sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dicas para o uso consciente do cartão de crédito.

0

Abecs reforça a relevância da educação financeira e do acesso à informação para os consumidores e lojistas que fazem uso desse meio eletrônico de pagamento


O Brasil possui atualmente 80 milhões de portadores de cartão e 1,7 milhões de lojistas que utilizam esse meio de pagamento em transações diárias. Trata-se de um setor que movimenta mais de seis bilhões de transações e valores superiores a R$ 500 bilhões anualmente.

Mais informações sobre o mercado no site da Abecs:

http://www.abecs.org.br/novo_site/arquivos%20excel/Mensal_2010_Consolidado.pdf
http://www.abecs.org.br/novo_site/arquivos%20excel/Mensal_2010_Indicadores.pdf

O uso consciente

Os brasileiros utilizam os cartões de crédito e débito como uma das principais formas de efetuar pagamentos e realizar compras. Segundo dados da autoridade monetária, o Banco Central, em abril/2010, 26,8% de todo o crédito da pessoa física foi representado pelos cartões.

Entretanto, a Abecs vem percebendo que, tanto os consumidores como os estabelecimentos, têm muitas dúvidas em relação ao uso do cartão. De acordo com pesquisa realizada pelo instituto Data Folha e Abecs, em outubro de 2009, as pessoas têm receio de utilizar o cartão por acreditarem que não irão saber controlar seus gastos, apesar de reconhecerem seus benefícios e sua praticidade.

Por essa razão, a Abecs reforça a relevância da educação financeira e do acesso à informação para os consumidores e lojistas que fazem uso desse meio eletrônico de pagamento. Essa proposta é materializada na campanha de comunicação educativa “A Dica é Saber Usar”.

O site www.dicasdocartao.com.br oferece dicas ao consumidor e estabelecimentos comerciais, respostas para as dúvidas mais comuns sobre o uso do cartão, além de disponibilizar um Simulador de Despesas para auxiliar no controle dos gastos.

Principais dicas:

1 - Para evitar sustos, guarde e some todos os comprovantes do seu cartão sem se esquecer de incluir as compras parceladas.

2 - Como a fama é para poucos, não leve a mal se a loja pedir sua identidade antes de passar o cartão. Esse é um procedimento importante que garante a sua segurança.

3 - Relacionamento virtual está na moda, mas quando você usa seu cartão para comprar pela internet, prefira sites seguros.

4 - Não passe aperto. Nunca comprometa seu salário com as despesas do seu cartão. Se for preciso, faça uma revisão nos seus gastos.

5 - Cartão é como namorado, não se empresta. Seu cartão e sua senha são de uso pessoal e intransferível, devendo ser muito bem guardados.

6 - Prefira sempre pagar o valor integral da sua fatura na data do vencimento para o cartão não se tornar o vilão da história.

7 - Se aquela roupa que você quer ainda não cabe no seu orçamento, programe-se para comprar futuramente e nunca use o cartão como um segundo salário.

8 - Mesmo quando você perde seu cartão, o final dessa história pode ser feliz. Basta avisar imediatamente a Central de Atendimento do seu cartão.

9 - Confira sua fatura com atenção e, caso não reconheça algum lançamento, avise imediatamente a Central de Atendimento do seu cartão.

10 - Gastar sem se preocupar é coisa que só acontece em filme. Na vida real, é preciso estabelecer um limite real de despesas e seguir rigorosamente essa meta.

11 - Garanta seus direitos: nenhuma loja pode oferecer preço diferenciado para pagamento à vista e com cartão.

12 - Só use pagamento mínimo em uma emergência quando, por exemplo, você gastou a mais e não tem outra alternativa para financiar a dívida.

13 - Parcelar compras deve facilitar sua vida, não complicar. Anote sempre as compras que você parcelou para não perder o controle de seus gastos.

14 - Escape dos juros para não entrar numa bola de neve. Se precisar, procure alternativas de financiamentos com juros mais baixos que o cartão.

Cartilha

A iniciativa da Abecs contempla ainda a criação de uma cartilha, que trará noções de educação financeira, além de editar as principais dicas veiculadas na mídia. O intuito é de ser um material de referência para tirar dúvidas quanto ao uso consciente do cartão. A cartilha deverá ser distribuída em locais de grande movimento.

0 comentários: