli - até 2 de setembro
* Promom Engenharia até 31 de agosto
* Rhodia - até 31 de agosto
* Siemens - até 5 de setembro
* Volkswagen - até 15 de setembro

0 comentários: