terça-feira, 7 de setembro de 2010

Proteste encontra problemas em água de galão.

0

Associação de Consumidores testou, pela segunda vez, garrafões de 20 litros, e encontrou problemas nos rótulos e contaminação por micro-organismos em 4 das 16 marcas analisadas

Foi detectada contaminação porcoliformes totais nas marcas Crystal Fonte Del Rey , e por pseudomonas aeruginosana Água da Pedra e Fonte Ijuí Levíssima. E problema de contaminante além do limite (nitrito) na Água Atlântica.

A boa notícia é que os testes foram refeitos e em novos lotes não foram detectados os problemas. A validade dos lotes analisados já venceu, o que signficia que já não estão mais no mercado.Na Água da Pedra o lote com problema foi o 2402101322, cuja data de fabricação era 24/2/2010, e a validade já venceu em 24/6/2010. A Crystal Fonte Del Rey analisada foi envasada em 19/2/2010, com validade por dois meses.O número do lote não era informado na embalagem. A Fonte Ijuí Levíssima foi envasada em 11/2/2010, com validade de 90 dias, lote 1532. A Mata Atlântica foi envasada em 5/3/2010, também com validade de três meses, e não informava o número do lote. A presença de coliformes totais não significa exatamente que exista contaminação fecal na água, mas que houve falhas nas condições de higiene durante os procedimentos de limpeza e sanificação, captação e embalagem. Isso pode acontecer ainda mais no caso dos garrafões retornáveis, quando a inspeção, limpeza e desinfecção são negligenciadas. A contaminação de Pseudomonas pode acontecer tanto na fonte quanto nos equipamentos usados desde a captação da água até o envase. Quando a contaminação se dá pela transferência de bactérias dos equipamentos para a água, constitui-se uma falha de processo. A água mineral envasada não é 100% estéril. Ao ser retirada de um aquífero, ela perde grande parte de suas bactérias e matérias orgânicas em supensão, que estavam nas superfícies das rochas por onde ela passou. Além da rotulagem, foi checado na parte de microbiologia se havia nas águas micro-organismos contaminantes que oferecessem riscos à saúde. E foram feitas análises físico-químicas para medir os índices de PH da água e quantidade de mineralização. As 16 marcas avaliadas foram: Baviera de São Lourenço ; Santa Catarina;Cascataí; Superlev; La Priori ; Imperatriz; Nova Friburgo; Ouro Fino; Lindóia; Milfontes; Serra dos Órgãos; Indaiá; Água da Pedra; Crystal Del Rey; Fonte Ijuí Levíssima e Mata Atlântica. A PROTESTE sugere optar por galões de 20 litros às garrafas, principalmente se a compra for feita nas distribuidoras. Com o que se paga por 10 litros, dá para comprar um galão de 20 litros e ainda ter troco.

0 comentários: